sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Bosch destaca soluções sustentáveis para a todo o tipo de mobilidade

A eletromobilidade se tornará o nosso principal negócio e a mobilidade livre de CO2 tem grande potencial de crescimento.

No que se refere a eletromobilidade, nenhuma outra empresa oferece tantas opções quanto a Bosch: de e-bike a equipamentos para construção, e de semicondutores de carboneto de silício a módulos de e-axle pré-integrados (solução compacta e otimizada para sistemas híbridos e elétricos).

- Publicidade -

E isso está valendo a pena: a Bosch está crescendo duas vezes mais rápido nesse segmento e pretende gerar mais de 1 bilhão de euros em vendas neste ano. Até 2025, a expectativa é crescer cinco vezes mais.

“A eletromobilidade se tornará o nosso principal negócio e a mobilidade livre de CO2 tem grande potencial de crescimento. Estamos transformando desafios em oportunidades – é assim que fazemos na Bosch”, disse Volkmar Denner, presidente mundial do Grupo Bosch, no IAA Mobility 2021, em Munique.

Essas áreas em pleno desenvolvimento também incluem tecnologias de assistência ao condutor, que são a base para todos os níveis de direção autônoma. Neste segmento, a Bosch também tem crescido rapidamente e se consolida como uma líder com 40% do mercado. Mesmo diante de um ambiente mercadológico desafiador marcado pela Covid-19, pela falta de chip e pela rápida transformação da mobilidade: o faturamento dos negócios de Soluções para Mobilidade crescerá 10% este ano. “A Bosch é uma líder em tecnologia e isso significa sucesso nos negócios”, afirma Denner.

“A eletromobilidade se tornará o nosso principal negócio e a mobilidade livre de CO2 é uma área com grande potencial de crescimento”

Volkmar Denner, CEO mundial da Bosch

Direção elétrica – A eletromobilidade será o próximo capítulo de sucesso na história da Bosch. Com investimentos iniciais de 5 bilhões de euros até o momento e com as soluções de powertrain mais eficientes do mercado, a empresa segue avançando. Somente neste ano, os investimentos já estão na ordem de 700 milhões de euros.

- Publicidade -

“Estamos nos preparando para o aumento nas demandas por veículos elétricos em todo o mundo. Globalmente, a expectativa é que 60% de todos os novos veículos registrados em 2035 sejam elétricos”, disse Stefan Hartung, presidente mundial do setor Soluções para Mobilidade do Grupo Bosch.

No caso das e-bikes, a Bosch vem mostrando há dez anos que a inovação pode criar mercados. A empresa tem como objetivo moldar o futuro da mobilidade em todos os sentidos.

“Ela deve ser sustentável, mas também ser acessível e atrativa, especialmente considerando as metas ambiciosas estabelecidas pela União Europeia”, acrescentou Denner.

“Somente assim é que as pessoas e cargas também permanecerão móveis no futuro”. Para isso acontecer, a Bosch continua buscando uma abordagem neutra em tecnologia, oferecendo soluções sustentáveis em todo o mundo para os diferentes tipos de mobilidade de acordo com as políticas locais. A Bosch está investindo não apenas em powertrains com baterias elétricas, mas também com células a combustível, além de estar envolvida em projetos de clientes na China, Estados Unidos e Europa – vale dizer que os primeiros caminhões com tecnologia Bosch já estão circulando na China.

As tecnologias Bosch ajudam a tornar a vida das pessoas mais fácil. Ao dirigir um veículo elétrico, a recarga desempenha um papel decisivo.

- Publicidade -

Em Munique, a empresa lança um cabo de carregamento flexível para esta finalidade. A novidade tem controle integrado e tecnologia de segurança, bem como adaptadores para plugues tipo 2 e domésticos.

E para aliviar os motoristas da tarefa de procurar um lugar para recarregar as baterias em suas viagens, o serviço de recarga online da Bosch permite o acesso a mais de 200 mil pontos de carregamento na Europa, incluindo formas de pagamento sem complicações.

Direção Autônoma – Bosch oferece tudo a partir de uma única fonte Unidades de controle, sensores, inteligência artificial: o portfólio da Bosch contém todos os componentes da direção autônoma e a empresa tem cerca de cinco mil engenheiros trabalhando em todos os seus níveis.

Entre esses elementos estão funções aprimoradas de assistência que permitem aos motoristas tirarem as mãos do volante, além de outras funções totalmente autônomas. “Com os projetos-piloto nas áreas de estacionamento autônomo, a Bosch estabeleceu padrões na Alemanha e nos Estados Unidos”, disse Denner.

Em conjunto com a Mercedes-Benz e outros parceiros, a Bosch está trabalhando na implementação desta função no estacionamento P6 do aeroporto de Stuttgart.

O novo Mercedes-Benz S-Class é o primeiro veículo produzido no mundo a apresentar a tecnologia necessária para isso. Para que os veículos sem motorista possam navegar pelo comando do smartphone até uma vaga reservada, a empresa está equipando a garagem com tecnologia, como câmeras de vídeo de instalação fixa.

Estima-se que mais mil estacionamentos sigam este mesmo exemplo até 2025. Para toda a conveniência extra associada a tais desenvolvimentos, a Bosch enxerga a direção autônoma como um elemento-chave que pode tornar o trânsito mais seguro.

A companhia foi pioneira em sistemas que vão desde o programa eletrônico de estabilidade até a frenagem automática de emergência, além continuar a buscar o seu objetivo de prover uma direção livre de acidentes. Para isso, a Bosch está fornecendo softwares inovadores como base para os veículos inteligentes.

“Mesmo com a mobilidade do futuro sendo dominada por software, a nossa profunda experiência em sistemas será uma vantagem: a Bosch está igualmente “em casa” no mundo da eletrônica embarcada e da internet das coisas, com a qual os carros estarão conectados”, disse Denner.

Direção conectada – Como a Bosch previu há dez anos, os veículos estão cada vez mais conectados. No futuro, o software será tão importante quanto o desempenho ou a eficiência do powertrain.

A Bosch está moldando ativamente essa mudança e está preparada para isso: quase metade de seus colaboradores de P&D, que atuam no setor de negócios de Soluções para Mobilidade, são engenheiros de software. Até mesmo as bicicletas estão se tornando parte da Internet, como evidenciado pelo novo aplicativo Bosch eBike Flow.

Além disso, a integração de software está se tornando cada vez mais importante: uma área em que a Bosch tem ampla experiência. Considere os computadores de infoentretenimento: em 2025, seu poder de computação e complexidade de software irão dobrar.

A Bosch garante que os vários módulos de software funcionem de forma confiável uns com os outros.

Ademais, quando se trata de conectividade, as ideias da empresa vão muito além dos veículos. “A Bosch não trata apenas de carros, mas também conhece bem os ambientes fabris e residenciais. Como nenhuma outra empresa, podemos conectar domínios diferentes uns com os outros”, disse Hartung.

Desde abril deste ano, os modelos da Mercedes-Benz com o assistente de voz MBUX passaram a ser um centro de comando para aplicações de casa inteligente da Bosch. A partir do assento do motorista, um comando de voz é o suficiente para entrar em contato com a casa inteligente para desligar as luzes, abrir as cortinas ou mesmo controlar o aquecimento. Tudo isso mostra que as tecnologias da Bosch estão abrindo caminho para uma mobilidade sustentável, segura e emocionante.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança