Primeiro de abril é conhecido internacionalmente como o dia da mentira, uma data onde todos devem tomar cuidado com as informações que são espalhadas.
Porém, quando o assunto é segurança, como a manutenção de seu veículo, não há espaço para brincadeiras.
Vamos, então, desmistificar algumas afirmações com relação a conservação veicular.
Não tem problema se usar pneus de marcas diferentes no mesmo eixo.
Esse procedimento não é recomendado.
Ao usar pneus diferentes no mesmo eixo, o veículo pode ficar desequilibrado, pode apresentar tendência direcional para um dos lados e principalmente em situações de risco como frenagens e pista molhada.
O ideal é sempre manter todas as rodas com pneus iguais, garantindo melhor aderência e segurança para todos os ocupantes.
Usar medidas de pneus diferentes das recomendadas não altera o comportamento do carro.
Usar pneus de medidas diferentes altera sim o comportamento do veículo, que foi projetado e desenvolvido em conjunto com a montadora para funcionar com pneus de determinada estrutura, diâmetro e largura.
A alteração da medida dos pneus pode ocasionar inclusive problemas de segurança, como aquaplanagem, espaço de frenagem e dirigibilidade.
Quanto mais largo o pneu, melhor a resistência do veículo contra aquaplanagens.
Um pneu mais largo pode prejudicar a resistência a aquaplanagem pois as características do veículo e a suspensão podem não estar calibradas para proporcionar a correta drenagem da água em um pneu mais largo.
As condições de segurança do veículo em quesitos como dirigibilidade e frenagem, podem ficar seriamente comprometidas com a alteração das dimensões originais dos pneus e rodas.
O modo como você dirige o veículo não afeta vida útil dos pneus
A forma como o veículo é conduzido afeta diretamente a vida útil dos pneus.
Acelerações, freadas e mudanças de direção bruscas desgastam ainda mais os pneus.
Dirigir de forma suave garante maior segurança para os ocupantes e menor custo, não só preservando a durabilidade dos pneus como, também, diminuindo o consumo de combustível.
A correta manutenção dos pneus também é fator fundamental para prolongar a vida útil dos pneus.
Os pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista, sem que isso influencie no consumo de combustível ou em outros fatores.
Os veículos possuem indicação do seu fabricante para a pressão adequada que deve ser usada tanto para quando são utilizados com pouca ou muita carga, lembrando ainda que a calibragem dos pneus deve ser feita sempre com os pneus frios.
O proprietário precisa seguir estas instruções, assim garantir melhor funcionamento do veículo, menor consumo de combustível, melhor segurança em situações de risco como frenagens em superfícies escorregadias e ainda aproveitar o pneu em toda a sua vida útil.
Além disso, pneu calibrado da forma correta é mais resistente à cortes e lacerações.
Pneus remoldados ou recapados são seguros e não alteram características do veículo.
O ideal é sempre, em caso de necessidade, trocar os pneus desgastados por pneus fabricados novos, que não possuem nenhuma emenda ou colagem realizada após o processo de fabricação.
Para verificar quando chegou a hora, veja o TWI.
O indicador, que está na banda de rodagem e é indicado na lateral do pneu em vários locais mostra exatamente quando chega a hora de trocar que é quando sua altura se iguala a da banda de rodagem.
Em caso de dúvidas, procure uma das muitas lojas da Campneus espalhadas pelo Brasil.
Pneus Run Flat podem ser utilizados em qualquer veículo.
É preciso que o carro tenha sido desenvolvido pela montadora e homologado para rodar com pneus Run Flat.
Em primeiro lugar, o veículo deve ser equipado com um sensor de pressão dos pneus, para evitar que o motorista não perceba que está sem ar no pneu.
Como os Run Flat são mais rígidos que os modelos convencionais, é preciso que o projeto da suspensão do carro seja preparado para rodar com esse tipo de pneu.
Além disso, a roda deve ter o aro preparado para esse tipo de tecnologia.
Um pneu Run Flat instalado em rodas comuns, de liga leve ou de aço, pode sofrer detalonamento quando tiver perdido a pressão.
Pneus Run Flat são mais duros e frágeis.
Os reforços estruturais nos flancos, ombros e talões do pneu Run Flat fazem com que ele seja um pneu robusto.
Porém, esta robustez não interfere na performance e conforto do pneu.
Pneus verdes precisam de uma distância maior para frenagem.
A tecnologia verde utiliza novos compostos que garantem uma melhor performance, inclusive em requisitos de segurança como aderência e frenagem.
Desta forma, os pneus verdes são ainda melhores do que os tradicionais em quesitos como frenagem, consumo de combustível, resistência ao rolamento e ruído.
Pneus carecas proporcionam melhor dirigibilidade em piso seco.
Pneus chamados carecas são produtos que já chegaram ao fim de sua vida útil, perdendo a aderência provinda do desenho da banda de rodagem com apoio dos ombros e dos blocos centrais e a capacidade de escoamento de água pelo desgaste da banda de rodagem.
Desta forma, estão mais propícios à furos pela baixa quantidade de borracha em sua banda de rodagem.
A borracha do pneu careca não possui, em absoluto, a mesma aderência de um pneu novo ou de um pneu slick para competições, por exemplo, gerando um enorme risco para as pessoas a bordo do veículo que utiliza os pneus nestas condições.
Suspensão macia é sinônimo que ela está boa.
Suspensão macia não é um indício que ela está boa.
Ela tem que ser firme para absorver as imperfeições da pista ou rua.
Se for o caso, isso pode significar folga em algum componente do veículo.
Para saber se está na hora de trocar o amortecedor, confira o manual do proprietário ou vá em uma loja da Campneus.
É possível saber a viscosidade do óleo só com umas gotas entre os dedos.
Não, pois só é possível saber usando um equipamento chamado viscosímetro, específico para este tipo de medição.
Só é preciso trocar o óleo quando ele estiver ralo.
O correto é seguir à risca as orientações presentes no manual do proprietário do carro.
Lá o usuário irá encontrar qual a especificação correta do óleo do motor, bem como a periodicidade que se deve efetuar a troca do fluido e do filtro.
Só se faz o alinhamento de um carro se ele passar em um buraco grande.
Esse não é o procedimento recomendado, apesar de que, se eventualmente isso acontecer, deve-se conferir o alinhamento do veículo.
Em um uso comum, um carro deve ser alinhado a cada 10.000 km.
Se o veículo rodar por muito na cidade ou em estradas não pavimentadas ou em más condições, recomenda-se fazer o alinhamento a cada 5.000 km.
Não há necessidade de limpar o ar-condicionado do carro.
O ar-condicionado do carro acumula muita sujeira, bactérias e ácaros que ficam alojados nos dutos e precisa ser limpo com frequência de seis meses.
Um equipamento mal cuidado pode gerar problemas respiratórios por não manter a qualidade do ar que respiramos no ambiente fechado.
Se a suspensão não está fazendo barulho, não é necessário efetuar manutenção.
Nem sempre o que está ruim faz barulho, e isso se adapta à suspensão de um veículo.
Ela mesmo não fazendo barulho, pode precisar de uma manutenção.
Recomenda-se fazer a cada 10 mil km realizar um check-up na suspensão de forma preventiva.
Para saber se o seu veículo precisa desse cuidado, encontre a loja Campneus mais próxima para ver como está o estado da suspensão de seu veículo.