terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

O que tem no meu pneu? Conheça os oito componentes desse famoso produto

Você sabia que a borracha é apenas um dos elementos para a produção de um pneu? Além dela, esseimportante e essencial produto que calça automóveis, ônibus, caminhões e carretas, possui diversos componentes, como talão, lona têxtil, lonas de aço e liner.

- Publicidade -

Na produção dos pneus Dunlop – sem emendas – a empresa utiliza a tecnologia Sun System para que não haja nenhuma emenda nas partes exclusivamente de borracha – seja na banda de rodagem, nas laterais ou no liner.

Desta forma, o pneu tem uma distribuição de peso otimizada e uma melhor performance, tanto no contato contínuo com o solo quanto no rodar mais seguro, silencioso e confortável.

- Publicidade -

Confira mais sobre os componentes de um pneu nas ilustrações e informações abaixo:

  1. Cinturão têxtil
    Localizado logo abaixo da banda de rodagem, esse componente é responsável por garantir a uniformidade do pneu em altas velocidades.
  2. Cintas de aço
    As cintas de aço garantem a área de contato necessária entre o pneu e o solo, pois sua função é estabilizar e suportar cargas em movimento.
  3. Banda de rodagem
    Essa é a parte do pneu que fica em contato com o solo. Sua função é garantir aderência, tração, estabilidade e segurança através de seu desenho e componentes. Tudo sem emendas, o que oferece mais performance, economia e conforto.
  4. Ombros
    Os ombros são os apoios que os pneus têm nas curvas e manobras. Localizados entre a parede lateral e a banda de rodagem, são eles que oferecem maior controle nas pistas.
  5. Liner
    O liner é a camada mais interna dos pneus sem câmara e sua função é reter o ar dentro do pneu. Nos pneus Dunlop, o liner é produzido sem emendas, isso garante mais resistência e qualidade para a área interna.
  6. Talões
    Os talões são feitos de fios de aço de alta resistência que mantêm o pneu fixado ao aro da roda. Uma solução simples, porém, muito importante para a segurança dos pneus e do veículo.
  7. Parede lateral
    A função da parede lateral do pneu é garantir conforto e possibilitar que a banda de rodagem esteja sempre em contato com o solo. Para isso, as laterais dos pneus Dunlop são fabricadas com borracha sem emendas com alto grau de flexibilidade e resistência.
  8. A Tecnologia da carcaça
    A carcaça é responsável por garantir a estrutura e sustentação do pneu e pode ser composta por diferentes materiais (como nylon, poliéster e outros componentes) que oferecem resistência à pressão, peso e choques.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança