terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Volkswagen revela matriz modular para motores elétricos MEB

O slogan ELECTRIC FOR ALL remete à visão e ao compromisso central da marca Volkswagen: colocar tecnologias inovadoras ao alcance do público. A MEB é a chave para os “carros elétricos para todos”: ela possibilita uma relação preço-serviço até agora inalcançável e será fundamental na transformação do veículo elétrico de um produto de nicho em best-seller.

Segundo o membro do Conselho da Marca para Mobilidade Elétrica, Thomas Ulbrich: “vamos tornar os veículos elétricos populares e entusiasmar o máximo possível de pessoas pelos carros elétricos. A MEB é um dos projetos mais importantes da história da Volkswagen – um marco tecnológico, similar ao que foi a transição do Fusca para o Golf.”

- Publicidade - Ofertas FIAT

MEB: a plataforma tecnológica para a idade da eletricidade – A estratégia sistemática dessa plataforma é uma das propostas de vendas específicas da Volkswagen. Ela comprova a força com que a marca e o Grupo Volkswagen estão investindo na mobilidade elétrica.

Segundo Thomas Ulbrich: “Estamos usando ao máximo as possibilidades que o carro elétrico pode oferecer e criando ao mesmo tempo uma enorme economia de escala. Cerca de 10 milhões de veículos em todo o Grupo serão baseados nessa plataforma, apenas na primeira leva. A MEB é a espinha dorsal econômica e tecnológica para levar o carro elétrico para todos.”

Conforme explicou Christian Senger, chefe da Linha de Produtos de Mobilidade Elétrica, a plataforma MEB traz importantes benefícios para os clientes: “O ID. será um marco no desenvolvimento tecnológico.  Ele será o primeiro carro elétrico completamente conectado com utilidade total para o dia-a-dia que milhões de pessoas terão condições de adquirir.”

- Publicidade -

A MEB permitirá instalar baterias maiores, por exemplo. Isso não apenas aumenta significativamente a autonomia. “O carro adere à estrada muito bem, realmente, graças à bateria plana no assoalho, e o espaço interno é muito mais generoso – estamos fazendo um avanço substancial em relação ao espaço.”

Mais ainda, a MEB reúne em si todo o conhecimento da Volkswagen sobre produção: ela não é uma plataforma para veículos com motores a combustão que foi adaptada, mas foi projetada desde o início para ser

100% elétrica, sem concessões. Na opinião de Ulbrich: “Nossa Plataforma Modular Transversal já demonstrou que a Volkswagen é uma das desenvolvedoras de plataformas de maior sucesso na indústria automotiva.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Agora, estamos transferindo esse know-how e sua estratégia para a era da eletricidade.  No final de 2022, quatro marcas do Grupo Volkswagen estarão introduzindo até 27 modelos baseados na MEB em todo o mundo, abrangendo desde carros compactos ao sofisticado conceito de lifestyle do Bulli. Isso é algo realmente sem precedentes.”

Todos os membros da família ID. são projetados para carregamento rápido das baterias. Usando sistemas rápidos de carga, a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos, graças a um sistema completamente novo e mais poderoso de baterias desenvolvido pela Volkswagen Group Components.

Senger explica: “O uso de uma nova geração de baterias de alto desempenho vai começar com os modelos ID. Graças ao seu projeto modular e ao formato multicelular, essas baterias podem ser instaladas em modelos ID. grandes ou pequenos.”

Família ID.: mobilidade elétrica feita na Alemanha – O Volkswagen ID. será um carro elétrico fabricado na Alemanha sob todos os aspectos. A maioria das instalações da Volkswagen na Alemanha está envolvida no desenvolvimento dos primeiros carros elétricos baseados na MEB, inclusive as sedes da Volkswagen Group Components em Braunschweig, Salzgitter e Kassel. A empresa está investindo nesses três locais 1,3 bilhão de euros, de um orçamento total de 6 bilhões de euros previsto para a mobilidade elétrica.
Wolfsburg – O ID. foi concebido e desenvolvido pelas unidades da Linha de Produtos de Mobilidade Elétrica e Pesquisa e Desenvolvimento na fábrica principal de Wolfsburg. É lá que o modelo pré-série está sendo construído atualmente na área piloto e será em seguida colocado em movimento no campo de provas de Ehra-Lessien.

Zwickau e Dresden – A Volkswagen irá fabricar os modelos de produção de série da família ID. na Saxônia. Estão sendo investidos 1,2 bilhão de euros em Zwickau para tornar a fábrica na primeira instalação exclusiva para a plataforma MEB e maior centro de competência europeu em mobilidade elétrica.

A Gläserne Manufaktur começou a fabricar o Volkswagen e-Golf em abril de 2017. A planta está se transformando em um “Centro da Mobilidade do Futuro”. Os clientes e visitantes podem desfrutar de um encontro interativo com a mobilidade elétrica e a digitalização para conhecer mais sobre o futuro da mobilidade.

Braunschweig – A fábrica de Braunschweig irá produzir o sistema de baterias, o “coração” do ID. Essa fábrica, com uma longa história, já produz as baterias para o e-up!, o e-Golf e o híbrido plug-in Passat GTE. Braunschweig é atualmente especializada em baterias e equipamento e tem amplo know-how em eletrônica de força, sistemas de resfriamento de baterias e gerenciamento

de software. A fábrica está atualmente sendo ampliada para ser capaz de produzir no futuro 500 mil unidades de sistemas de baterias por ano.

Salzgitter – A fábrica começa este ano a produção em pré-série de rotores e estatores para a plataforma MEB. O centro de Excelência de Células de Baterias (CoE) está reunindo competências no desenvolvimento da produção de células e módulos de baterias. Isso inclui, atualmente, uma linha laboratório a ser seguida pela produção piloto, com vistas a desenvolver know-how de fabricação.

Kassel – A fábrica de Kassel já vem sendo há muitos anos o centro de competência para propulsão elétrica. A produção do novo trem de força MEB desenvolvido pela Group Components para a marca Volkswagen começará no final deste ano. A instalação é a fábrica líder para motores elétricos de alta qualidade e custos eficientes.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil