sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Simpósio da SAE BRASIL apresenta tendências em testes e simulações na engenharia

Com o advento da Indústria 4.0, avançadas tecnologias direcionam o desenvolvimento do produto a patamares mais elevados e demandam da engenharia melhor tratamento dos dados gerados.

- Publicidade -

Discutir novas soluções para o projeto e o desenvolvimento de produtos e processos de produção, que permitam elevar a garantia dos resultados e a redução do tempo de desenvolvimento, é o objetivo do 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações, que será realizado dia 18 de setembro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo.

Sob a direção do engenheiro Leandro Garbin, diretor da VirtualCAE, o encontro receberá especialistas e gestores de projetos, testes e simulações, bem como empresas que desenvolvem ferramentas para essas atividades no Brasil e no Exterior.

Na pauta, palestras e debates sobre as últimas tendências em diversas áreas, como novas aplicações de manufatura aditiva para a redução do peso de componentes automotivos e avanços na eletrificação veicular.

Haverá também apresentações sobre testes em campos de provas (ver abaixo a programação do simpósio).

- Publicidade -

“Novas ferramentas de projeto e desenvolvimento permitem uma grande aceleração na concepção de produtos, bem como no seu aprimoramento. São tecnologias que devem apoiar a engenharia a fazer certo na primeira vez porque já não existe espaço na indústria da mobilidade para a ação empírica, que envolve criar protótipos para posterior avaliação. O foco é ter certeza na fase do desenvolvimento virtual”, aponta Garbin.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Marco Colosio, o 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações também terá mostra tecnológica, na qual empresas expositoras apresentarão as últimas novidades em ferramentas para a evolução da engenharia.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e oferecem aos profissionais da engenharia conteúdo fundamental para os desafios competitivos”, aponta Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO DO 16º SIMPÓSIO SAE BRASIL DE TESTES E SIMULAÇÕES

18 DE SETEMBRO

- Publicidade -

08h – Boas-vindas com Otacílio Gomes, diretor geral da SAE BRASIL, e Marco Colosio, diretor da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

08h30 – Abertura com Leandro Garbin, diretor comercial da VirtualCAE e chairperson do 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações.

08h45 – Palestra “Moderna Instalação de Campo de Provas no Brasil com Qualidade de Classe Mundial e Padrões de Testes Harmonizados para Desenvolvimentos Globais”, com Jonathan Peter Marxen, engenheiro especialista em Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz.

09h – Palestra “Definição de uma Metodologia para Correlação de Danos Causados em Diferentes Subsistemas de um Implemento Rodoviário”, com Maicon Molon, engenheiro de Testes do Campo de Provas Randon.

09h15 – Debate mediado por Joel Boaretto, do Campo de Provas Randon

09h35 – Palestra “Análise de Elementos Finitos do Sistema de Amortecimento de Embreagem Unidirecional de Molas e Vibração Torcional para Polia de Desacoplamento do Alternador com Correlação Experimental”, com Lucas Figueiró Berto, da ZEN S/A.

09h50 – Palestra “Avaliação de Componente de Suspensão Veicular Sob Fadiga com Carregamentos de Amplitude Variável”, com Gabriel Radaelli Piazza, engenheiro de CAE da Suspensys.

10h05 – Debate mediado por Marcus Bittar, consultor de Desenvolvimento de Negócios da Dassault Systèmes.

11h – Palestra “Previsão de Vida de Fadiga de Solda Cordão Baseada em Elementos Finitos de Estruturas de Chapa Fina no Domínio do Tempo e da Frequência”, com Edinilson Alves Costa, engenheiro de Desenvolvimento de Produtos da Ford Motor Company.

11h15 – Palestra “Modelagem de Tensão Residual em Arco de Solda em Juntas de Aço de Baixo Carbono: Uma Investigação Numérica/ Experimental”, com Clarissa Ferreira Martins de Souza, mestre em Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

11h05 – Debate mediado por Arnaldo Camarão, consultor independente.

11h25 – Palestra “Estudo de um Crashbox Origami por meio de Metamodelos”, com José Eduardo Corrêa Santana e Silva, da Volkswagen.

11h40 – Palestra “Previsão do Dano Acumulado em Cargas Indivisíveis Transportadas sobre Semi-reboque por meio de Simulação de Vibração Aleatória”, com Vinícius de Almeida Lima, coordenador de Projetos de Análises CAE da VirtualCAE.

11h55 – Palestra “Processo de Correlação para Simulador Veicular Dinâmico”, com Gustavo Araujo da Costa, coordenador de Análise Virtual de Chassi da FCA.

12h10 – Debate mediado por Silvio de Castro Alano, da ESI Group.

13h30 – Palestra “Plataforma de Desenvolvimento e Validação Virtual para Aplicações em ADAS e RDE Avançadas”, com Josko Balic, gerente de Produto da AVL.

13h45 – Palestra “Certificações Globais de Segurança para Conjuntos de Cabos de Carregamento EV”, com Rich Byczek, diretor global de Tecnologias de Transporte da Intertek.

14h – Debate mediado por Renata Zava, diretora de Vendas da AVL.

14h20 – Palestra “Desafios Típicos em NVH para Testes e Análises de Motores Elétricos”, com André de Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da Siemens PLM.

14h35 – Palestra “Conversão de um Veículo com Propulsão a Combustão em um Veículo Elétrico e Comparação do Desempenho Dinâmico Utilizando Speed e CarSim”, com Jonaína Reckziegel, Pesquisa e Desenvolvimento de Carros Elétricos da VirtualCAE.

14h50 – Palestra “Tensão Residual Heterogênea em Engrenagens de Metalurgia de Pó de Alto Desempenho”, com Lucas Barreiros Robatto, doutorando em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

15h05 – Palestra “Análise das Propriedades Mecânicas de um Componente Metálico Produzido por Manufatura Aditiva”, com Giovanni Prandini, da VirtualCAE.

15h20 – Debate mediado por Thiago Negretti, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Mercedes Benz.

16h10 – Palestra “Cenários do Programa ROTA 2030”, com Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento da Robert Bosch.

16h40 – Debate com Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes Benz; Roberto Ramos, gerente sênior de CAE da General Motors; e Fernando Ferraz, diretor de Operações da AKAER.

17h30 – Encerramento com Leandro Garbin, diretor comercial da VirtualCAE e chairperson do 16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações.

16º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações
Data: 18 de setembro de 2018, das 8h às 17h30.
Local: Milenium Centro de Convenções – rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Clementino, São Paulo, SP

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança