No começo de junho, o “Brussels Express” de 15.000 TEU, da Hapag-Lloyd, navegou pela primeira vez em seu porto de origem, na cidade de Hamburgo, na Alemanha.
É o primeiro grande navio de contêineres do mundo a ser convertido para propulsão a gás. Em setembro de 2020, quando ainda era chamado de “Sajir”, o navio foi para o estaleiro Huarun Dadong, em Xangai.
Lá, foram realizados todos os preparativos para que um guindaste flutuante içasse o tanque de Gás Natural Liquefeito (GNL), de 1.300 toneladas, até o ventre do navio, bem como para a realização de outros trabalhos relacionados à conversão.
“O fato de um retrofit dessa escala nunca ter sido feito antes significava que enfrentávamos inúmeros desafios – do planejamento à implementação. Abrimos novos caminhos com a conversão e agora iremos testá-la com muita precisão em operação no mundo real ”, disse Richard von Berlepsch, Diretor Gerente de Gestão de Frota da Hapag-Lloyd.
“GNL é atualmente o combustível mais promissor no caminho para emissões zero. O objetivo a médio prazo é ter operações de transporte neutras em CO2 usando gás natural sintético (SNG)”, explica o executivo.
Em uma homenagem ao Acordo Verde europeu, a Hapag-Lloyd rebatizou o navio de “Brussels Express”.
Além disso, a frase “Frete para um futuro mais limpo!” passou a estampar o quebra-mar no castelo de proa.
O navio ainda não está operando exclusivamente com GNL, pois as obras de garantia final serão realizadas no final desta viagem de ida e volta.
O primeiro bunkering completo de GNL ocorrerá em Cingapura na próxima viagem de ida.
No futuro, o navio, que atualmente opera no serviço Far East 4, entre a Ásia e o Norte da Europa, fará bunker duas vezes por viagem de ida e volta: em Cingapura e em Rotterdam.
O “Brussels Express”, da Hapag-Lloyd, de 15.000 TEU foi convertido para Gás Natural Liquefeito (GNL). Primeiro abastecimento de GNL completo será em Cingapura.