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Jaguar XE SV Project 8: o mais potente sedã já produzido pela Jaguar

A montagem manual do novo Jaguar XE SV Project 8 – o mais potente, ágil sedã de desempenho extremo da marca britânica – começa em junho de 2018.

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Os primeiros exemplares do modelo, uma edição limitada com desempenho genuíno de um superesportivo, serão entregues aos entusiastas até setembro.

Ele não tem previsão de importação para o Brasil.

O Project 8, com tração integral e equipado com um motor V8 Supercharged a gasolina de 600 cv, pode chegar à velocidade de 321 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos*.

Ele estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, no ano passado.

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Sua melhor volta, de 7 minutos e 21,23 segundos foi mais rápida que muitos superesportivos que já passaram por lá.

Ele está disponível com quatro lugares e também na configuração Track Pack, versão leve em dois assentos, o que também aumenta a rigidez torcional em 27% em relação à versão de quatro lugares.

John Edwards, diretor-executivo da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, diz:“O objetivo da equipe da SVO é produzir veículos de prestígio, que ultrapassem os limites em termos de luxo, desempenho e capacidade para todos os terrenos. O Project 8 é um ótimo exemplo do que acontece quando entusiastas projetistas, engenheiros e especialistas em manufatura têm a oportunidade de criar um carro esportivo de desempenho extremo sem compromisso”.

Fundamental para o desempenho do veículo da SVO mais focado em pista já produzido, o Project 8 apresenta várias modificações na carroceria de alumínio leve premiada do XE, incluindo: para-choque de fibra de carbono com dutos de resfriamento aprimorados, capô de fibra de carbono ventilado e rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas, divisor dianteiro ajustável, parte inferior lisa, amortecedor traseiro de fibra de carbono com difusor integrado e uma asa aerodinâmica traseira ajustável.

Esses itens garantem que o Project 8 seja o sedã mais leve da Jaguar.

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Para garantir o desempenho ideal em estrada ou pista, o Project 8 aprimora a suspensão  dianteira, double-wishbone, e a traseira Integral Link redesenhada.

Ele também inaugura um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, o primeiro uso de rolamentos de roda de cerâmica de nitreto de silício, estilo F1, em um carro de estrada e incorpora um Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD) com resfriador de óleo – o primeiro para o XE.

Para maximizar a tração, o Project 8 utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift de de oito velocidades da Jaguar.

Capaz de mudar de marcha em apenas 200 milissegundos, de forma não sequencial, como de 8 para 2, em situações extremas, ajuda a fornecer precisão e confiança excepcionais com uma forte qualidade de deslocamento, exclusiva desse carro.

Mark Stanton, diretor de Operações de Veículos Especiais, explica: “Com o Project 8, nós nos propusemos a entregar um carro rápido, divertido e envolvente que o encoraja a explorar seu desempenho. A entrega de energia e as mudanças de marcha do Project 8 são as mais viscerais que já fornecemos em um Jaguar. Fique descansado, nenhuma pedra foi deixada de lado em nossa missão para tornar esse o mais recompensador carro de piloto da Jaguar”.

O novíssimo sistema de Freios de Carbono Cerâmica do Project 8 apresenta discos frontais de duas peças de 400 mm, com pinças de alumínio de seis pistões, discos traseiros de duas peças de 396 mm e utiliza o Synthetic Racing Fluid (SRF) para motores esportivos.

Incorporando a mais recente tecnologia de frenagem, proporcionam uma sensação consistente no pedal, resistência à fadiga e longevidade, sob as condições mais exigentes.

O sistema Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) funciona com o sistema Intelligent Driveline Dynamics para gerenciar com precisão o torque fornecido a cada uma das rodas traseiras.

Em conjunto com os eixos de transmissão dianteiros e traseiros aprimorados, o EAD garante a capacidade ideal de colocar potência e tração na estrada em todas as situações e contribui para os tempos de volta excepcionais alcançáveis pelo Project 8.

O pacote de rodas e pneus do Project 8 é o maior já equipado para um sedã esportivo de produção da Jaguar.

Medindo 9,5 x 20 polegadas na frente e 11 x 20 polegadas na parte traseira, as rodas de liga leve de alumínio são projetadas com leveza e rigidez, e equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.

Esse é também o primeiro Jaguar a apresentar um modo dedicado às pistas de série.

Em suas configurações mais extremas, e na versão Track Pack, o Project 8 oferece 122 kg de downforce a 299 km/h – 25% a mais que seu rival mais próximo.

O modo de pista adapta os sistemas de controle de transmissão e estabilidade para o uso no circuito, aprimorando as respostas do acelerador, da caixa de câmbio e da direção, e ajustando os amortecedores para a configuração mais agressiva.

David Pook, gerente de Dinâmica de Veículos do Project 8, avalia: “Continuamos a desenvolver e aprimorar todo o carro até o início da produção, para torná-lo ainda mais responsível e mais fácil de lidar. As molas são mais rígidas e as montagens do motor também. Os braços de suspensão mudaram. Os freios foram refinados para a sensação exata de pedal e desempenho que queremos. Mas as maiores mudanças são no software. São todos pequenos ajustes – para melhorar o desempenho, sensação, capacidade de resposta, refinamento. Continuamos nos desafiando a melhorar o carro e ultrapassar os limites. É certamente ainda mais rápido, tem melhor manuseio e é mais responsivo do que há seis meses. Todo esse esforço valeu a pena”.

Para um uso sério em circuito, a especificação Track Pack opcional economiza 12,2 kg, substituindo os assentos dianteiros com estrutura de magnésio por assentos de corrida de fibra de carbono.

Os assentos traseiros e cintos de segurança são removidos e substituídos por um painel acarpetado com a marca Project 8.

O Project 8 está disponível em oito opções de cores externas – três atraentes cores-padrão: Fuji White, Narvik Black e Caldera Red, e cinco opções aprimoradas com o SV Design, incorporando cores e acabamentos da paleta SV Premium: Orange Valência, Velocity Blue, Meribel White, Verbier Silver e Corris Gray (mate fosco).

O Project 8 equipado com Track Pack distingue-se por um teto em Gloss Black e por decalques exteriores com riscas duplas.

Os proprietários também poderão personalizar seu carro especificando outras cores e acabamentos opcionais da gama SV Premium Palette, que inclui 19 cores em tri-coat, revestimento transparente colorido, perolado, ChromaFlairTM e acabamento fosco acetinado.

Decalques inspirados em corridas, acentuando os atributos de alto desempenho do Project 8, também estão disponíveis.

O tema de alto desempenho continua por dentro, com aplicações sutis de acabamento Gloss Carbon Fiber, bem como Alcântara no volante esportivo, painel de instrumentos e portas.

A transmissão Quickshift de oito velocidades pode ser operada por alavancas de alumínio atrás do volante ou por alavanca de câmbio central – outra novidade no XE.

O Project 8 custa a partir de £149.995 no Reino Unido e é a segunda edição de colecionador da Jaguar da SVO, após o F-TYPE Project 7 em 2014.

 

FICHA TÉCNICA JAGUAR XE SV PROJECT 8
MOTOR E TRANSMISSÃO
Capacidade (cc) 5.000
Motor V8 Supercharged gasolina
Potência (CV) 600 @ 6.500 rpm*
Torque Nm 700 @ 3.500-5.000 rpm*
Transmission automática de oito velocidades, tração nas quarto rodas, Stop/Start
DIMENSÕES
Comprimento (mm) 4.713
Lagura inc. / exc. espelhos (mm) 2.075 / 1.954
Altura de estrada / pista (mm) 1.436 / 1.421
Entre-eixos (mm) 2.835
Peso (kg) a partir de 1.745
PERFORMANCE
0-100km/h (seg) 3,7*
Velocidade máxima (km/h) 321*

 

*Todos os números são estimativas do fabricante e estão sujeitos a confirmação final após a produção.

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