sábado, 25 maio , 2024
28 C
Recife

Dia Nacional do Aço: saiba a importância da lubrificação para garantir a integridade dos cabos de aço

A manutenção constante dos cabos garante a integridade do produto e sua eficiência

O Dia Nacional do Aço é comemorado no dia 9 de abril no Brasil. O aço é um importante material para o desenvolvimento da sociedade moderna.

- Publicidade -

Muito utilizada na construção civil e na indústria offshore, a liga metálica composta por ferro e carbono está presente em diversos setores da economia, já que o maquinário utilizado muitas vezes é produzido com este material.

O Brasil é o nono país que mais produz aço no mundo, o ranking é liderado por China, Índia e Japão.

Somente em 2019, foram mais de 32 milhões de toneladas produzidas, segundo levantamento da WorldSteel Association (WorldSteel).

Dentre as dezenas de aplicação do uso do aço, o cabo de aço é uma das mais comuns e precisa de atenção.

- Publicidade -

Muito resistente à umidade e maresia e capaz de aguentar muito peso, o cabo de aço é a principal escolha para a indústria naval e offshore. Seu uso exposto à água salgada necessita de mais manutenções para preservar sua integridade e não perder a eficiência.

Muitos cabos de aço já vêm com lubrificação de fábrica, interna e externa, mas, com o tempo, essa lubrificação precisa ser refeita.

“Os cabos de aço, assim como outras peças e máquinas precisam ser lubrificados para que possam executar seu trabalho adequadamente. Essa lubrificação protege o cabo contra corrosão, fadiga por atrito, o mantém em movimento e torna seu desenrolar suave”, explica Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação industrial.

Uma das principais causas de rompimento de cabos de aço é o seu desgaste. A manutenção constante com lubrificantes garante que haja menor resistência no movimento dos fios uns sobre os outros, reduzindo a corrosão e aumentando a vida útil do material.

“O ideal é que sempre mantenham uma rotina de verificação da condição do cabo. Não há um intervalo padrão, já que isso depende do seu uso e do ambiente ao qual o material está exposto, mas o que indicamos é que sempre que necessário, lubrificar a parte externa do cabo para mantê-lo em boas condições”, completa Maldonado.

- Publicidade -

A lubrificação precisa ser feita com lubrificantes corretos, levando em conta as condições ambientais, o tipo de operação e o método utilizado.

Além disso, o produto precisa ter um grande poder de capilaridade, penetrando na alma do cabo de aço e lubrificando o interior, evitando, assim, a corrosão e oxidação.

Existem diversas marcas que são indicados para este tipo de material, oferecendo alto rendimento, aumento de vida útil e alta adesividade, como as marcas Rocol RD, Rocol Biogen Rope Guard, Kluber A61-1000 e Lubvap Wire Offshore e Lubvap 407, as últimas marcas 100% brasileiras, com característica tixotrópica, igual areia movediça, em movimento amolece e parada endurece.

O ideal é utilizar a quantidade determinada pela fabricante, uma vez que o acúmulo do lubrificante no cabo acaba sujando o equipamento e o material em processamento, além de desperdiçar o produto.

O especialista ainda explica o procedimento que se deve adotar antes da lubrificação.

“É preciso se atentar com a limpeza do cabo antes de passar o produto. Limpe com uma escola de aço e não utilize solvente, já que eles podem remover a lubrificação interna. A lubrificação precisa ser feita em todo o comprimento do cabo, incluindo as pontas e pode ser feita com pincel, estopa, sistema de gotejamento ou pulverização, o que achar melhor”, finaliza o CEO.

Há também a opção do lubrificador de cabos de aço, indicado para situações em que não é possível parar o equipamento. Já é possível encontrar o equipamento produzido nacionalmente, o que barateia a compra e garante a eficiência, como o lubvapmatic SW.

A Lubvap é referência no mercado de lubrificantes biodegradáveis para diversos setores, como Offshore, Agronegócio e muitos outros.

Possui em seu portfólio de produtos diversas opções que atendem qualquer necessidade, como Graxas Especiais Biodegradáveis; Fluidos Hidráulicos e, para engrenagens, Fluidos de Corte; Protetivos contra Corrosão; Desengraxantes; e Hand Cleaner Biodegradáveis.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais