Mercedes-Benz

Captur 2022: tecnologia e performance sem perder economia

A linha 2022 do Captur chega com o design externo renovado, uma revolução no interior e o inédito motor turbo TCe 1.3 flex que gera 170 cv de potência e 27,5 kgfm, o maior torque do segmento, trabalhando com a também nova, na Renault, transmissão automática CVT XTRONIC®, tudo isso para oferecer retomadas e ultrapassagens mais rápidas, mas sem perder o foco na economia de combustível e no conforto.

A Renault até tentou disponibilizar o veículo para as primeiras impressões, visto que a pandemia tem complicado os eventos de lançamento, mas o tempo era muito curto. Vamos aguardar a disponibilidade após o lançamento.

O modelo passou por um face lift com o novo para-choque que traz elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas.

Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado e temos um novo ski dianteiro com entrada de ar. As rodas de 17 polegadas também são novas.

O interior foi completamente renovado. Com materiais suaves ao toque, a versão topo de linha ganhou ainda a opção bíton com a combinação da cor marrom.

O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como observamos ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.

A nova central multimídia possui tela de oito polegadas e está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.

A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz.

A versão topo de linha traz como opcional sistema de som premium, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo.

O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos.

Nada de saída de ar condicionado na parte traseira, mas ainda assim, os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos.

O Captur também traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.

Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Captur chega em três versões de acabamento, todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.

O canal Auto Especialista com Tarcisio Dias é o mais novo canal de vídeos do portal Mecânica Online®. Faça sua inscrição em nosso canal e marque o sininho para saber de todas as novidades.

Acesse mecanicaonline.com.br e confira a matéria completa, inclusive com os detalhes de cada versão e o preço de lançamento.

Design – O Captur sempre chamou a atenção nas ruas pelo design. Agora, o modelo foi reestilizado sem perder a sua elegância e linhas bem marcadas. A nova grade dianteira, com desenho fluido e no conhecido formato de “C”, ficou ainda maior e ganhou detalhe cromado.

O novo para-choque é ainda mais envolvente e traz inéditos elementos tecnológicos, como os apliques prateados, a luz de circulação diurna DRL em LED “C Shape”, que emoldura os faróis de neblina LED com a função “cornering”, auxiliar em curvas, e o novo ski dianteiro com entrada de ar, que dá um toque de sofisticação e esportividade. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, em até com 75% de melhoria visual.

Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos e dois tipos de acabamento, de acordo com a versão, integram o conjunto em perfeita harmonia.

A traseira traz LEDS na identidade visual das lanternas, ponteira do escapamento cromada e agora onde está o nome Captur passa a ser na mesma cor da carroceria. E a sigla TCe (do inglês Turbo Control Efficiency), em alusão ao motor turbo 1.3 flex, está estampada na tampa do porta-malas.

A pintura em bíton oferece originalidade e personalização. São oferecidas oito combinações de cores, incluindo seis combinações em bíton. O teto do Captur pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam às cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopée.

O Captur acomoda cinco passageiros com conforto, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.

Além da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando ainda mais encontrar a melhor posição de dirigir.

Tecnologias – Facilitar a vida a bordo é sempre uma preocupação da Renault. Agora, ligar o motor do carro à distância é possível no Captur. Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo em uma temperatura agradável.

O Captur 2022 também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Outros alertas luminosos são o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.

Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).

Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.

A nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,3 para 3,0 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.

Multimídia – A nova central multimídia EasyLink traz mais tecnologia e conectividade ao condutor. Com uma tela capacitiva de 8’’ com interface simples e intuitiva, a central possui layout personalizável e oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple CarPlay. Os ocupantes também podem realizar conexão via Bluetooth e visualizar informações como temperatura externa e horário direto na tela.

O sistema possui uma vasta gama de opções de personalização para adaptar a tela ao gosto de cada cliente. O EasyLink permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Pelo sistema é possível:
• Escolher um nome e uma foto de capa;
• Definir um layout personalizado da tela;
• Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
• Salvar até nove estações de rádio na memória do sistema;
• Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
• Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
• Personalizar o som das teclas.

Outra importante novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veículo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado, sem entrar como uma das cinco contas já configuradas.

Versões e equipamentos

Zen:
• Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
• Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
• 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
• Câmera e sensores de estacionamento traseiros
• Controle de estabilidade (ESP)
• Controle de tração (ASR)
• Assistente de partida em rampa (HSA)
• Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
• Sensor de pressão dos pneus
• Chave-cartão
• Sistema Start&Stop
• Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
• Rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bíton

Intense, os equipamentos da Zen mais:
• Ar-condicionado automático
• Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
• Sensor crepuscular
• Sensor de chuva
• Duas saídas USB para o banco traseiro
• Função “Follow me home” nos faróis
Opcional: pintura bíton e revestimento interno premium

Iconic, os equipamentos da Intense mais:
• Faróis com tecnologia full LED
• Sensor de ponto cego
• Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
• Sistema de partida remota do motor
• Revestimento interno premium
Opcional: pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.

Lançamento

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

Avaliações

Cursos Mecânica Online®

NOTÍCIAS RECENTES

ARTIGOS RELACIONADOS