Mercedes-Benz

Michelin no Brasil recebe certificado de uso de energia 100% renovável

A iniciativa faz parte das metas globais da companhia e é mais um passo na redução das emissões de CO2 nas fábricas do país

- Scania 65 anos

Atenta às necessidades do meio ambiente e como parte da estratégia ‘Tudo Sustentável’ para 2030, todas as unidades fabris da Michelin no Brasil contam agora com energia elétrica 100% renovável proveniente do mercado livre de energia com certificação “I-REC”.

Durante o ano de 2021, a iniciativa neutralizou cerca de 50% da emissão de CO2 nas fábricas do Rio de Janeiro e de São Paulo comparando ao ano de 2019.

Em 2022, a Michelin investiu na mesma iniciativa para a fábrica do Amazonas e também para as Usinas de Beneficiamento de borracha natural do Espírito Santo e da Bahia. Até 2050, o pilar de sustentabilidade do Grupo Michelin pretende alcançar 100% da neutralidade de carbono.

Os I-RECs são certificados que comprovam que a energia produzida e consumida é de origem renovável, incentivando a implantação de usinas de energia limpa.

Possibilitando o rastreio da origem da energia, os compradores mostram que estão de acordo com as melhores práticas da agenda ESG.

Além da adoção de energia renovável nas fábricas do país, a Michelin possui diversas ações para reduzir o impacto ambiental.

Entre elas estão a recuperação de resíduos, redução do consumo de energia, utilização de água de reuso, sistema de recuperação de vapor flash e uso de retorno de condensado.

Uma das ações de destaque é a otimização logística, que reduz o número de caminhões entre as unidades industriais da empresa e, consequentemente, a emissão de CO2. No último ano, reduziu em torno de 40% da emissão de carbono em comparação com 2019.

Para a indústria, essa certificação é uma contribuição importante para alavancar os indicadores de sustentabilidade das unidades fabris.

“Estamos muito satisfeitos com o atingimento de uma das metas definidas antes do prazo estipulado pelo Grupo (2030). Esse primeiro grande passo nos deixa mais otimistas para conquistar cada vez mais a maturidade ambiental. Traçamos um caminho para sermos líderes nesse tipo de iniciativa com a perenização da compra de energia renovável”, afirma Feliciano Almeida, CEO da Michelin América do Sul.

A Michelin já possui 100% de energia elétrica renovável contratada até 2023 e 80% da energia necessária para 2024 e 2025.

Os contratos foram assinados com as empresas CEMIG, ENEL TRADING e ENGIE, certificadas internacionalmente, para o abastecimento até 2025.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Scania 65 anos

Mais recentes

SIMEA 2022
- Publicidade - Mercedes-Benz

Instagram Mecânica Online®

- Volvo Zero Acidentes
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação