quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Captur 2022: tecnologia e performance sem perder economia

A linha 2022 do Captur chega com o design externo renovado, uma revolução no interior e o inédito motor turbo TCe 1.3 flex que gera 170 cv de potência e 27,5 kgfm, o maior torque do segmento, trabalhando com a também nova, na Renault, transmissão automática CVT XTRONIC®, tudo isso para oferecer retomadas e ultrapassagens mais rápidas, mas sem perder o foco na economia de combustível e no conforto.

A Renault até tentou disponibilizar o veículo para as primeiras impressões, visto que a pandemia tem complicado os eventos de lançamento, mas o tempo era muito curto. Vamos aguardar a disponibilidade após o lançamento.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O modelo passou por um face lift com o novo para-choque que traz elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas.

Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado e temos um novo ski dianteiro com entrada de ar. As rodas de 17 polegadas também são novas.

O interior foi completamente renovado. Com materiais suaves ao toque, a versão topo de linha ganhou ainda a opção bíton com a combinação da cor marrom.

- Publicidade -

O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como observamos ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.

A nova central multimídia possui tela de oito polegadas e está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.

A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A versão topo de linha traz como opcional sistema de som premium, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo.

O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos.

Nada de saída de ar condicionado na parte traseira, mas ainda assim, os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos.

O Captur também traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.

Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Captur chega em três versões de acabamento, todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.

O canal Auto Especialista com Tarcisio Dias é o mais novo canal de vídeos do portal Mecânica Online®. Faça sua inscrição em nosso canal e marque o sininho para saber de todas as novidades.

Acesse mecanicaonline.com.br e confira a matéria completa, inclusive com os detalhes de cada versão e o preço de lançamento.

Design – O Captur sempre chamou a atenção nas ruas pelo design. Agora, o modelo foi reestilizado sem perder a sua elegância e linhas bem marcadas. A nova grade dianteira, com desenho fluido e no conhecido formato de “C”, ficou ainda maior e ganhou detalhe cromado.

O novo para-choque é ainda mais envolvente e traz inéditos elementos tecnológicos, como os apliques prateados, a luz de circulação diurna DRL em LED “C Shape”, que emoldura os faróis de neblina LED com a função “cornering”, auxiliar em curvas, e o novo ski dianteiro com entrada de ar, que dá um toque de sofisticação e esportividade. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, em até com 75% de melhoria visual.

Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos e dois tipos de acabamento, de acordo com a versão, integram o conjunto em perfeita harmonia.

A traseira traz LEDS na identidade visual das lanternas, ponteira do escapamento cromada e agora onde está o nome Captur passa a ser na mesma cor da carroceria. E a sigla TCe (do inglês Turbo Control Efficiency), em alusão ao motor turbo 1.3 flex, está estampada na tampa do porta-malas.

A pintura em bíton oferece originalidade e personalização. São oferecidas oito combinações de cores, incluindo seis combinações em bíton. O teto do Captur pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam às cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopée.

O Captur acomoda cinco passageiros com conforto, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.

Além da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando ainda mais encontrar a melhor posição de dirigir.

Tecnologias – Facilitar a vida a bordo é sempre uma preocupação da Renault. Agora, ligar o motor do carro à distância é possível no Captur. Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo em uma temperatura agradável.

O Captur 2022 também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Outros alertas luminosos são o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.

Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).

Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.

A nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,3 para 3,0 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.

Multimídia – A nova central multimídia EasyLink traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma tela capacitiva de 8’’ com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth e visualizar informações como temperatura externa e horário direto na tela.

O sistema possui uma vasta gama de opções de personalização para adaptar a tela ao gosto de cada cliente. O EasyLink permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Pelo sistema é possível:
• Escolher um nome e uma foto de capa;
• Definir um layout personalizado da tela;
• Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
• Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
• Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
• Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
• Personalizar o som das teclas.

Outra importante novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veículo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.

Versões e equipamentos

Zen:
• Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
• Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
• 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
• Câmera e sensores de estacionamento traseiros
• Controle de estabilidade (ESP)
• Controle de tração (ASR)
• Assistente de partida em rampa (HSA)
• Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
• Sensor de pressão dos pneus
• Chave-cartão
• Sistema Start&Stop
• Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
• Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton

Intense, os equipamentos da Zen mais:
• Ar-condicionado automático
• Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
• Sensor crepuscular
• Sensor de chuva
• Duas saídas USB para o banco traseiro
• Função “Follow me home” nos faróis
Opcional: pintura bíton e revestimento interno premium

Iconic, os equipamentos da Intense mais:
• Faróis com tecnologia full LED
• Sensor de ponto cego
• Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
• Sistema de partida remota do motor
• Revestimento interno premium
Opcional: pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil