segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Honda CRF 250F 2022: a off-road puro sangue, de cara nova

Desde o final de 2018 a Honda CRF 250F ocupa um lugar especial e exclusivo no mercado brasileiro, atendendo plenamente os anseios de quem deseja uma máquina pensada exclusivamente para o fora de estrada, na qual a performance é aspecto que vem acompanhado da tradicional qualidade e robustez de todas as motos Honda.

Trilheiros de fim de semana assim como os que fazem do off-road um esporte, participando de provas de modalidades como Enduro, Rali ou Cross Country, tem nas Honda CRF 250F produzidas em Manaus-AM, um modelo acessível e competente, que concilia qualidades inigualáveis, capaz de atender de modo pleno o crescimento da prática do off-road no Brasil.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As mais duras provas do off-road nacional servem de verdadeiro laboratório de testes para os pilotos das equipes Honda Racing demonstrarem, na prática, que tanto a Honda CRF 250F como sua antecessora, a CRF 230F, são motocicletas prontas para qualquer desafio, incluindo as competições de alto rendimento. Na temporada 2021, a Honda CRF 250F é destaque em todos os campeonatos em que participa.

O piloto Tiago Wernersbach lidera o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country pela classe Brasil, para motos de fabricação nacional, e ainda abriu a competição em décimo lugar na classificação geral, que inclui as motos importadas.

O vice-líder da classe Brasil, Tiago Veloso, também acelera a Honda CRF 250F, modelo com o qual conquistou o título do Sertões 2020, na mesma categoria.

- Publicidade -

No Enduro, Bárbara Neves é tricampeã brasileira pela classe EF (feminina) e utiliza a Honda CRF 250F.

A motocicleta também é a escolha do experiente piloto Dário Júlio, que além de possuir cinco títulos no Brasileiro de Enduro de Regularidade, o último deles conquistado de forma invicta com a Honda CRF 250F em 2020, na classe Brasil, exerce o papel de chefe da equipe Honda Racing de Rally.

Bárbara Neves e Dário Júlio são os pilotos que aparecem nas fotos de ação e vídeos oficiais produzidos pela Honda para o lançamento da CRF 250F 2022.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Se nas equipes oficiais Honda a CRF 250F atende diferentes modalidades e perfis de usuários, o mesmo ocorre entre os praticantes de trilhas e passeios no ambiente off-road.

A última edição do Super Bananalama, em 2019, por exemplo, evento reconhecido pelo livro dos recordes como o maior encontro de trilheiros do mundo, contou com 4.609 motocicletas inscritas, das quais 81% eram modelos Honda – grande parte formada pelos modelos nacionais off-road CRF 250F e CRF 230F.

Esta faceta versátil e “de briga” inspirou os designers da Honda, que na versão 2022 terá cor e grafismo diretamente herdado das Honda CRF 450/250 importadas, que em versões R ou RX são as máquinas profissionais para as disputas de competições do motociclismo off-road nacional e internacional.

Dar às CRF 250F “made in Manaus” o mesmo visual de motos como a CRF 450 Rally, bicampeã do Dakar (2020 e 2021), e da CRF 450RW, campeã do mundial de motocross na MXGP (2019 e 2020), foi uma atitude que faz jus à competência da Honda CRF 250F, campeã da categoria Brasil destinada à motos nacionais das principais provas brasileiras como Rally dos Sertões, Rally Jalapão e RN 1500 desde seu lançamento.

Tecnicamente, a Honda CRF 250F mantém o moderno motor monocilindro 4T SOHC de quatro válvulas, arrefecido a ar, alimentado pelo sistema PGM-FI, com potência máxima de 22,2 cv a 7.500 rpm, e torque máximo, de 2,28 kgf.m, a 6.000 rpm.

É dotado de partida elétrica adequada ao uso frequente, típico na prática do off-road. A transmissão de cinco velocidades acoplada à uma robusta embreagem é garantia de eficiência, mesmo em condições de uso extremas.

Na parte ciclística, o destaque é o chassi tipo berço duplo fechado, feito com tubos de aço de elevada especificação, que surpreende pela inovadora arquitetura Twin Tube, com tubos que da coluna de direção descem rumo à fixação da balança traseira, arquitetura que favorece a maneabilidade.

A suspensão dianteira tem 41mm de diâmetro e 240mm de curso, na traseira o conjunto mola-amortecedor com regulagem na carga da mola está ligado à balança de suspensão pelo sistema Pro-Link de amortecimento progressivo.

Na frenagem, o disco dianteiro tipo wave de 240mm de diâmetro tem cáliper de pistão duplo. Atrás o disco, também tipo wave, tem 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples. Completam a ciclística rodas raiadas com aros de 21″ à frente e 18″ atrás.

Com peso a seco limitado a 114 kg, distância do banco em relação ao solo de 883 mm e ergonomia voltada para simplificar a pilotagem, seja dos mais experientes pilotos como também – e principalmente – dos iniciantes, a Honda CRF 250F é uma motocicleta fácil e versátil, que estimula o progresso da técnica de pilotagem fora de estrada.

Outra qualidade não indiferente é sua resistência, não apenas a do conjunto mecânico, mas das carenagens e partes plásticas em geral, projetadas para resistir aos frequentes contatos com o solo que são típicos no off-road.

A Honda CRF 250F 2022 estará disponível nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de 2 de agosto de 2021 em cor única, vermelha.

O preço público sugerido é de R$ 17.550,00, base o Distrito Federal, e não inclui despesas com frete ou seguro.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil