quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Audi, Airbus e Italdesign testam o conceito Táxi Voador

A Audi, a Airbus e a Italdesign apresentaram pela primeira vez nesta semana, durante a feira Drone Week, em Amsterdam, testes do protótipo de voo e condução terrestre “Pop.Up Next”.

- Publicidade -

Esse conceito inovador de táxi voador combina um carro elétrico autônomo com um drone de passageiro.

No primeiro voo de teste público, o módulo de voo colocou com exatidão uma cápsula de passageiro no módulo terrestre, que então dirigiu pelo campo de teste autonomamente.

Esse ainda é um modelo em escala 1:4, mas o objetivo é que nos próximos dez anos, clientes da Audi já possam usufruir de um serviço de táxi voador conveniente e eficiente em cidades grandes – em operação multimodal, no ar e na estrada.

Sem mudar de veículo, passageiros poderão aproveitar seu tempo de lazer, relaxar ou trabalhar.

- Publicidade -

“Táxis voadores estão chegando. Nós da Audi estamos convencidos disso”, afirma Dr. Bernd Martens, membro do conselho da Audi para Suprimentos e TI, e presidente da subsidiária Audi Italdesign.

“Cada vez mais pessoas estão se mudando para os grandes centros. E cada vez mais elas se locomoverão graças à automação. No futuro, cidadãos idosos, crianças e pessoas sem habilitação para dirigir irão querer utilizar os convenientes táxis-robô. Caso obtivermos sucesso em fazer uma alocação inteligente do tráfego entre estradas e espaço aéreo, todos poderão se beneficiar igualmente”.

Para ver como seria um serviço sob demanda desse tipo, a Audi está realizando testes na América do Sul em parceria com a subsidiária Airbus Voom.

Clientes agendam voos de helicóptero na Cidade do México ou São Paulo e a Audi faz o trajeto até ou a partir do local de pouso.

“Serviços como esse nos ajudam a entender melhor as necessidades dos nossos clientes já que, no futuro, táxis voadores serão viáveis para a maioria da população. Com o Pop.Up Next, estamos explorando simultaneamente as fronteiras do que é tecnicamente possível. O próximo passo é construir um protótipo em tamanho real, para voar e se transportar por terra”, afirmou Dr. Martens.

- Publicidade -

A Audi também apoia o projeto de táxi voador de Mobilidade Aérea Urbana em Ingolstadt.

Essa iniciativa está preparando operações de teste nas localidades onde a marca atua e também faz parte de um projeto conjunto da União Europeia, no contexto de mercado, para a Parceria Europeia de Inovação para Cidades e Comunidades Inteligentes.

Esse projeto objetiva convencer o público sobre os benefícios de uma nova tecnologia e responder questões em relação a tecnologia de baterias, regulamentação, certificação e infraestrutura.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança