sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo inicia testes de campo com caminhões elétricos pesados na Europa

Após a início da produção em série de caminhões elétricos semipesados para transporte urbano e coleta de resíduos, a Volvo Trucks inicia agora testes reais na Suécia também com caminhões elétricos maiores, na categoria de pesados.

- Publicidade -

Desenvolvidos para operações na construção civil, os veículos iniciarão operações de campo na Europa neste mês de outubro.

Dois caminhões pesados 100% elétricos serão entregues para a empresa Swerock, um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia.

- Publicidade -

Um Volvo FM elétrico equipado com uma betoneira fará entregas de concreto. Além deste, um Volvo FMX elétrico, equipado com guindaste, será utilizado em construções e obras de infraestrutura maiores, dentro de centros urbanos.

Os veículos rodarão em operações regulares da Swrock, avaliando o desempenho trem de força elétrico e também a eficiência do sistema de recarga das baterias.

Alta demanda – “Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez do que em muitos outros segmentos. Isso se aplica também para caminhões elétricos”, diz Jonas Odermalm, vice-presidente de eletromobilidade da Volvo Trucks.

- Publicidade -

“Nossas soluções elétricas precisam atender as demandas de alta produtividade e disponibilidade de nossos clientes. Testes reais de campo são parte importante do processo de desenvolvimento”, afirma.

Os testes avaliarão como os caminhões elétricos podem aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de baixos níveis de ruído em operações urbanas.

Além de analisar o desempenho dos veículos em si, os testes também vão monitorar o ecossistema da eletromobilidade como um todo, para identificar oportunidades de recarga alinhadas com as demandas de produtividade.

Benefícios – Os benefícios de veículos elétricos para ambientes urbanos serão mensurados com os ganhos de uma operação mais silenciosa, mais segurança no canteiro de obras e maior conforto para o motorista.

“Estes testes nos ajudam a entender melhor as operações de nossos clientes e como será a eletrificação em seu dia-a-dia, considerando ciclos de operação, capacidade de carga, disponibilidade dos veículos, autonomia e outros parâmetros”, diz Ebba Bergbom Wallin, gerente de negócios de eletromobilidade da Volvo Trucks.

“Tudo isso com o benefício de um transporte mais silencioso e limpo”, assegura.

Swerock – A Swerock é um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia, com mais de 360 pedreiras e 60 usinas de concreto.

A empresa também trabalha com reciclagem, para reduzir a necessidade de extração de materiais novos e assumir a responsabilidade ambiental por todo o ciclo de sua operação.

A Swerock é parte do Grupo Peab, que conta com cerca de 17.000 colaboradores e tem vendas líquidas de SEK 56 bilhões.

“Junto com a Volvo Trucks estamos dando um grande passo em direção a um transporte ambientalmente mais inteligente. Já temos 15 caminhões híbridos e agora, nesse projeto, vamos avaliar o desempenho de caminhões 100% elétricos”, diz Hans Orest, diretor da Swerock.

Dados:

Primeiros testes de campo da Volvo Trucks com caminhões pesados 100% elétricos na Europa.

  • Os testes incluem dois caminhões 100% elétricos: um Volvo FM betoneira e um Volvo FMX guindaste.
  • Os testes são uma operação conjunta entre a Volvo Trucks e Swerock, com apoio de JOAB e Saraka.
  • O Volvo FM elétrico betoneira fará entregas de concreto em áreas urbanas.
  • O Volvo FMX elétrico guindaste será usado em obras de infraestrutura e construção urbana de maior porte.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança