quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Ducati completa 10 anos no Brasil e lança a big trail mais completa do mercado: Multistrada V4S

A Ducati apresenta no Brasil a Multistrada V4S, uma big trail verdadeiramente multi terreno, e a 1ª produzida em linha com radar dianteiro e traseiro

Com o seu desembarque no Brasil em 2012, a Ducati percorre uma década no país e lança a big trail mais completa do mercado: a Multistrada V4S.

- Publicidade -

Com resultados de crescimento que posicionam a companhia numa posição sólida no mercado nacional, a Ducati é sinônimo de tecnologia, categoria premium e confiabilidade.

A linha de motocicletas, boutique, peças e acessórios da marca italiana soma cerca de 10 mil clientes no Brasil, atendidos por 16 concessionários distribuídos pelas principais regiões do país.

- Publicidade -

“Uma rede de vendas robusta e muito bem estruturada é uma das grandes características da marca no país. Hoje somos apoiados por concessionários experientes e grupos com atuação no setor automobilístico, que se destacam pela solidez e alta penetração comercial nas suas regiões”, comenta Diego Borghi, CEO da Ducati do Brasil.

Segundo Borghi, a Ducati se fortaleceu como uma marca de “qualidade”.

“Com a readequação do line up da marca no país a Ducati tornou-se símbolo de alta tecnologia, design, qualidade e produtos realmente exclusivos. Nosso foco vai muito além do volume”, afirma.

- Publicidade -

“2021 foi um ano de grandes resultados para a marca em todos os mercados internacionais. Com 59.447 motocicletas vendidas em todo o mundo, 2021 foi o melhor ano de todos os tempos da Ducati, com crescimento de + 24% em relação a 2020. E o nosso lançamento hoje, a Ducati Multistrada V4S, assumiu a liderança como a motocicleta mais vendida em 2021, com 9.957 motocicletas comercializdas. Este é um sucesso que queremos perseguir aqui no Brasil”, adiciona Borghi.

Pioneirismo Mundial – Pioneira no mundo, a unidade de negócios da Ducati no país foi a primeira a estruturar uma rede de vendas com concessionárias num formato único: o projeto Audi-Ducati.

Pela nova formatação, lançada no Brasil em 2019, concessionários Audi podem estabelecer uma loja Ducati na estrutura Audi de forma conjunta, mas ao mesmo tempo bem determinada, preservando a identidade de cada marca.

“Lançar no Brasil o projeto Audi-Ducati mostrou ao mercado internacional que a sinergia entre as marcas de luxo do grupo VW podem ocupar um espaço importante na relação entre motocicletas e carros, mantendo as características de cada marca, e sem dúvida ampliando a atuação e as oportunidades comerciais das duas marcas”, explica Borghi.

No Brasil, o projeto Audi-Ducati conta com diversas concessionárias neste modelo, como Ducati Campo Grande Ducati Curitiba, Ducati Cuiabá, Ducati João Pessoa, Ducati Londrina e Ducati Rio.

“Para 2022 temos novas aberturas previstas dentro do projeto Audi-Ducati. Devemos ampliar nossa rede com pelo menos mais três novas lojas dentro do formato”, acrescenta Alexandre Ruiz, gerente nacional de vendas da Ducati do Brasil.

Segundo Ruiz, o crescimento deve representar uma ampliação não só comercial para a marca no Brasil, mas principalmente de visibilidade, facilitando o acesso do novo consumidor e, do já cliente Ducati, aos produtos, aos serviços de pós-venda, e principalmente, manter a interação com o mundo vermelho da marca italiana.

A marca italiana deve crescer ainda em 2022, para regiões como Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil.

Estoque de Peças no Brasil completa 5 anos – Estruturado em 2017, o Estoque Local de Peças Ducati completa cinco anos em 2022.

Além de disponibilizar peças de reposição e abastecer diretamente os concessionários de todo Brasil, o armazém local foi essencial para reduzir a espera no recebimento de itens que antes eram enviados diretamente da Itália.

De lá pra cá, o Estoque Local de Peças passou a disponibilizar 20 mil itens estocados entre peças, acessórios e linha boutique. Todos à pronta entrega.

Mensalmente cerca de 570 novos itens ingressam no estoque e em média 1.100 saem. O balanço entre a entrada e a saída de itens mantém um estoque sempre saudável.

“Abastecer o mercado nacional, reduzindo prazos de entrega e mantendo a disponibilidade dos itens de maior giro elevou o nível de satisfação dos clientes, dando um salto positivo, e com isso atingindo um índice de 95% de assertividade”, explica Matheus Amaral, head de Pós-Vendas.

Para 2022, o Estoque Local de Peças Ducati deve avançar ainda mais na qualidade da prestação de serviço através do desenvolvimento de um sistema logístico ainda mais apurado.

Montagem Nacional – Instalada em Manaus (AM), a unidade da Ducati é responsável pela montagem local de todos os modelos da marca italiana comercializados no Brasil (apenas com exceção dos modelos de edição limitada que são fabricados com exclusividade pela matriz).

“Evoluímos nossa expertise de processos, garantindo a alta qualidade dos produtos. Com controles mais rígidos e conhecimentos mais robustos adquiridos nesses 10 anos de operação, conseguimos manter o alto padrão exigido pela matriz em todos os produtos Ducati”, explica Salvador Silva, gerente de Fábrica.

Segundo Silva, todas as atualizações feitas entre o lançamento na Itália e a apresentação no Brasil já são consideradas nos modelos fabricados em Manaus (AM).

“Quando um novo produto é lançado no Brasil ele vem com todas as melhorias já feitas pela matriz, desde a sua estreia no mercado”, acrescenta.

Garantia Estendida – Ao completar dois anos desde o seu lançamento, o exclusivo Programa de Extensão de Garantia Ducati EVER RED cresceu 16%.

Elegível para 100% da linha de motocicletas Ducati, o EVER RED é o único do mercado nacional que oferece ao consumidor a opção de estender a garantia original de fábrica por mais 12, 24 ou 36 meses, além dos 24 meses originais.

O EVER RED conta com benefícios como reparos nas concessionárias Ducati em todo o Brasil, serviço de guincho 24 horas, além da garantia da valorização da motocicleta, já que o benefício fica vinculado ao chassi da motocicleta.

O cliente pode contratar a garantia estendida no ato da compra ou até sua moto atingir 50 mil km – para linha Multistrada – e dentro da garantia original de fábrica de 02 anos.

  • Para os demais modelos o limite de quilometragem é de 20 mil km.

Experiência na pista – A famosa Ducati Riding Academy estreou em 2018 no Brasil. Com mais de 15 mil pilotos formados em todo o mundo e cerca de 150 no Brasil, o DRE volta com força total em 2022.

“Estamos prestes a anunciar o calendário 2022, mas já posso antecipar que este ano iremos realizar diversas etapas no Brasil procurando levar a verdadeira experiência Ducati também para outras cidades no Brasil”, adianta Jaqueline Deneka, gerente de Marketing da Ducati do Brasil.

“Nosso objetivo é ampliar a experiência exclusiva com a nossa marca, além de aperfeiçoar a pilotagem para clientes de diversas regiões do país”, completa Deneka.

Comunidade DOC no Brasil

O Ducati Official Club (DOC) reúne clientes e apaixonados pela marca no país somando mais de 2.100 membros divididos em 15 clubes oficiais distribuídos pelo Brasil.

Bem estruturados, os DOCs formam uma das comunidades mais fortes, exclusivas e organizadas do mercado automotivo mundial.

“Nos últimos dois anos a Comunidade DOC deu um salto de 38% no número de sócios. Além do crescimento exponencial, os clubes oficiais – que registram crescimento de 25% em 2021 sobre 2020 – ampliaram sua atuação junto aos ducatistas da sua região. Hoje os associados dispõem de uma rede de benefícios, nacionais e internacionais, apoio direto do concessionário local para a realização de ações e eventos, e um dos projetos mais icônicos da Comunidade DOC no Brasil: a rede DOC Friendly”, destaca Maristela Ramos Scarellis, head de PR e responsável pela Comunidade DOC no Brasil.

A Ducati conta com 60 profissionais diretos e indiretos no Brasil, escritório em São Paulo (SP) e unidade fabril em Manaus (AM).

“Posso afirmar, sem dúvida, que o sucesso da Ducati do Brasil está diretamente vinculado à equipe de profissionais. Hoje temos o melhor time de todos os tempos”, finaliza o CEO da marca no país.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança