quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Saiba o que muda na Biz 125 e Biz 110i 2022

A praticidade e economia das Biz 125 e 110i está constantemente aliada à modernização. As novas cores e grafismos dos modelos 2022 mantém a atualidade de um dos mais populares veículos do Brasil

Pensada exclusivamente para o Brasil, a Biz nasceu de um projeto arrojado, que teve como ponto de partida a Honda C100 Dream. Produzida no Brasil de 1992 até 1997, a Dream foi a representante nacional das pioneiras Honda CUB – Category Upper Basic, modelo em produção contínua desde o final dos anos 1950, e simplesmente o mais vendido veículo motorizado de todos os tempos.

A ousadia da Honda Brasil foi intervir no mais clássico dos modelos Honda, transformando-o em algo ainda mais genial, criando um útil espaço sob o banco, mas preservando as reconhecidas qualidades das CUB tais como robustez, economia e simplicidade de uso, e embalando isso tudo com um design de referência, elegante e atemporal.

Em produção desde 1998, a Honda Biz atingiu plenamente seus objetivos: pensada para o Brasil, se tornou a cara de brasileiros e brasileiras, que a elegeram como um meio de locomoção indispensável, como comprovam as mais de 4 milhões de unidades produzidas em 23 anos consecutivos.

As Biz 125 e 110i chegam à versão 2022 trazendo novos grafismos e cores. Para a Biz 125 serão duas as novas cores: a bicolor branca e azul, e a vermelha, de nova tonalidade. Permanecem as cores branco perolizado e marrom perolizado. Na Biz 110i as novas cores são o vermelho e prata metálico, sendo mantida a branca.

O motor é a mais marcante diferença entre as Honda Biz 125 e 110i. Na Biz 125 o monocilindro OHC arrefecido a ar de 124,9 cc gera 9,2 cv de potência e 1,04 kgf.m de torque. Dotado do sistema de alimentação PGM-FI, pode receber gasolina e etanol em proporções variadas. Na Biz 110i o monocilindro OHC, também arrefecido a ar, tem 8,33 cv de potência e 0,89 kgf.m de torque, e o sistema de alimentação PGM-FI só admite o uso de gasolina.

Na parte ciclística, ambas compartilham do mesmo tipo de chassi tubular de aço, suspensão telescópica na dianteira e convencional com dois amortecedores na traseira. A diferença está no tipo de rodas e sistema de frenagem. Na Biz 125 as rodas são de liga leve (17 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira) e a frenagem CBS – Combined Brake System – atua em disco na dianteira e tambor na traseira. Já a Biz 110i usa rodas raiadas, com freios a tambor também dotados de CBS.

Fatores de praticidade responsáveis pela popularidade das Biz são o câmbio semiautomático, que dispensa o acionamento de embreagem, a partida elétrica e o compartimento porta-capacete sob o assento, cuja abertura é comandada pela própria chave de contato.

Na Biz 125 o painel é totalmente digital LCD com tecnologia blackout e luz ECO, que ajuda na economia de combustível, além da tomada de 12V no compartimento porta-capacete. Ambas trazem o escudo frontal, que além de proteger as pernas abriga um prático gancho retrátil, útil para transporte de mochilas, bolsas e sacolas de compras.

Disponíveis na rede de concessionários Honda a partir de outubro, as Honda Biz 125 e Biz 110i modelo 2022 tem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O preço público sugerido base Distrito Federal, que não inclui despesas com frete ou seguro é o seguinte:

Honda Biz 125: R$ 11.590,00
Honda Biz 110i: R$ 9.260,00

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn