Mercedes-Benz

BYD Han EV: uma nova percepção chinesa no mercado automotivo brasileiro

O mercado automotivo brasileiro começa a conhecer os produtos da BYD – Iniciais da expressão inglesa “Build Your Dreams”, que significa “Construa Seus Sonhos”, maior fabricante de veículos elétricos da China e uma das montadoras mais valiosas do mundo, que aposta em automóveis que combina alta tecnologia, sofisticação e design futurístico.

Em 2021 foram emplacados 730.093 veículos da marca em todo o mundo, além da liderança quando falamos de ônibus elétricos, com mais de 70 mil unidades pelo mundo. Isso já é suficiente para justificar o conhecimento no desenvolvimento elétrico, inclusive por ser uma das maiores fabricantes de baterias de lítio-ferro no mercado global.

A história da marca no Brasil inicia em 2015 com a inauguração de sua fábrica de chassis de ônibus elétricos em Campinas, SP. Desde 2019, importado da China, oferece o furgão elétrico eT3 e agora, em 2022, resolve apostar nos veículos eletrificados.

Na semana passada, fui ao Rio de Janeiro conhecer o segundo modelo de passeio elétrico da BYD Brasil. Trata-se do sedã Premium elétrico Han EV, veículo sustentável que combina luxo e design arrojado com segurança em seu mais alto nível, além de inúmeros recursos inteligentes produzido na China. Antes, havia lançado e já iniciado a comercialização do Tan EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico do mercado brasileiro.

A BYD chega criando uma nova percepção dos veículos chineses: tecnológicos, sustentáveis e de qualidade. A marca em seu segundo lançamento já enfrenta modelos de luxo como BMW Série 7, Mercedes-Benz Classe S e Porsche Taycan num ataque entre motores de combustão, elétricos e no preço. O sedã será comercializado em versão única a partir de julho por R$ 539.990.

Vale a aposta? Qualquer que seja a compra de um automóvel atualmente é necessário colocar todos os fatores na balança, principalmente quando falamos de valores acima de meio milhão de reais. O Han EV já contabiliza mais de 140 mil unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 2020.

Durante o lançamento do modelo no Brasil, a marca trouxe Stella Li, vice-presidente executiva Global da BYD, mostrando não apenas a importância do nosso mercado, como também de criar uma nova percepção dos veículos chineses, destacando o reconhecimento mundial em tecnologias sustentáveis.

A leitura que faço é que a marca está no caminho certo. O Han EV combina design futurista e ao mesmo tempo funcional e aerodinâmico.

Por dentro encontramos requinte na combinação de materiais e recursos tecnológicos, com painéis de madeira maciça, maçanetas elétricas embutidas, assentos de couro de alta qualidade, acabamentos em alumínio e outros materiais sofisticados.

Há outros detalhes interessantes como, por exemplo, a tela multimídia DiLink de 15.6″ com rotação elétrica e bancos elétricos dianteiros, com sistema de aquecimento e ventilação. Aliás, o banco do motorista é ajustável em oito posições possíveis. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes disponíveis.

Quando o assunto é Mecânica Online o sistema de tração é integral. Em cada eixo temos um motor elétrico que entregam uma potência combinada de 363 kW, cerca de 494 cavalos e torque máximo de 69,3 kgfm.

A velocidade máxima é de 186 km/h e o teste básico de 0 a 100 km/h, que inclusive pode ser configurado através do painel de instrumentos, precisa de apenas 3,9 segundos. Muita potência e torque para um rendimento bastante dinâmico. São dois modos de condução. No modo Sport o veículo fica ainda mais dinâmico.

Para quem se preocupa com autonomia, o Han EV utiliza a inovadora bateria Blade de 76,9 kWh, da própria marca, que aposta na segurança como importante diferencial e permite recarregamento rápido, saindo de 30% a 80% em 25 minutos, exigindo apenas 10 minutos de recarga para até 135 km de autonomia. Totalmente carregada, permite autonomia para percorrer distâncias de até 500 km, ciclo NEDC (New European Driving Cycle).

O modelo ainda disponibiliza ar condicionado dual zone com sistema de purificação e filtro PM2.5, ionizador e saída de ar para os bancos traseiros, além de carregamento sem fio (Wireless) para celulares.

Outros detalhes que despertam a atenção do consumidor é o tamanho e acesso ao porta-malas. Além de espaço para 410 litros para bagagem o acesso é elétrico, com mãos-livre, passando o pé em sua proximidade.

O sedã elétrico ainda conta com a tecnologia NFC para abrir, travar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho. É do tamanho de um cartão de crédito. É tão conveniente e pequeno que se encaixa em uma carteira.

O Han EV possui piloto automático adaptativo com Stop & Go – que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor “DiPilot”, incorporando tecnologia 4G.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico.

Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes.

 O BYD Han EV será comercializado no Brasil a partir do início do segundo semestre, em cinco cores e com garantia de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.

A rede de concessionárias está sendo estruturada e possui mais de 20 cidades confirmadas, com planejamento de atingir 45 cidades até o final do ano e 100 unidades até o final de 2023.

Além disso, todas as concessionárias contarão com áreas de vendas, pós-venda e peças, entre outros setores, e oferecerão uma solução completa para os compradores de veículos elétricos da marca.

O cliente que adquirir os automóveis BYD também poderá encontrar os equipamentos necessários para geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia.

A BYD chega mostrando que os chineses também gostam e fazem produtos com qualidade. A marca entra no mercado brasileiro por cima, com superioridade para enfrentar renomados concorrentes, mas principalmente criando uma percepção de qualidade e tecnologia em seus produtos. O passo seguinte é oferecer opções eletrificadas com preços mais atrativos, mantendo a imagem formada inicialmente pelos produtos superiores.

Tarcisio Diashttps://www.mecanicaonline.com.br
Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação