Durante quinze anos, o V12 Vantage representou ousadamente a paixão da Aston Martin pelo desempenho.
Rápidas e ferozes em igual medida, as sucessivas iterações desses grandes carros formaram uma linhagem icônica, construída em torno da premissa de equipar o modelo mais compacto e focado no motorista com o maior e mais potente motor produzido em série.
Com esta linhagem única chegando ao fim, a Aston Martin orgulha-se de apresentar o mais rápido, mais feroz e mais dinamicamente refinado de todos: o novo V12 Vantage.
Com a produção do V12 Vantage limitada a 333 exemplares para todo o mundo, esta edição final celebra em grande estilo o fim de uma era épica.
Expressão máxima de desempenho extremo e emoções focadas no motorista, esta máquina notável combina velocidade em linha reta, manuseio cintilante, aparência espetacular e exclusividade invejável. Uma proposta extremamente atraente.
Tão atraente que, desde que o V12 Vantage foi confirmado em dezembro de 2021, a Aston Martin viu uma demanda sem precedentes por esse ícone do futuro, com todas as unidades vendidas antes do lançamento e um registro de interesse superlotado.
Tobias Moers, CEO da Aston Martin, disse sobre o V12 Vantage: “Toda grande marca de carros esportivos tem um carro herói. Para a Aston Martin, nos anos mais recentes, esse carro foi o V12 Vantage. Desde o momento em que o primeiro V12 Vantage RS Concept foi exibido em 2007, nossos clientes e fãs em todo o mundo se apaixonaram pela ideia de encaixar nosso maior motor em nosso modelo menor e mais esportivo. A receita foi refinada ao longo dos anos com grande sucesso, mas a essência permaneceu a mesma. Agora é hora de encerrar esta linhagem com o exemplar mais espetacular já produzido − o V12 Vantage mais rápido, mais potente e mais dinamicamente capaz de todos os tempos. Uma celebração de seus antepassados e uma encarnação do foco intensificado da Aston Martin na dinâmica de direção garantem que o V12 Vantage atinja os mais altos níveis”.
O motor é o coração de cada Aston Martin, e neste mais do que nunca − o Vantage mais rápido e potente já construído. Desenvolvendo 700 cv a 6.500 rpm e 753 Nm de torque de apenas 1.800 rpm a 6.000 rpm, o V12 (60 graus) de 5,2 litros oferece uma combinação inebriante de magnífica musculatura em baixas e médias rotações com potência de ponta.
Com uma velocidade máxima de 321 km/h, o V12 Vantage atinge 100 km/h em cerca de 3,5 segundos, partindo da imobilidade.
Graças aos esforços propulsores deste magnífico motor – e ao uso extensivo de materiais mais leves para reduzir peso em todo o carro – o V12 Vantage tem uma relação potência-peso de 390 cv por tonelada, um aumento de mais de 20% em relação ao Vantage com motor V8.
Essas medidas de redução de peso incluem pára-choque dianteiro de fibra de carbono, capô em forma de concha, pára-lamas dianteiros e soleiras laterais, pára-choques traseiro e tampa traseira em materiais compostos, bateria leve e um sistema de escape de saída dupla montado no centro.
Ajustado para garantir que o V12 Vantage tenha voz para combinar com sua aparência e desempenho, este novo sistema de escape é feito de aço inoxidável leve de 1 mm, economizando cerca de 7,2 kg em comparação com o sistema instalado no Vantage.
A potência é entregue por meio de uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e diferencial mecânico de deslizamento limitado mecânico (LSD, Limited-Slip Differential) montado na parte traseira do carro.
O V12 Vantage recebe uma calibração de transmissão exclusiva para melhorar as velocidades de troca de marcha e a interação do motorista, com aprendizados retirados das versões V12 Speedster e Vantage F1 Edition.
Este software especialmente calibrado oferece um nível de refinamento e usabilidade que está além do observado em caixas de câmbio com dupla embreagem.
O software adaptativo da transmissão foi projetado para avaliar as condições em que o carro está operando, juntamente com as demandas do motorista, para garantir que o carro esteja exatamente na marcha certa no momento certo, proporcionando uma experiência de condução verdadeiramente conectada.
Tal como os seus célebres antepassados, o novo V12 Vantage está focado em proporcionar uma experiência de condução dinâmica que complementa o desempenho e o caráter inconfundíveis do motor, garantindo ao mesmo tempo que o condutor permaneça verdadeiramente no centro da experiência de condução.
Para conseguir isso, o carro está equipado com um novo sistema de suspensão de amortecimento adaptativo, incluindo novas barras estabilizadoras, buchas e conjuntos de molas e amortecedores.
As taxas das molas de suspensão foram aumentadas em 50% na frente e 40% na traseira, combinadas com o aumento da rigidez da montagem superior em 13%. As novas barras estabilizadoras são 5% mais rígidas na frente e 41% mais macias na traseira.
Para manter o conforto do motorista, uma mola secundária foi introduzida na parte traseira. A mola macia fornece uma taxa de mola menor do que a mola principal, proporcionando maior conforto de condução sem afetar o desempenho dinâmico.
A rigidez da carroceria é aumentada com painéis de cisalhamento dianteiros e traseiros adicionais, um suporte da torre da suspensão traseira e reforço do tanque de combustível, aumentando a rigidez da carroceria em 8% e a rigidez lateral em 6,7%, proporcionando a rigidez de plataforma ideal para a dinâmica de condução.
Essas mudanças também são apoiadas por uma nova calibração de direção, melhorando a sensação de direção e oferecendo uma resposta mais nítida − e, por sua vez, uma experiência aprimorada do motorista.
Para uma potência de frenagem mais do que compatível com seu desempenho, o V12 Vantage possui um sistema Carbon Ceramic Braking (CCB) como padrão.
Na frente, discos de 410 mm x 38 mm com pinças de 6 pistões, enquanto na traseira os discos de 360 mm x 32 mm são emparelhados com pinças de 4 pistões.
Oferecendo maior desempenho de frenagem e redução significativa na massa não suspensa, esses discos CCB mantêm um desempenho de frenagem constante em altas temperaturas e foram projetados para resistir ao desgaste do freio em temperaturas de até 800 graus, ajudando o V12 Vantage a liberar todo o seu potencial de desempenho, proporcionando confiança máxima ao motorista e controle preciso.
Esta tecnologia CCB também economiza 23 kg de peso quando comparada aos freios de aço. Além disso, como essa massa não é suspensa, a economia de peso contribui ainda mais para a qualidade de condução e o caráter dinâmico do V12 Vantage.
Completando o pacote dinâmico do V12 Vantage, estão uma opção de dois novos designs de rodas de liga leve de 21 polegadas oferecidas em preto acetinado ou preto acetinado diamante torneado, além de uma opção leve opcional disponível em preto acetinado, que economiza mais 8 kg.
Outras opções para complementar ou combinar a cor dos destaques de diamante com a da carroceria ou do pacote gráfico está disponível por meio do serviço personalizado Q by Aston Martin.
Os pneus Michelin Pilot 4S de alto desempenho – 275/35 R21 na dianteira e 315/30 R21 na traseira – são de série.
Uma busca tão intransigente de desempenho e prazer de condução exige uma estética igualmente intransigente.
Para este fim, o V12 Vantage possui um físico de cair o queixo graças a uma carroceria ampliada em cerca de 40 mm para acomodar um chassi de pista largo otimizado para desempenho e estabilidade nas curvas.
Empregando o uso extensivo de fibra de carbono, este novo design de carroceria larga também apresenta um pacote aerodinâmico impressionante.
Embora espetacular sob qualquer ângulo, é quando visto de frente que o V12 Vantage se torna mais cativante.
Complementando perfeitamente o novo design do para-choque dianteiro, um divisor dianteiro de largura total gera força descendente adicional e equilíbrio aerodinâmico, além de aperfeiçoar a postura de rolagem do solo.
Para fornecer maior fluxo de ar através dos radiadores de refrigeração do motor, a grade dianteira é 25% maior.
Além disso, um respiro de motor distinto em forma de “ferradura de cavalo” foi integrado ao capô, aprimorando a refrigeração e ecoando o caráter do magnífico Vantage GT12, o tributo de estrada da Aston Martin ao lendário V12 Vantage GT3.
O design assertivo continua ao longo do perfil lateral com uma nova soleira de peça única esculpida também inspirada no automobilismo e que lembra os modelos anteriores do V12 Vantage.
Na traseira, um novo e exclusivo pára-choque com difusor integrado mantém o equilíbrio aerodinâmico da frente para a traseira.
A peça central deste novo design é o sistema de escape leve montado no centro com ponteira dupla.
Completando essa transformação do nariz à cauda, está uma asa traseira que contribui para uma carga aerodinâmica máxima de 204 kg em velocidade máxima e aumenta ainda mais o impacto visual inconfundível do V12 Vantage.
Para um estilo mais sutil com uma silhueta mais elegante, está disponível a opção de excluir a asa traseira. No entanto, em qualquer configuração, o trabalho extensivo na parte inferior da carroceria garante a manutenção do equilíbrio aerodinâmico, proporcionando estabilidade em alta velocidade.
Maximizando a experiência de direção com a icônica trilha sonora do V12, o V12 Vantage vem com um espaço de carga traseiro aberto, exibindo também o novo suporte da suspensão traseira.
Movendo-se para o interior, o V12 Vantage mantém o layout instantaneamente reconhecível do Vantage atual, ao mesmo tempo em que significa seu posicionamento de halo com um assento Sports Plus revestido em couro semi-anilina completo com acolchoado “Wings” e padrão de perfuração como equipamento de série.
Há também um novo assento de fibra de carbono com revestimento de fibra de carbono de sarja exposta e ajuste manual de 6 vias disponível como opção, oferecendo uma dinâmica de direção aprimorada e um caráter de design distinto.
Este é um projeto patenteado da Aston Martin inspirado no automobilismo, otimizado para economizar 7,3 kg sem comprometer o conforto.
Cada V12 Vantage pode ser adaptado individualmente através do serviço de personalização personalizado da marca, o Q by Aston Martin.
Oferecendo uma variedade de opções exclusivas, os clientes podem criar uma especificação verdadeiramente única.
Gráficos e pinturas exteriores impressionantes estão disponíveis para seleção em uma variedade de cores, bem como uma seleção de cores de pinças de freio e acabamentos de rodas pintados.
De forma a tornar os elementos de fibra de carbono expostos ainda mais exclusivos, o serviço Q by Aston Martin: Commission também oferece uma variedade de lacas coloridas, ajudando a acentuar o artesanato por trás dos painéis de fibra de carbono feitos à mão.
As tonalidades mudam de aparência sob diferentes condições de iluminação; estacionado em uma rua escura ou sob luz fraca, eles parecem sutis e discretos, mas colocados sob uma luz mais brilhante, a tonalidade transforma o carro com um brilho de joia.
As opções são igualmente distintas dentro do carro.
Inserções de assento em couro ou Alcantara, inserções de acabamento e mostradores giratórios anodizados do console central podem receber cores de maneira a combinar ou contrastar com a carroceria externa ou a cor gráfica, proporcionando uma injeção de cor mais sutil no interior da cabine. Com tantas combinações de design disponíveis, seria surpresa ver dois carros iguais.
Marco Mattiacci, diretor comercial e de marca global da Aston Martin, acrescenta: “Na Aston Martin construímos carros, mas vendemos sonhos. Essa é a magia desta marca. Apenas um número seleto de clientes em todo o mundo pode comprar o V12 Vantage, mas, como todos os nossos modelos icônicos, seu significado vai muito além de sua exclusividade. Além do mais, tal é o nível de personalização sob medida disponível via Q by Aston Martin que mesmo um carro tão raro quanto o V12 Vantage pode ser feito com uma especificação completamente exclusiva para seu proprietário”.
A produção do V12 Vantage – cuja carteira de pedidos já está fechada devido à demanda sem precedentes – deve começar no primeiro trimestre de 2022, com as primeiras entregas programadas para começar no segundo semestre de 2022, inclusive no Brasil.