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Inovador por tradição: 90 anos de serviços de engenharia pela Porsche

A Porsche é uma fabricante de carros esportivos há mais de sete décadas.

No entanto, as inovações tecnológicas sob o nome Porsche são muito mais antigas: Ferdinand Porsche fundou seu escritório de design em Stuttgart em 25 de abril de 1931 e registrou a empresa nessa data.

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Desde então, o nome Porsche está intimamente associado a projetos de desenvolvimento para clientes.

Atualmente, a tradição de serviços de engenharia é continuada com sucesso pela Porsche Engineering, uma subsidiária da Porsche AG, com soluções inovadoras e um alto nível de expertise em digitalização.

A Porsche vem impulsionando inovações tecnológicas em nome de clientes há 90 anos.

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O trabalho pioneiro que Ferdinand Porsche começou com a Volkswagen está sendo continuado na Porsche Engineering desde 2001, na figura de uma empresa jurídica separada e com foco em tecnologias para o veículo inteligente e conectado do futuro.

“A importância do software no veículo e no ambiente veicular está crescendo o tempo todo”, explica o Dr. Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche AG e Presidente do Comitê de Acionistas da Porsche Engineering.

“O desafio atual é combinar a compreensão detalhada do veículo com a forte expertise em software.A Porsche Engineering é profissional nisso e, portanto, é de grande valor para nós como um parceiro estratégico de desenvolvimento.”

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Os engenheiros e os desenvolvedores de software analisam as tendências do mercado global e local, desenvolvem tecnologias e métodos adicionais, impulsionam ideias inovadoras e colocam essas ideias em produção em série para os seus clientes.

“Graças ao início precoce em áreas como eletromobilidade e sistemas de alta tensão, de funções de condução com nível de automação bastante elevado, rede e inteligência artificial, agora estamos em posição de desenvolver soluções para toda a gama de requisitos de mobilidade para o futuro”, acrescenta o Dr. Peter Schäfer, CEO da Porsche Engineering.

“Nós evoluímos de um escritório de design para uma empresa de tecnologia.”

A Porsche Engineering estabeleceu uma rede de desenvolvimento internacional com quase 1.500 funcionários em países como Alemanha, República Tcheca, Romênia, Itália e China. E não é apenas a empresa-mãe que se beneficia dessa expertise.

Como parceira estratégica, a Porsche Engineering também desenvolve novos sistemas e funções voltadas para o futuro de outras marcas do Grupo Volkswagen, outros fabricantes de automóveis, fornecedores automotivos e até empresas fora do setor automotivo.

E assim como há 90 anos, qualquer pessoa que desenvolva soluções avançadas deve estar sempre um passo à frente do presente.

Ferdinand Porsche foi um pioneiro no desenvolvimento mecânico de novos veículos e sistemas de veículos e, atualmente, a Porsche Engineering combina essa tradição com profunda expertise digital.

Embora as possibilidades sejam diferentes atualmente do que eram há 90 anos, a missão permanece inalterada: desenvolver a mobilidade do futuro.

Sobre a Porsche Engineering
Porsche Engineering Group GmbH é um parceiro de tecnologia internacional para a indústria autoligência artificial.

Eles colocam a tradição do escritório de projetos de Ferdinand Porsche fundado em 1931 no futuro e desenvolvem as tecnologias digitais para veículos do futuro.

Dessa forma, eles combinam a expertise profunda em veículos com a expertise digital e em software.
90 anos de serviços de engenharia pela Porsche: Marcos

Empresa

1931: Fundação do escritório de design da Porsche

No auge da crise econômica mundial, em 25 de abril de 1931, o “Dr. Ing. h.c. F. Porsche Gesellschaft mit beschränkter Haftung, Konstruktion und Beratung für Motoren- und Fahrzeugbau” (Dr. Ing. h.c. F. A Porsche Ltd., empresa de design e consultoria para motores e veículos foi inscrita no registro comercial de Stuttgart.

Além de Ferdinand Porsche, que investiu 24.000 Reichsmark no capital inicial da nova empresa, seu genro, o Dr. Anton Piëch e Adolf Rosenberger tornaram-se sócios-gerentes com contribuições de 3.000 Reichsmark cada.

Na década de 1930, o empreendimento da Porsche se tornou um dos pilares mais importantes da tecnologia automotiva e, ao mesmo tempo, abriu o caminho para a motorização alemã em massa.

1961: Cerimônia de inauguração do campo de testes da Porsche
Na década de 1950, o desenvolvimento de veículos cada vez mais complexos levou à decisão de construir uma pista de teste dedicada, que foi projetada de acordo com os desejos dos departamentos de teste.

Em 16 de outubro de 1961, foi iniciado o trabalho de construção das instalações nos distritos de Weissach e Flacht, 25 quilômetros a oeste de Stuttgart.

Uma pista circular chamada “skid pad” foi construída para testar o comportamento da direção e aceleração lateral, além de dois circuitos. Outras seções especiais também foram construídas, incluindo as seções de buraco e de pavimento áspero.

A partir de 1971: Criação do Centro de Desenvolvimento Weissach (EZW)
No final da década de 1960, os planos para o Centro de Desenvolvimento Weissach (EZW) da Porsche começaram a tomar forma.

No outono de 1971, todo o departamento de desenvolvimento, incluindo o design, foi transferido de Zuffenhausen para Weissach.

A partir de 1974, um edifício em forma de hexágono padrão foi construído, o que assegurou recursos de trabalho e de colaboração perfeitos.Os anos seguintes vivenciaram a expansão contínua do EZW.

Em 1982, o Centro de Medição de Tecnologia Ambiental (MZU) foi equipado com seis bancadas de teste de gases de escapamento.

A construção do edifício de teste para motores (PMA) começou em 1983. Em maio de 1986, a Porsche inaugurou o túnel de vento mais moderno do mundo, naquela época.

A terceira fase de construção foi concluída em 29 de setembro de 1986, com uma ampla instalação para testes de colisão.

A nova instalação ofereceu recursos de teste modernos com condições de teste independentes do clima e pôde ser adaptada de forma flexível para as novas técnicas de teste.

1996: Fundação da Porsche Engineering Services GmbH (PES)
Em outubro de 1996, a Porsche Engineering Services GmbH foi fundada como uma entidade jurídica separada com enfoque nas atividades consolidadas de engenharia da Porsche para os clientes externos.

Desde então, a filial de Bietigheim-Bissingen tem sido um centro importante para as equipes de projeto da Porsche Engineering.

2001: Fundação da Porsche Engineering Group GmbH (PEG)
Em 2001, a Porsche Engineering Group GmbH (PEG) foi fundada com o objetivo de ser a holding central de serviços de engenharia da Porsche.

A subsidiária da Porsche AG, com sede em Weissach, coordena os projetos de desenvolvimento em todo o mundo.

Graças à rede de filiais da Porsche Engineering na Alemanha e no exterior, os engenheiros da Porsche Engineering são capazes de desenvolver soluções para uma ampla gama de requisitos.

2001: Filial da Porsche Engineering em Praga
A Porsche Engineering deu seu primeiro passo à caminho da expansão internacional em 2001, com a abertura da filial da empresa em Praga.

Especializada em simulações técnicas e cálculos complexos, a Porsche Engineering Services, s.r.o., com foco em eletromobilidade, sistemas de conectividade, sistemas avançados de assistência ao motorista e estruturas de veículos, é agora um elemento chave da capacidade internacional de engenharia da Porsche Engineering.

2012: Aquisição do Centro Técnico Nardò
Com o Centro Técnico Nardò em Apúlia, no sul da Itália, a Porsche adquiriu um dos mais conhecidos campos de testes automotivos do mundo em 2012.

Desde então, a instalação de teste é operada pela Porsche Engineering.

O terreno de 700 hectares oferece mais de 20 pistas de teste, incluindo uma pista de manuseio de 6,2 km, um circuito de 12,6 km, pistas de superfícies dinâmicas, acústicas e off-road e várias oficinas. A Porsche Engineering também oferece serviços de engenharia no local.

2014: Subsidiária na China
Os serviços de engenharia para clientes chineses têm uma longa história na Porsche. Os projetos são realizados há mais de 20 anos.

Em 2014, a Porsche Engineering fundou uma subsidiária em Xangai. Desde então, a filial tem sido a interface para as empresas locais, mas também uma parceira estratégica para o desenvolvimento da Porsche no mercado chinês.

Ela é especializada em chassi, sistemas e componentes eletrônicos, automação de testes, carregamento rápido e aferição de tecnologia.

2016: Fundação da Porsche Engineering Romênia
A Porsche Engineering expandiu sua expertise interna no campo da digitalização em 2016 com a criação da Porsche Engineering Romênia.

A filial de Cluj-Napoca é especializada em software e desenvolvimento de funções, com vínculos estreitos com as outras unidades de engenharia da Porsche.

Os laboratórios de software e de hardware estão disponíveis para teste.

2018: Filial de Ostrava na República Tcheca
Desde 2018, um escritório em Ostrava, na República Tcheca, fortaleceu a expertise da Porsche Engineering na área de desenvolvimento de software.

Desenvolvimentos “Made by Porsche”
1931: Porsche Type 7 para Wanderer
O escritório de design recebeu seu primeiro pedido oficial do fabricante de automóveis Wanderer na primavera de 1931.

Em um tempo de desenvolvimento extremamente curto, a Porsche projetou um motor de seis cilindros com uma cilindrada inicial de 1,5 litro e o chassi correspondente com um eixo com suspensão independente.

Fabricado como Wanderer W21 e W22, o modelo, conhecido internamente como Type 7, se destacou por seu inovador motor de liga leve.

A suspensão com barra de torção da Porsche, utilizada pela primeira vez na fabricação de automóveis, provaria ser um desenvolvimento inovador em tecnologia de chassi.

1933: Carro de corrida Porsche Type 22 Auto Union
Na primavera de 1933, Ferdinand Porsche foi contratado pela Auto Union para desenvolver um carro de corrida de 16 cilindros.

Os primeiros test drives com o carro de corrida Auto Union ocorreram em novembro de 1933 e, durante sua primeira temporada em 1934, ele estabeleceu três recordes mundiais e venceu várias corridas de hillclimb, bem como três Grandes Prêmios internacionais.

1934: Porsche Type 60
O ímpeto para o design do agora mundialmente famoso Volkswagen “Fusca” surgiu em 1934, quando a Associação do Reich da Indústria Automobilística Alemã contratou Ferdinand Porsche para projetar e fabricar um Volkswagen alemão ou “Carro do Povo”.

Em 1936, o governo do Reich decidiu construir sua própria fábrica para o Volkswagen, projeto para o qual Ferdinand Porsche também foi contratado com o objetivo de cuidar do planejamento.

1938: Porsche Type 64
Em 1938, o escritório de design da Porsche recebeu uma encomenda da Volkswagen para desenvolver um carro de corrida baseado no Porsche Type 60, que iria competir em uma corrida de longa distância planejada de Berlim a Roma.

Com a designação interna de Type 64, os engenheiros da Porsche desenvolveram três coupés de corrida na primavera de 1939.

Com carroceria aerodinâmica de alumínio, caixas de roda cobertas e motor boxer Volkswagen modificado, o carro, que pesava cerca de 600 quilos, alcançou mais de 140 quilômetros por hora.

1947: Porsche Type 360 para Cisitalia
O primeiro grande pedido do pós-guerra veio da empresa italiana Cisitalia.

O resultado, o carro de corrida Type 360 concluído em 1947, apresentava um chassi de última geração com braços de controle longitudinais duplos na frente e um eixo de suspensão independente e duas juntas homocinéticas na parte traseira, bem como tração nas quatro rodas.

1952: Porsche Type 542 para Studebaker
Entre 1952 e 1954, a Porsche desenvolveu um sedã de quatro portas com uma carroceria autoportante em um design moderno em forma de pontão para o fabricante de automóveis americano Studebaker.

Os engenheiros da Porsche projetaram um motor de seis cilindros e três litros com uma potência de 78 kW (106 cv), que foram testados em variantes refrigeradas a ar e a água.

1973: Projeto de pesquisa de automóveis de longa duração
O projeto de pesquisa de automóveis de longa duração (FLA) encomendado pelo Ministério Federal Alemão de Pesquisa e Tecnologia (BMFT) foi desenvolvido como um conceito de automóvel adaptado às novas condições ambientais.

A Porsche desenvolveu o carro-conceito, internamente conhecido como Type 1989, com o objetivo de maximizar a conservação de recursos.

Ele foi projetado para uma vida útil de vinte anos e uma quilometragem de pelo menos 300.000 quilômetros.

A ideia básica incluía uma seleção direcionada de materiais, além da redução deliberada de desgaste dos componentes técnicos.

1981: Colaboração com a Linde
Na sequência de suas encomendas de acionamentos planetários e de corrente, em 1981, a especialista em tecnologia de armazéns Linde Material Handling confiou à Porsche o projeto global de uma nova geração de empilhadeiras.

Além do design funcional do veículo, os engenheiros deram atenção especial para o desenvolvimento de um novo conceito para o banco do motorista baseado em pesquisas de ergonomia.

1983: Motor TAG Turbo Fórmula 1
Graças ao apoio financeiro do empresário saudita Mansour Ojjeh, a equipe de corrida britânica McLaren conseguiu encomendar o desenvolvimento de um motor turbo de Fórmula 1 em Weissach.

O motor, com capacidade para desenvolver até 1000 cv, fez a sua estreia na temporada de 1983 e foi praticamente imbatível entre 1984 e 1986.

Com isso, a McLaren conquistou três títulos do campeonato mundial de pilotos e dois de construtores.

1990: Mercedes-Benz 500 E
Em 1990, os engenheiros da Porsche criaram uma versão particularmente potente da Mercedes W124 para a Mercedes-Benz, equipada com um motor V8 de quatro válvulas de 5 litros.

A Porsche foi responsável por todo o projeto até a produção em pequenas séries na Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen.

1993: Audi Avant RS2
A Audi e a Porsche desenvolveram em conjunto uma perua esportiva de alto desempenho, que foi apresentada no outono de 1993 sob o nome de Audi Avant RS2.

A variante RS2 de 232 kW (315 CV) foi fabricada em Weissach usando vários componentes da linha Porsche.

1994: Opel Zafira
Em 1994, quando o fabricante de automóveis Opel, com sede em Rüsselsheim, se planejou para entrar no crescente mercado de monovolumes compactos, encomendou à Porsche o desenvolvimento do Zafira baseado no modelo Astra.

Os engenheiros da Porsche projetaram a carroceria nua, adaptaram o trem-de-força, a suspensão e o sistema elétrico e assumiram a construção do protótipo, os testes do veículo e o planejamento da produção.

2002: Trenó de corrida para Georg Hackl
A Porsche Engineering desenvolveu um trenó de competição para o piloto de luge Georg Hackl no qual ele poderia mudar o amortecimento enquanto dirigia e assim alcançar uma velocidade maior nas curvas.

O resultado: uma medalha de prata para “Hackl Schorsch” nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 em Salt Lake City (EUA).

2007: Cayago Seabob
O Seabob do fabricante Cayago foi projetado para diversão movida à bateria na superfície da água e em profundidades abaixo da superfície.

Em 2007, os engenheiros da Porsche Engineering desenvolveram três componentes eletrônicos para o dispositivo de esportes aquáticos: o gerenciador de bateria, o módulo de comando do motor e o painel de comando com display gráfico.

A partir de 2014: Tecnologia de alta tensão para veículos elétricos
Para veículos elétricos de alto desempenho, a Porsche Engineering desenvolve sistemas de tração e outras soluções com base na inovadora tecnologia de 800 Volts.

Ao fazer isso, a Porsche Engineering se baseia em uma ampla experiência adquirida, por exemplo, com o Porsche 919 híbrido.

A Porsche Engineering desenvolveu o sistema completo de armazenamento de energia para o protótipo LMP1 – da estrutura mecânica ao sistema completo de controle e teste.

O sistema de bateria do Híbrido 919 preparou o caminho para a introdução da arquitetura de referência de 800 Volts no Porsche Taycan, que hoje ajuda o veículo elétrico a atingir seu excelente desempenho de condução.

2016: Scania Série S e Série R
A Porsche Engineering desenvolveu uma geração completamente nova de cabines, incluindo os processos de produção necessários, para a nova série de modelos de veículos comerciais pesados da fabricante sueca Scania, que foi lançada em 2016. Com a sua expertise no desenvolvimento de estruturas decididamente rígidas e leves, os engenheiros da Porsche desenvolveram uma estrutura de cabine especialmente à prova de colisões, utilizando aços com vários níveis de resistência.

2019: Cayenne Coupé
Em 2019, a Porsche lançou a variante Coupé da bem-sucedida série Cayenne, para a qual a Porsche Engineering atuou como contratada geral para o desenvolvimento completo do veículo.

O projeto incluiu o controle de todo o processo, bem como o desenvolvimento dos conjuntos individuais, validação das propriedades técnicas e suporte durante o período de preparação até a produção.

Na implementação, a Porsche Engineering utilizou basicamente ferramentas de simulação e desenvolvimento virtuais, no lugar dos testes reais, demorados e onerosos de componentes e veículos.

A partir de 2019: Desenvolvimento da metodologia Virtual ADAS
A Porsche Engineering criou um ambiente de simulação no qual as funções dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) podem ser treinadas e testadas virtualmente.

Entre outras ferramentas, os programadores usam Game Engines para essa finalidade. Os Games Engines são ferramentas de software destinadas à simulação gráfica e física em jogos de computador, mas também são adequados para o desenvolvimento da metodologia ADAS devido à reprodução realista das condições de condução.

Em muito pouco tempo, os especialistas em software podem percorrer cenários complexos de tráfego, alterar parâmetros como luz do sol, as condições meteorológicas ou o comportamento de outros usuários da estrada apenas pressionando um botão, além de abranger situações limítrofes que não poderiam ser recriadas com testes reais na estrada, ou apenas em situações de alto risco.

2020: Para-sóis MAY
Devido às suas grandes superfícies de contato, os para-sóis estão sujeitos a fortes forças, mesmo em baixas resistências do vento.

Para garantir a estabilidade dos componentes individuais e da construção geral, os para-sóis MAY foram submetidos a testes de carga em condições extremas no túnel de vento da Porsche.

2021: O veículo inteligente e conectado do futuro
O veículo do futuro tem capacidade perceptiva, processa as impressões, aprende e, assim, se adapta cada vez mais às necessidades.

Ele encaminha as informações para o back-end, onde todos os dados da frota são validados e otimizados na nuvem. Em seguida, ele recebe novos pacotes de software com recursos melhorados e aprimorados por conexão sem fio.

Como desenvolvedor geral de veículos, a Porsche Engineering está implementando as novas funções em sua totalidade, incluindo software, hardware e a rede necessária.

Em sua rede internacional de filiais, a Porsche Engineering reúne conhecimento profundo de software, know-how abrangente no campo de sistemas de assistência ao motorista e inteligência artificial, bem como conectividade em nuvem.

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