sexta-feira, 19 julho , 2024
28 C
Recife

Dana amplia suas soluções para eletrificação e lança e-Axles para o segmento de veículos comerciais pesados

A Dana anunciou, no início de setembro, a expansão de suas ofertas Spicer Electrified™ e-Powertrain com o lançamento de uma família de e-Axles, projetados para uma ampla variedade de aplicações em veículos comerciais pesados, das Classes 7 e 8.

Os e-Axles Spicer Electrified™ Zero-8 complementam os sistemas de e-propulsão de veículos elétricos (EV) para serviços pesados da Dana, que atualmente equipam milhares de veículos em todo o mundo.

- Publicidade -

Os e-Axles Zero-8 elevam ainda mais os padrões de robustez e eficiência da tecnologia de eixo motriz da Dana e são precisamente projetados para aplicações exigentes em estradas.

O novo portfólio e-Axle reforça a estratégia da Dana para atender o diversificado cenário de arquitetura elétrica dos veículos pesados (Classes 7 e 8), com soluções de trem de força diversificadas, incluindo sistemas para transmissão direta e agora sistemas e-Axle 4×2, 6×2 e 6×4 multivelocidade.

“A Dana utilizou toda a sua experiência global em sistemas pesados de e-Powertrain para apresentar uma família complementar de e-Axles que oferece máxima eficiência, desempenho e confiabilidade”, disse Ryan Laskey, vice-presidente sênior do grupo Commercial Vehicle Drive and Motion Systems (Sistemas de Direção e Movimento para Veículos Comerciais) da Dana.

- Publicidade -

“Essas novas plataformas de produtos utilizam nossos comprovados motores e inversores integrados verticalmente e fornecem aos nossos clientes soluções completas e aprimoradas para suas necessidades de veículos elétricos. Nossa equipe técnica está comprometida em oferecer as melhores soluções de emissão zero, especificamente construídas para esse fim.”

Os novos e-Axles são projetados para se integrarem facilmente à maioria dos chassis existentes.

A plataforma utiliza tecnologias consagradas e verticalmente integradas da Dana, incluindo motores e inversores Dana TM4 ™, engrenagens de eixo de alta eficiência Spicer®, sincronizadores Graziano®, controladores de transmissão, software, sistemas e controles.

- Publicidade -

As configurações 4×2, 6×2 e 6×4 são compatíveis com freios a tambor ou disco e estão disponíveis como conjuntos totalmente integrados.

Os eixos eletrificados variam de 52.000 Nm a 69.000 Nm de torque de saída nominal e suportam classificações de capacidade máxima de tração por eixo de 9.500 a 13.600 kg para configurações de eixo eletrônico único e de 18.000 a 23.500 kg para propulsão de eixo tandem eletrificado.

As características distintas adicionais do sistema são seu projeto de motor modular, que fornece fácil acesso para serviços e manutenção, e a capacidade de troca de motor para ampliar a faixa de aplicação das Classes 7 e 8, para melhor integração às plataformas eletrificadas dos clientes.

“Esses novos e-Axles são baseados em nossas tecnologias mais procuradas e comprovadas em campo”, acrescentou Laskey.

“Eles estão atualmente sendo testados em todo o mundo em aplicações com bateria elétrica e célula de combustível, e estão prontos para adoção em escala total, à medida que o segmento de veículos comerciais continua a progredir para plataformas totalmente eletrificadas.”

Com estratégias de produção globais em andamento, a Dana tem compromissos com seus clientes OEM globais para entregas a partir do final de 2023.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão