segunda-feira, 18 março , 2024
28 C
Recife

BMW Motorrad celebra 80 mil motos produzidas no Brasil

São produzidos localmente os modelos G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure

A BMW Motorrad comemorou no dia 1 de outubro o marco de 80 mil unidades produzidas no Brasil. O número foi alcançado com a superesportiva BMW S 1000 RR.

Com capacidade de produção de 15 mil unidades por ano, a fábrica de Manaus é a única da BMW Motorrad 100% dedicada a motocicletas fora da Alemanha.

A planta produz com a qualidade global do BMW Group, fato comprovado por auditorias de produto diárias feitas por uma equipe qualificada seguindo os padrões globais do grupo BMW.

Atualmente, são feitos oito modelos na planta: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure.

“É um grande orgulho saber que há 80 mil motos BMW Motorrad fabricadas no Brasil. O marco histórico é mais uma prova que nossos clientes aqui no Brasil percebem, nos modelos que aqui produzimos, além do alto nível de qualidade, a paixão e o entusiasmo que empregamos nos processos da nossa fábrica. O comprometimento da nossa equipe com a excelência de fabricação e o nosso foco no cliente são dois dos pilares que fazem a fábrica do BMW Group ser referência para a produção de motocicletas em um segmento tão concorrido”, afirma Jefferson Dias, Diretor Geral da fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus.

No total, a BMW Motorrad completou 12 anos de produção no Brasil. Entre 2009 e 2016, a marca compartilhou a linha de produção com um parceiro local, em Manaus. Em outubro de 2016, o BMW inaugurou sua fábrica própria na cidade.

BMW S 1000 RR – A BMW S 1000 RR tem motor quatro cilindros de 207 cv a 13.500 rpm e 113 Nm de torque máximo.

A elasticidade é marcante: entre 1.500 e 14.500 rpm já estão disponíveis 100 Nm. O segredo está na tecnologia BMW ShiftCam, que varia a abertura das válvulas para garantir o melhor desempenho em todas as faixas de rotação, particularmente nos regimes baixos e médios.

O recurso tecnológico traz outras vantagens, entre elas a entrega de potência e torque mais linear em todas as situações, inclusive nas saídas de curva, o que permite prolongar a vida útil dos pneus.

Há quatro modos de pilotagem: Rain, Road, Dynamic e Race, além da opção Modo Pro que traz configurações adicionais de pilotagem, mudança no controle de tração, limitador de velocidade de Pirt-Lane e o Shift Assistant Pro, assistente que permite realizar trocas de marcha ultrarrápidas sem precisar acionar a embreagem. Uma máquina tão rápida quanto o ritmo de produção da fábrica da BMW Motorrad de Manaus.

Certificação pelo uso de energia renovável na produção de veículos no Brasil – A fábrica da BMW Motorrad conta também com a utilização de energia de fontes renováveis e, com isso, promove a redução das emissões de CO₂ em suas atividades.

A empresa conquistou a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera. Desde 2019, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn