sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) atinge meta de zero descarte de resíduos em aterros sanitários

Alinhada com o compromisso ambiental global, a fábrica da Jaguar Land Rover instalada em Itatiaia, no Rio de Janeiro, atingiu em 2020 a meta de zero descarte de resíduos em aterros sanitários.

- Publicidade -

A operação, iniciada em 2016, avaliou alternativas sustentáveis para a destinação de resíduos orgânicos à compostagem orgânica e materiais como papelão, plástico, metal, isopor, vidro e resíduo de construção à reciclagem.

Há dois anos, a fábrica intensificou as atividades para reaproveitar e destinar materiais de forma ambientalmente responsável.

- Publicidade -

Entre elas, estão o reúso de embalagens para o armazenamento de matérias-primas – o Brasil recebe os materiais e, logo em seguida, devolve as embalagens para que a Inglaterra as reutilize novamente; a substituição do copo plástico por copo reutilizável; o uso de secador de mão para a redução de papel e campanhas de conscientização sobre coleta seletiva, que, consequentemente, aumentam a reciclagem na fábrica.

O projeto faz parte de um conjunto de ações para que a companhia se torne líder da indústria de inovação sustentável em todo o ciclo de vida de seus produtos.

“Estamos orgulhosos do resultado alcançado pela equipe e continuaremos buscando formas de reaproveitar, reutilizar e minimizar a geração de resíduos, e, nos casos em que não for possível, destinar os resíduos de forma sustentável”, afirma Oscar Neto, Diretor de Operações da Jaguar Land Rover do Brasil.

- Publicidade -

Em parceria com todas as áreas da empresa para ampliar as ações de reciclagem de materiais, e redução na geração, a fábrica brasileira alcançou, seis meses antes do previsto, a meta de não destinar nenhum resíduo direto para aterros sanitários.

A empresa continuará buscando opções para reduzir e destinar seus resíduos de forma inovadora em 2021.

Já em andamento, os resíduos não recicláveis, cerca de 9% do total produzido pela fábrica, são destinados às tecnologias sustentáveis, realizando o descarte de maneira mais ecológica, fora dos aterros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança