sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Ultifi: nova plataforma de software da GM vai permitir atualização remota do veículo

A General Motors anunciou a Ultifi, sua plataforma de software de ponta a ponta, projetada para proporcionar novas experiências e conectar a vida digital dos clientes.

- Publicidade -

A Ultifi permitirá a entrega frequente de recursos, aplicativos e serviços de software através da tecnologia de O.T.A. (Over The Air) para os clientes.

Ela tem potencial para mais serviços baseados na nuvem, desenvolvimento mais rápido de software e novas oportunidades para aumentar a fidelidade dos clientes.

- Publicidade -

A funcionalidade da Ultifi se baseia na Plataforma de Inteligência Veicular (VIP), a arquitetura elétrica avançada da GM. Os veículos habilitados para a VIP hoje fornecem capacidade de atualização remota com tecnologia O.T.A., maior armazenamento de dados, segurança cibernética robusta e poder de processamento extremamente rápido.

Além disso, os engenheiros da GM compartimentalizarão o software-mãe em uma nova camada centralizada que atua como um poderoso eixo para os sistemas de veículos. A plataforma Ultifi permitirá, então, o desenvolvimento acelerado e a implantação de softwares e aplicativos remotamente para milhões de clientes, sem afetar os controles básicos de hardware.

“A GM tem décadas de experiência em desenvolvimento de softwares veiculares, o que nos garantiu uma base sólida para este momento de evolução”, disse Mark Reuss, presidente global da GM. “Agora, com a Ultifi, poderemos melhorar nossos softwares continuamente e fornecer novos recursos e aplicativos aos clientes em tempo recorde.”

- Publicidade -

Semelhante ao funcionamento de um smartphone, os clientes poderão realizar atualizações periódicas e escolher entre diversas atualizações remotas, opções de personalização e aplicativos¹ novos e emocionantes.

Esta personalização transformará a experiência de propriedade, pois os veículos habilitados terão acesso aos softwares e recursos mais recentes. Algumas dessas atualizações e configurações podem ser salvas em contas autenticadas², para que possam ser utilizadas em diversos veículos GM.

Os usuários se beneficiarão da conectividade avançada baseada em nuvem da Ultifi para integrar aspectos importantes de suas vidas digitais com perfeição. No futuro, por exemplo, câmeras internas poderão realizar reconhecimento facial para ligar o motor do veículo.

Com base no planejamento da rota e GPS, as configurações do motorista jovem podem ser ajustadas para restringir a velocidade máxima ou veículos podem até mesmo se comunicar com sua casa inteligente no caminho para desativar o sistema de segurança e ajustar o termostato.

Da mesma forma, a conectividade em nuvem poderia potencialmente se estender a aplicações de veículo-para-tudo (V2X) para ajudar a avançar na meta da GM de zero acidente e zero congestionamento. Através da comunicação com outros dispositivos conectados e com o ecossistema, os motoristas podem ser alertados sobre perigos ou mudanças nas condições da via e ser capazes de cronometrar efetivamente os sinais de trânsito.

“O aumento da flexibilidade e o desenvolvimento mais rápido de software são dois grandes benefícios dessa nova tecnologia”, disse Scott Miller, vice-presidente de software da GM. “Nossos desenvolvedores internos estão projetando a Ultifi para maximizar o reaproveitamento de software, o que libera mais tempo para criar recursos e serviços que agregam valor para nossos clientes.”

Embora a Ultifi seja uma plataforma interna, ela está sendo projetada para desenvolvedores externos. Ela usa o software Linux®, uma das plataformas mais utilizadas no mundo, o que permite à GM dar aos desenvolvedores terceiros autorização de acesso para inovar em nome de seus clientes.

A Ultifi é habilitada por hardware embutido em alguns produtos de última geração a partir de 2023, abrangendo veículos a combustão interna e elétricos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança