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Randon Implementos desenvolve conceito inovador de semirreboque

Novo rodotrem basculante, batizado como Concept Trailer, foi projetado em conjunto com a Volvo e parceiros para aumentar a performance e reduzir os custos de operação ao transportador

As rodovias do Brasil estão recebendo um novo conceito de semirreboque, dotado de alta tecnologia e eletrônica embarcada.

O novo Concept Trailer, rodotrem basculante desenvolvido pela engenharia da Randon Implementos, em conjunto com a Volvo Caminhões do Brasil e outros fornecedores parceiros, será testado em operação real no escoamento da safra de grãos brasileira, em rotas que conectam as regiões produtoras aos principais portos do país.

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Dotado de recursos de automação e sensores e fabricado com tecnologias que reduzem o peso total do implemento, o novo produto chega para otimizar a performance e reduzir os custos de operação do transportador.

Uma das principais inovações do Concept Trailer da Randon Implementos é a redução de peso do rodotrem basculante.

Com menos solda, utilização de alumínio e aços de alta resistência, o produto é uma tonelada mais leve que o modelo similar atual e utiliza processos de fabricação inéditos no segmento. Outro diferencial está no design.

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Ausência de colunas na caixa de carga e inclusão de defletores contribuem para a redução do arrasto aerodinâmico. O produto conta com sistema antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco.

Além disso, o Concept Trailer possui um pacote tecnológico que amplia a eficiência e segurança na operação, como sensor e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atuam automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra.

A operação de acoplamento e desacoplamento do conjunto também foi otimizada. Sensores nas quintas rodas e aparelho de levantamento elétrico ampliam a segurança e ergonomia desta operação.

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O enlonamento da carga passa a ser feito por um sistema totalmente automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir na caixa de carga.

Além disso, o conjunto identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.

“Com design diferenciado, uma tonelada mais leve e totalmente conectado com o cavalo mecânico e com o motorista, este novo produto traz o futuro para o presente, em um novo conceito para o transporte de cargas. O próximo passo da companhia é, a partir desse novo conceito lançado agora, aplicar essas tecnologias nas novas gerações de produtos que já fazem parte do portfólio da empresa”, projeta o diretor superintendente da divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin.

O Concept Trailer é parte de um projeto inovador de desenvolvimento de um veículo conceito graneleiro, em parceria com a Volvo Caminhões, e participação de outros importantes parceiros, como a Hyva e a Continental, em inovações nos sistemas hidráulicos e em pneus.

Ficha técnica: Rodotrem basculante Randon Concept Trailer

Conheça o Randon Concept Trailer: https://youtu.be/7A8G8-NnWI4

Com foco na segurança, ergonomia e conectividade, o produto possui amplos recursos tecnológicos e de eletrônica embarcada que tem como objetivo principal otimizar a performance do equipamento e reduzir os custos de operação.

Pela primeira vez, os projetos de um rodotrem e de um caminhão foram feitos em conjunto, um pensando no outro – ganho de eficiência em combustível, conectividade e interface com o usuário.

Capacidade volumétrica: 70 m³ (35 + 35 m³)

Tara: 15.090 kg

Peso Bruto Total Combinado: 74 Toneladas

Suspensão Pneumática

Rodado Super Single com Rodas em Alumínio

EBS – Eletronic Braking System

Freio a disco

Enlonamento Automático

Diferenciais:

  • Redução de peso total: com menos solda, utilização de alumínio e aços de alta resistência, o produto é uma tonelada mais leve que o modelo similar atual;
  • Design inovador: ausência de colunas na caixa de carga e inclusão de defletores que contribuem para a redução do arrasto aerodinâmico;
  • Sistema antitombamento: ajuda a corrigir a trajetória do produto em condições de risco;
  • Eletrônica embarcada: sensores e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atuam automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra, e sensores nas quintas rodas e aparelho de levantamento elétrico, que ampliam a segurança e ergonomia desta operação;
  • Conectividade: conjunto tecnológico que apresenta informações como temperatura e pressão dos pneus, carga por eixo e monitoramento do desgaste das pastilhas de freio disponíveis ao operador, e identifica quando o produto não está carregado e suspende automaticamente os eixos, reduzindo o desgaste dos pneus e o consumo de combustível;
  • Enlonamento de carga automatizado: acionado por controle remoto, reduz o tempo e elimina a necessidade de o operador subir na caixa de carga.

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