sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Presidentes projetam inovações e indicam direcionamento da indústria automotiva quanto às novas tendências

Eficiência energética, redução das emissões de gases poluentes, conectividade e segurança.

Estes foram alguns dos principais aspectos explorados por líderes de grandes empresas da indústria automotiva internacional no Painel Presidentes do 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2018, no São Paulo Expo, na capital paulista.

- Publicidade -

O evento reúne anualmente as principais lideranças nacionais e internacionais da engenharia da mobilidade e tem como tema este ano “A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade”.

Richard Schwarzwald, gerente de qualidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para a América Latina e presidente do Congresso SAE BRASIL 2018, representando o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, compartilhou com os participantes do Painel o projeto lançado pela FCA denominado “O futuro das cidades”, que envolve uma série de medidas para tornar a mobilidade mais eficiente.

“As pessoas se movem em busca de oportunidades e precisamos garantir que elas tenham acesso rápido, com redução de distâncias e maior economia de tempo e dinheiro”, afirmou.

- Publicidade -

Ao defender uma maior fluidez na mobilidade urbana, Schwarzwald disse ser necessário melhorar a infraestrutura de todos os modais.

Para tanto, o executivo anunciou que a FCA deve investir € 4,5 bilhões em todo o mundo até 2023 para o desenvolvimento de projetos voltados à mobilidade sustentável, inclusive na América Latina em tecnologias que abrangem sistemas de propulsão, conectividade e autonomia.

Schwarzwald frisou também que os investimentos anunciados compreendem ações voltadas ao uso de combustíveis alternativos e, neste ponto, valorizou o papel do etanol.

- Publicidade -

“O uso cada vez maior do etanol vai possibilitar que as metas de redução de CO2 sejam alcançadas antes do tempo previsto”, projetou, referindo-se ao programa Rota 2030, lançado pelo Governo Federal no último mês de julho.

O CEO e presidente da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski, disse que a mobilidade sustentável é uma realidade que precisa ser encarada pela indústria.

“A Scania redefiniu seu papel para atender as necessidades do mundo moderno”, comentou. Para ele, a mobilidade sustentável é baseada nos pilares da eficiência energética, do transporte inteligente e seguro, do uso de combustíveis alternativos e da adoção da propulsão elétrica.

Podgorski salientou que a Scania já lançou caminhões híbridos no mercado europeu.

Segundo ele, a montadora, inclusive, apresentará novos modelos de ônibus e caminhões com propulsão elétrica nas próximas semanas, durante o Salão Internacional do Automóvel de Hannover, na Alemanha.

Em relação ao uso de combustíveis alternativos, o CEO da Scania afirmou que na Europa a montadora utiliza combustíveis renováveis desde 2010 e que, no mercado latino-americano, a marca entregou recentemente 200 ônibus que usam essa tecnologia na cidade de Cartagena, na Colômbia.

“Tem sido um sucesso, proporcionando benefícios como menor custo da passagem para os usuários, menos tempo nos congestionamentos e redução de ruídos”, explicou.

Para o Brasil, Podgorski anunciou que a Scania em breve terá ônibus movidos a biometano, uma tecnologia que proporciona maior eficiência energética e redução de gases poluentes.

O CEO e presidente da Bosch para a América Latina, Besaliel Botelho evidenciou uma previsão da ONU (Organização das Nações Unidas) de que o mundo terá 9,8 bilhões de habitantes até 2050.

Diante disso, é enorme a importância das megatendências da engenharia da mobilidade como instrumentos para facilitar a vida das pessoas, combatendo problemas como os grandes congestionamentos e a emissão de gases poluentes.

Botelho defendeu a integração de modais para melhorar o fluxo populacional, exemplificando o sucesso dos patinetes elétricos usados pelos moradores de Los Angeles, nos Estados Unidos, posicionando o trabalho da Bosch no desenvolvimento de projetos para modernização da mobilidade mundial.

“Temos 65 mil engenheiros no mundo todo trabalhando em soluções para a mobilidade conectada, a mobilidade autônoma e o sistema eletrificado”, argumentou.

Presidente eleito da SAE International para 2019, o executivo Paul Mascarenas demonstrou a agenda da instituição que irá presidir a partir do ano que vem no que concerne ao futuro da engenharia da mobilidade.

Com mais de 145 mil membros em todo o mundo, a SAE, segundo Mascarenas, tem desenvolvido uma série de estudos referentes às megatendências da mobilidade, com especial atenção para o aperfeiçoamento dos sistemas de segurança contra ataques cibernéticos e ainda a questão da conectividade.

Já quanto à tendência tecnológica dos chamados veículos autônomos, Mascarenas disse acreditar que esta não é uma realidade distante, exemplificando o caso de Dubai, nos Emirados Árabes, onde a SAE International prevê que 25% do transporte urbano terá veículos autônomos até 2030.

Mostra Tecnológica traz inovações da mobilidade do futuro-Carros autônomos, cockpit do futuro, impressão de peças 3D, sistemas e componentes para carros híbridos e autônomos são algumas das inovações trazidas pelas empresas participantes da Mostra Tecnológica SAE BRASIL 2018 que proporcionam ao público conhecer e experimentar como será a mobilidade do futuro.

As inovações são tanto no processo industrial como em sistemas e na transformação dos veículos em uma extensão da casa por meio da Internet das Coisas.

A mobilidade do futuro prevê uma comunicação personalizada entre o veículo e o motorista, além de serviços mais abrangentes e de alto desempenho, que poderão ser operados com segurança.

A Bosch, líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, trouxe para o evento soluções que visam tornar o presente e o futuro da mobilidade, seja no campo ou na cidade, ainda mais seguro, limpo, eficiente, confortável e conectado.

Entre os destaques da empresa está o Jet Wiper – um sistema inovador de jato de água inteligente integrado no braço do limpador de para-brisa, os sistemas de assistência ao condutor e direção elétrica (soluções que integram o carro autônomo), entre outras tecnologias com foco na evolução do powertrain.

Em seu estande há ainda um simulador de controle eletrônico de estabilidade, que será obrigatório em todos os veículos no Brasil a partir de 2022.

A Faurecia trouxe para a Mostra Tecnológica o “Cockpit do Futuro” em veículos de produção, oferecendo ao usuário sistemas mais seguros e uma experiência personalizada para diferentes modos de condução.

As inovações contidas no “Cockpit do Futuro” promovem o aumento da segurança a bordo, conforto e conectividade através da integração de diversas tecnologias de eletrônica embarcada, “smart surfaces”, displays e HMI.

Inovações na indústria-A Metalúrgica Fey mostra no evento avanços tecnológicos em fixadores e produtos conformados a frio.

A empresa apresenta produtos patenteados desenvolvidos para melhora significativa no desempenho de aplicação, tanto em plásticos e componentes metálicos.

Outros benefícios dos produtos apresentados na Mostra são a possibilidade de redução na quantidade de fixadores, unificação de peças, controle total sobre o processo de fixação, redução de peso de conjuntos e a possibilidade de customização de peças conforme a necessidade de aplicação de cada cliente.

A Brose mostra novidades inéditas no Brasil, como sistema de abertura e fechamento automático de porta-malas; bomba de lubrificante elétrica, que reduz peso e consumo de veículos à combustão e se adapta as próximas gerações de veículos elétricos; sistema de módulo de porta fabricado com composto orgânico, que reduz significativamente o peso do veículo melhorando a eficiência energética; novas gerações de motores elétricos sem escova (Brushless Motors) para aplicação em arrefecimento de motor e ganhos expressivos de eficiência de consumo de combustível.

A Sabó demonstra no evento impressão 3D para prototipagem e projeção holográfica de células com iniciativas da indústria 4.0, além da utilização de tecnologia robótica colaborativa em sua linha de produção.

A empresa mostra as novidades na evolução dos produtos como placas bipolares para células de combustível, e juntas alumínio e borracha aplicadas à transmissão de carros elétricos, que serão produzidas em escala a partir de 2023.

A A. Raymond Brasil, parceira global para as necessidades de fixação e montagem de fornecedores OEMs automotivos e de nível 1, participa pela primeira vez como expositora na Mostra Tecnológica para mostrar sua linha de produtos de peças injetadas de fixação e foco em redução de peso, com destaque para peças 3D print.

No evento, a Aethera apresenta tanque para veículos híbridos, coluna B em tecnologia exclusiva de Hot Stamping e estampados em alumínio.

A NEO RODAS destaca as vantagens do uso das rodas de liga leve nos veículos, apresentando os produtos fornecidos pela empresa para as principais montadoras instaladas no Brasil, como os novos VW Gol e Voyage 2019, os recém lançados Polo e Virtus, novos modelos para a Fiat Toro e Argo, Jeep Renegade, entre outros.

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o sétimo maior fabricante mundial de automóveis, trouxe para a Mostra Tecnológica exemplares do exoesqueleto que vem sendo usado em suas linhas de produção e que proporcionam mais conforto para os trabalhadores, aliviando o peso da coluna e do joelho, melhorando a produtividade dos trabalhadores e o bem-estar.

O equipamento foi desenvolvido pela mesma empresa que criou equipamentos exoesqueletos para soldados do exército americano em regiões de conflito.

A Maxion trouxe pela primeira vez ao Brasil a Roda Flexível Maxion Acorus, que foi apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt e desenvolvida em parceria com a Michelin para o mercado de rodas de passageiros.

A nova roda incorpora duas flanges de borracha flexíveis montadas em um aro especial para criar uma roda flexível que melhora a condução e o conforto, além de absorver impactos de buracos e guias

Interatividade-A Schaeffler desenvolveu um módulo de roda compacto que combina os componentes de propulsão e chassi projetados para veículos autônomos.

O “Intelligent Corner Module” permite uma manobrabilidade aprimorada do veículo, oferecendo ao mesmo tempo um elevado nível de conforto para os passageiros.

No estande a empresa oferece a oportunidade de experenciar a emoção de dirigir um carro de corrida de verdade.

Com óculos de realidade virtual 360° e um simulador que se movimenta conforme a direção do motorista, este mesmo equipamento é utilizado para o treinamento de pilotos.

A empresa desenvolveu vários componentes para veículos híbridos e totalmente elétricos, inclusive eixos elétricos dos carros da equipe campeã de uma corrida da Fórmula E.

A Aptiv apresenta em seu estande tecnologias de arquitetura veicular, disponibilizando uma experiência de realidade virtual em 360º na qual é possível se sentir a bordo de um veículo autônomo.

No começo deste ano, a Aptiv lançou uma frota de 30 veículos autônomos em Las Vegas em parceria com a Lyft, empresa americana de transporte, que recentemente completou 5.000 viagens.

No estande da empresa na Mostra o visitante pode participar de um game interativo que compara o tempo da reação humana a um radar e do veículo autônomo.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn