segunda-feira, 19 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Sofisticação mecânica é destaque no Audi Q8

O novíssimo Audi Q8 chega equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves.

Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.

- Publicidade -

O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts.

O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente.

Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

- Publicidade -

A Audi reúne seus sistemas de assistência em pacotes diferentes. O Traffic Jam Assist é a combinação do controle de cruzeiro adaptativo com o Audi Lane Assist.

Em utilização, o sistema garante controle em todas as faixas de velocidade, dá suporte ao motorista com aceleração, frenagem, manutenção de velocidade e distância e detecta as marcações de faixas, estruturas da estrada e veículos em faixas adjacentes e em frente.

Uma vantagem em trânsitos pesados: o Q8 adapta automaticamente sua velocidade à situação de tráfego.

- Publicidade -

Veículo esportivo off-road: tração quattro e suspensão a ar – O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.

Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte.

A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Nas versões disponíveis no Brasil, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. No eixo dianteiro há freios a disco com pinças de alumínio fixas.

O Audi Drive Select permite a seleção de sete diferentes perfis de condução, incluindo o programa off-road – nesta última opção, o Q8 se beneficia da tração quattro, dos balanços curtos e da grande altura em relação ao solo, que pode chegar a até 254 milímetros com a suspensão pneumática adaptativa e 220 milímetros com a suspensão padrão.

A plataforma eletrônica do chassi captura o ângulo de inclinação do carro e exibe essas informações para o motorista no MMI. Em encostas íngremes, com mais de 6% de inclinação, o controle de descida em declive fornece suporte com frenagem automática.

O sistema mantém a velocidade definida pelo motorista em um nível constante até um máximo de 30 km/h.

Oferecido como opcional, o eixo traseiro dinâmico possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus.

Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro.

Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.

Veja mais | Novo Audi Q8 esbanja tecnologia com design exclusivo

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008