A série de testes da Pirelli para os novos pneus da Fórmula 1 de 18 polegadas que substituem a atual medida de 13 polegadas no próximo ano terminou ontem em Paul Ricard, na França, local que sediou o teste final de pneus de chuva com Daniil Kvyat na Alpine.
Interface gráfica do usuário, Aplicativo – A mudança para novos pneus de perfil baixo representa uma revolução técnica na elite do automobilismo mundial, exigindo um intenso programa de pesquisa e desenvolvimento que incluiu testes internos e externos.
Em comparação com as versões de 13 polegadas da geração anterior, a mudança para 18 polegadas marca um design que partiu de uma folha em branco, com os engenheiros da Pirelli repensando cada elemento do pneu: do perfil à estrutura e aos compostos.
Foram 28 dias de testes de pista para os novos pneus de 18 polegadas ao longo de 2021, totalizando 36, incluindo os dias de testes realizados no final de 2019 e início de 2020, antes de um atraso no programa causado pela pandemia da COVID-19.
O programa de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas foi uma operação abrangente do início ao fim, envolvendo mais de 10.000 horas de testes internos, mais de 5.000 horas de simulação e mais de 70 protótipos desenvolvidos virtualmente, o que resultou em 30 especificações físicas testadas na pista pelos pilotos.
Um total de 4.267 voltas foi feito, acumulando mais de 20.000 quilômetros: cerca de metade da circunferência da Terra. O número de conjuntos usados foi de 392, equivalente a 1.568 pneus.
Interface gráfica do usuário, Aplicativo – Quase todas as equipes participaram do programa de testes da Pirelli com 19 pilotos: 15 dos quais são competidores regulares no campeonato.
O papel dos pilotos foi fundamental, cada um oferecendo a sua perspectiva ao longo das diferentes fases de desenvolvimento. Este valioso feedback ajudou a Pirelli a desenvolver os novos pneus passo a passo, levando em consideração os comentários e expectativas dos pilotos.
MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI – “Com este último teste no molhado, finalmente fechamos nosso cronograma de desenvolvimento para os novos pneus de 18 polegadas. No ano passado, com a pandemia da COVID-19 tivemos que revisar nosso programa de teste totalmente, cancelando os testes em andamento para nos concentrarmos na simulação, bem como no desenvolvimento e modelagem virtuais. Este sistema de triagem virtual nos ajudou a otimizar o número de protótipos físicos produzidos e retornar aos testes em pista por 28 dias ao longo de 2021. Iniciamos o processo de desenvolvimento com o perfil, antes de passar para a construção de base e, finalmente, nos concentrando nos cincos compostos que iremos homologar para o próximo ano. Os resultados até agora obtidos foram alcançados com a contribuição dos pilotos que atualmente correm no campeonato, aspecto vital para nós, ainda que utilizando carros de testes. No próximo ano, ainda teremos alguns dias de teste à nossa disposição, o que nos permitirá afinar o pneu 2022 com os novos carros, se necessário. Assim que a especificação for validada pela FIA, os pilotos terão a chance de experimentar os pneus definitivos de 18 polegadas no teste após o GP de Abu Dhabi, embora tenhamos que esperar pelos testes de pré-temporada do próximo ano para ver esses pneus em ação nos carros de 2022 pela primeira vez.”