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Scania apresenta novos motores a biogás na Europa com economia de 5% no consumo

Optar por Bio-GNL ou Bio-GNC é o caminho óbvio para alcançar reduções radicais de CO₂. Com 420 cv ou 460 cv e alcances de até 1.800 km, até mesmo os operadores de longa distância mais exigentes podem se beneficiar da oferta sustentável de biogás da Scania.

A Scania deu as primeiras pistas sobre seus novos motores a biogás na feira IAA do ano passado, mas quando os motores de última geração chegaram, trouxeram uma novidade – agora estão associados a dois terços do bem-sucedido conjunto motriz baseado no Super. O trio bem composto e harmonizado – os novos motores a biogás mais as caixas de câmbio G25 e eixos do irmão a diesel – funcionam tão bem juntos que são observadas e confirmadas economias de combustível de 5% em longas distâncias.

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“Quando combinamos esses componentes, logo ficou claro que tínhamos um sucesso em desenvolvimento”, diz Ola Henriksson, Gerente de Produto Sênior de Combustíveis Renováveis na Scania Trucks. “Assim como o motor Super se beneficia da maior amplitude na caixa de câmbio G25, o mesmo acontece com os motores a biogás. Quando combinados com a caixa de câmbio Scania Opticruise e os novos eixos, os motores a biogás podem operar muito próximos ao seu ‘ponto ideal’ na maior parte do tempo. Juntos, resultam em uma economia de combustível de 5% neste conjunto motriz.”

O interesse por combustíveis de biometano produzidos localmente para caminhões (como Bio-GNL ou Bio-GNC) está aumentando rapidamente. Muitas empresas e compradores de transporte têm a ambição de descarbonizar seus transportes rodoviários aqui e agora. Soluções baseadas em biometano estão prontamente disponíveis por meio de redes de postos de abastecimento em rápido crescimento, e as emissões de CO₂ podem ser reduzidas em até 90% do poço à roda.

“Os combustíveis de biometano são definitivamente a solução para aqueles clientes que desejam iniciar uma jornada de descarbonização sem demora”, diz Henriksson. “Nossos motores a biogás abrangem uma ampla variedade de setores e aplicações. Uma combinação de trator e reboque de 40 toneladas pode alcançar alcances de até 1.800 km quando especificada com as maiores soluções de tanque de Bio-LNG que oferecemos. Adicione os 460 cv e os 2.300 Nm que nosso motor OC13 oferece à equação e você tem uma ferramenta perfeita para o transporte de longa distância na Europa.”

As redes de postos de abastecimento de biogás estão se expandindo rapidamente por toda a Europa, impulsionadas pela crescente demanda e por grandes players da indústria de combustíveis. Reduzir a pegada de CO₂ não é mais algo que apenas empresas ‘verdes’ fazem para ganhar reconhecimento público: é uma necessidade pura para a maioria dos tipos de transportadores sérios, e todos os meios disponíveis devem ser usados.

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Os novos motores a biogás são baseados no motor a gás de 13 litros que a Scania oferece há vários anos. Ao aumentar os níveis de potência do motor e prepará-los para futuras demandas legais, a Scania está demonstrando sua intenção de conquistar uma participação de mercado ainda maior na busca pela descarbonização.

“Com as reduções de CO₂, a dirigibilidade e os alcances que oferecemos agora, estou convencido de que mais clientes reconhecerão o quão ótima é essa solução”, diz Henriksson. “Existem tantos prós óbvios e praticamente nenhum contra. E o motorista também pode desfrutar de um nível de ruído significativamente mais baixo.”

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