quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

FCA encerra primeiro semestre na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) encerrou o primeiro semestre do ano na liderança do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, com 233.152 veículos emplacados, o equivalente a 18,7% de participação.

Em relação a igual período do ano anterior, as vendas da FCA cresceram 18,6%, enquanto o mercado brasileiro avançou 10,7%. A FCA ganhou 1,2 ponto percentual em relação ao acumulado em igual período do ano passado.

Três modelos das principais marcas da empresa – Fiat e Jeep – se posicionaram entre os dez veículos mais vendidos no Brasil no período: os Fiat Strada e Argo e o Jeep Renegade. Ambas as marcas mantiveram sua curva de ascensão no primeiro semestre do ano.

Fiat ganha participação de mercado – A Fiat encerrou o período de janeiro a junho com vendas acumuladas de 171.390 unidades, com participação de mercado de 13,7%. Em relação a igual período de 2018, as vendas da marca cresceram 17,1%, com ganho de 0,7 ponto percentual de participação de mercado.

Os destaques no período foram a Strada e o Argo.

No segmento de picapes, a Fiat alcançou 64.911 unidades vendidas, com expansão de 10,8% sobre o primeiro semestre de 2018. A participação da marca no segmento avançou de 38,8% para 41% na comparação com igual período, ampliando a liderança no segmento. Fiat Toro se consolidou como a segunda picape mais vendida no Brasil no período. As vendas do Fiat Argo somaram 36.213 unidades, com crescimento de 29,4% na comparação com o acumulado em 2018.

Herlander Zola, diretor da marca Fiat para a América Latina e diretor comercial Fiat para o Brasil, afirmou: “O Fiat Argo obteve um dos melhores resultados de vendas da Fiat nesse primeiro semestre. Ele vem se consolidando cada vez mais no mercado, sendo uma das melhores opções da categoria. Este é o resultado de um trabalho combinado de posicionamento adequado e de bom desempenho de nossas concessionárias”.

Jeep amplia liderança no segmento de SUVs – A Jeep encerrou o semestre com 61.277 unidades vendidas e uma participação de mercado de 4,9%. A marca avançou 23,1% em vendas em relação ao primeiro semestre de 2018 e ganhou participação.

Este resultado decorre do bom desempenho na comercialização do Jeep Renegade, cujas vendas cresceram 54,2% na comparação com o ano anterior. O Jeep Compass também teve boa performance e continua na liderança de seu segmento.

Com este resultado, a Jeep ampliou sua liderança no segmento de SUVs, que continua a ser o que mais cresce no mercado. A marca detém 22,8% de participação nas vendas do segmento no acumulado do ano.

“O resultado do semestre está alinhado com os objetivos estratégicos da marca e indica que estamos seguindo o caminho correto em meio a um mercado cada vez mais disputado e competitivo”, afirmou Tania Silvestri, diretora da marca Jeep para a América Latina e diretora comercial da Jeep no Brasil. “A cada quatro SUVs vendidos no Brasil, praticamente um é da marca Jeep”, acrescentou.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn