sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Primeiro grande navio de contêineres do mundo convertido em GNL chega a Hamburgo, na Alemanha

No começo de junho, o “Brussels Express” de 15.000 TEU, da Hapag-Lloyd, navegou pela primeira vez em seu porto de origem, na cidade de Hamburgo, na Alemanha.

- Publicidade -

É o primeiro grande navio de contêineres do mundo a ser convertido para propulsão a gás. Em setembro de 2020, quando ainda era chamado de “Sajir”, o navio foi para o estaleiro Huarun Dadong, em Xangai.

Lá, foram realizados todos os preparativos para que um guindaste flutuante içasse o tanque de Gás Natural Liquefeito (GNL), de 1.300 toneladas, até o ventre do navio, bem como para a realização de outros trabalhos relacionados à conversão.

- Publicidade -

“O fato de um retrofit dessa escala nunca ter sido feito antes significava que enfrentávamos inúmeros desafios – do planejamento à implementação. Abrimos novos caminhos com a conversão e agora iremos testá-la com muita precisão em operação no mundo real ”, disse Richard von Berlepsch, Diretor Gerente de Gestão de Frota da Hapag-Lloyd.

“GNL é atualmente o combustível mais promissor no caminho para emissões zero. O objetivo a médio prazo é ter operações de transporte neutras em CO2 usando gás natural sintético (SNG)”, explica o executivo.

Em uma homenagem ao Acordo Verde europeu, a Hapag-Lloyd rebatizou o navio de “Brussels Express”.

- Publicidade -

Além disso, a frase “Frete para um futuro mais limpo!” passou a estampar o quebra-mar no castelo de proa.

O navio ainda não está operando exclusivamente com GNL, pois as obras de garantia final serão realizadas no final desta viagem de ida e volta.

O primeiro bunkering completo de GNL ocorrerá em Cingapura na próxima viagem de ida.

No futuro, o navio, que atualmente opera no serviço Far East 4, entre a Ásia e o Norte da Europa, fará bunker duas vezes por viagem de ida e volta: em Cingapura e em Rotterdam.

O “Brussels Express”, da Hapag-Lloyd, de 15.000 TEU foi convertido para Gás Natural Liquefeito (GNL). Primeiro abastecimento de GNL completo será em Cingapura.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança