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Estilo, velocidade e luxo sustentável: aceleramos o Volvo C40 que chega agora ao Brasil

Atendendo convite da Volvo Car Brasil, saí do Recife e fui até a Cidade do México conhecer de perto o inédito C40, totalmente elétrico, o modelo é o segundo veículo da Volvo a integrar o portfólio elétrico da marca, dando continuidade em mais um passo na eletrificação que a marca está construindo na América Latina.

O C40 Recharge Pure Electric prioriza o estilo, mas também incorpora velocidade e luxo sustentável para conquistar o cliente.

Combinando estilo sóbrio, o Volvo C40 Recharge 2022 é um cupê crossover desenvolvido para ser elétrico desde o seu nascimento que adota o estilo fastback.

A Volvo aproveita o lançamento do C40 para estrear novas ideias em design e tecnologia, como a nova tecnologia de lanterna traseira de LED, de forma segmentada e com indicadores de direção de ativação sequencial para uma apresentação diferente da típica lanterna iluminada dos modelos anteriores.

A grade dianteira também passou por renovação e abriga um novo e aprimorado conjunto de radares para os sistemas de assistência ao motorista. Para que você tenha ideia dos detalhes desenvolvidos e não deixando de lado sua origem sueca, o logotipo é aquecido para garantir que nem mesmo o acúmulo de gelo ou neve impeça o funcionamento dos sistemas.

O Volvo C40 Recharge oferece diversas assistências à condução, como a moderna câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego cruzado (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O Volvo XC40 Pure Electric conta também com Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

Mas é chegando perto do C40 que você tem a real dimensão do primoroso trabalho de design desenvolvido pela marca. Nada é por acaso, é o design que combina forma e função.

Temos vários spoilers na área traseira do modelo que atuam como auxílios aerodinâmicos na busca de ampliar a autonomia elétrica, reduzindo as resistências do atrito dinâmico. O spoiler maior na parte traseira atua aumentando a estabilidade em altas velocidades, reduzindo a sustentação.

As rodas são de 20 polegadas de liga leve de cinco raios com corte de diamante com superfícies contrastantes de alumínio polido bruto e pintura preta brilhante, aumentando a sensação de estilo e presença.

Se por fora o design já impressiona, por dentro temos a revolução da sustentabilidade que a Volvo desenvolve com a utilização de materiais sustentáveis, feitos com materiais recicláveis. Não existe mais couro cobrindo o interior do C40.

Os assentos, por exemplo, utilizam microtech, semelhante a camurça, desenvolvido a partir de poliéster reciclado. A marca abandona o couro de uma vez e tem o desafio de manter a característica de um veículo de luxo, com luxo inclusive no preço, mas com materiais sustentáveis.

Assim como os bancos, o volante, estofamentos e a alavanca de câmbio são 100% livres de couro. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados.

Nume veículo como esse, a percepção de luxo, de valor, é algo que precisa ser materializado, pois ele não só representa a evolução, como uma conquista para seu cliente.

Para ligar o veículo, mais uma boa novidade: o C40 não tem botão de partida. O carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

Agora vamos ao que interessa, a performance durante a condução do Novo C40 nas estradas mexicanas. Apesar de ser um veículo totalmente novo, desenvolvido para ser elétricos desde o princípio, o C40 carrega uma forma de condução familia, visto que utiliza a plataforma Compact Modular Architecture (CMA) aplicadas nos modelos Polestar 2 e o XC40 Recharge.

O modelo possui configuração única de bateria, baseado num pacote de íons de lítio de 78 quilowatts-hora refrigerado a líquido que tem 75 kWh de capacidade de armazenamento de energia utilizável.

De acordo com os testes da WLTP, O modelo permite uma autonomia de 440 km com uma única carga completa. São 22 km a mais que o XC40 Recharge, e 10 km a menos que o Polestar 2, que também possui motor duplo.

Vários VEs (Veículos Elétricos) com tração nas quatro rodas, comercializados em outros países, de outras fabricantes, oferecem autonomia superior. A velocidade de carregamento atinge o máximo de 150 kW quando conectado a um carregador rápido DC, permitindo que você vá de 0 a 80% de carga em cerca de 40 minutos.

Quando você pisa fundo no acelerador, o C40 parece um foguete, sendo suficiente para chamar a atenção de qualquer um instantaneamente. E o bom comportamento ganha ainda mais destaque nas retomadas, sem atraso o modelo responde muito rapidamente.

Apenas uma configuração de transmissão/motor está disponível: cada eixo recebe um motor idêntico, tornando o C40 um crossover de tração nas quatro rodas.

Durante nossa avaliação percorremos um trecho de cerca de 230 km entre o hotel, Hacienda Santa Inés e hotel.

A Volvo ainda não anunciou um modelo de tração dianteira de motor único, mas considerando sua existência em outros modelos mercados, ele também pode ser facilmente oferecido para o mercado brasileiro.

Os dois motores se combinam para uma potência total do sistema de 413 cavalos e 660 Nm de torque. Apesar do peso 2.207 kg do C40, essa potência é suficiente para um tempo de 0-100 km/h em apenas 4,7 segundos. Semelhante a todos os Volvos agora, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h.

O C40 passa prazer e conforto durante sua condução muito silenciosa. A bateria sob o piso faz o centro de gravidade do modelo ficar baixo, permitindo um bom comportamento nas curvas, somando com os pneus e ajustes da suspensão, o carro segura bem nessas situações.

Não existem modos de direção. A distribuição de torque nas rodas é de 50/50 todo o tempo e o sistema One Pedal Drive permite um melhor aproveitamento de regeneração da energia nas frenagens.

One Pedal Drive pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Como nem tudo é perfeito, o único ponto de melhoria no C40 fica por conta da visibilidade traseira semelhante a um supercarro e eu explico. Olhar pela pequena janela no espelho retrovisor traseiro é como olhar por uma caixa de correio. Apesar da opção de uma câmera de 360 ​​graus para manobras em baixa velocidade e considerando o valor que a Volvo pede, a utilização de um espelho retrovisor digital seria muito bem-vinda.

Para quem vai no banco traseiro o C40 chega a ser espaçoso para as pernas e cabeça. Sem o motor à combustão na parte dianteira, o modelo possui um bagageiro frontal, além do porta-malas traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

O C40 Recharge é equipado com o moderno sistema multimídia Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google numa tela de 9 polegadas, mas sem oferecer suporte ao Apple Car Play.

“Buscamos dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem. Dentre os recursos está o comando de voz, além do acesso a um ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas.

O assistente também pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. Além disso, possui atualizações over-the-air (OTA), deixando o sistema sempre atualizado com a versão mais recente.

Está totalmente integrado com os autos falantes Premium da Harman Kardon, com uma qualidade sonora incrível em todo o interior.

Como tudo tem limite, a Volvo terminou levando muitas das funcionalidades que antes eram acessadas por botões no volante multifuncional, para dentro da central multimídia, como a ativação do assistente de direção Pilot Assist da Volvo – agora são necessários vários cliques de botão para ativar ou desativar o sistema versus uma simples alternância de acionamento no volante como acontece em outros Volvos e outras marcas. Pelo lado positivo, o cluster de medidores digitais de 12,3 polegadas da Volvo é um vencedor com gráficos nítidos e uma tela útil do Google Maps no centro.

O acabamento interno é único. Você pode escolher a cor externa e o interior e pronto. A cor de destaque é a Fjord Blue, que a Volvo diz ser inspirada na aquarela dos fiordes na Suécia. Isso pode ser combinado com o interior Fjord Blue, que oferece carpete azul e muitos acabamentos interiores azuis. Parece espetacular e combina muito bem com o acabamento do painel iluminado que se assemelha a um mapa topográfico do Parque Nacional Abisko, na Suécia.

O C40 Recharge conta com um pacote de serviços agregados por três anos, além do pacote de internet disponível na central multimídia e possui valor sugerido de R$ 419.950,00.

Não há nada particularmente revolucionário no C40 quando consideramos seu espaço entre os veículos elétricos, ou mesmo quando se trata da maneira como se dirige ou do sistema de propulsão, mas como declaração de estilo, é uma opção atraente.

Características únicas, como o interior de origem sustentável, a tecnologia do Google, a reputação de segurança da Volvo e o tamanho relativamente pequeno (em comparação com o restante do mercado de crossovers de veículos elétricos de luxo mundo afora) o tornam desejável.

A Volvo Car Brasil, Volvo Car México e Volvo Car Latin America Hub realizaram um evento muito cuidadoso, permitindo não apenas conhecer e apreciar dos recursos e tecnologias do C40, como também a oportunidade de visitar locais históricos no México, juntamente com colegas da imprensa de mais 10 países no evento. Agradecemos a oportunidade e convite.

E ainda tem mais um detalhe, agora interativo para você! O Novo C40 Recharge já está na tomada mais próxima de você. Como assim? A Volvo transformou todas as tomadas da América Latina no C40 Showroom.

É simples: com o seu celular, acesse o site https://www.c40showroom.com/?l=pt-BR, habilite a câmera e giroscópio e pronto: é só escanear a tomada mais próxima de você para viver esta experiência interativa e imersiva.“Hasta la vista.”

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
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