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Entenda como os caminhões da corrida contribuem para o desenvolvimento de novos veículos

As adaptações feitas nos extrapesados da competição trazem ganhos quando aplicadas em novos modelos VW

Os caminhões da Volkswagen já deram largada nas pistas da nova temporada da Copa Truck, alcançando o pódio com o VW Meteor, o novo extrapesado da marca.

Um dos motivos para o bom desempenho dos competidores nas corridas é a tecnologia aplicada nos veículos pela área de Engenharia da VWCO.

A equipe desenvolve, a partir de caminhões do portfólio da marca, novos modelos sob medida para a competição.

“Utilizamos a estrutura original dos caminhões de rua e a adaptamos desde o chassi até a cabine para obtenção da máxima eficiência nas pistas. Para isso, conversamos com os pilotos para obter as informações que irão nos ajudar a otimizar veículo. Também realizamos testes extras em pistas, laboratórios de motor e simulações virtuais para desenvolvermos um veículo de alta performance, segurança e durabilidade. Além disso, durante os treinos utilizamos um equipamento para medir dados operacionais dos veículos, a fim de atingirmos o melhor nos quesitos performance, fumaça e dinâmica veicular”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da VWCO.

Mas não é só de corridas que vivem os veículos especiais da Copa Truck: apesar de serem utilizados em aplicações diferentes, eles também contribuem para o desenvolvimento e aprimoramento dos caminhões comerciais da VWCO.

As modificações feitas para a corrida podem ser aplicadas diretamente em novos veículos de rua, trazendo ganhos significativos no seu desempenho.

“A experiência nas pistas serve como um laboratório, colaborando para o desenvolvimento e validação de novos conceitos de sistemas. A partir das análises e testes que realizamos para modificações nos caminhões da competição, podemos identificar melhorias que podem ser aplicadas em novos caminhões do portfólio da VWCO. Alguns exemplos são a maximização da performance e durabilidade dos sistemas, redução e distribuição de peso. Esses atributos otimizam a eficiência operacional dos nossos produtos”, explica o vice-presidente.

Copa Truck 2022 – Neste ano, a primeira parte da nova temporada da Copa Truck teve início nos dias 12 e 13 de março, em Santa Cruz do Sul (RS).

A próxima corrida da competição acontecerá no dia 1º de maio, em Interlagos (SP). Em seguida, os caminhões chegarão às pistas de Goiânia (GO), no dia 5 de junho.

A segunda parte do campeonato começará em Londrina (PR), no dia 10 de julho. Depois, os brutos vão acelerar em Tarumã (RS), nos dias 17 e 18 de setembro. Por fim, a corrida decisiva acontecerá no dia 6 de novembro, em Brasília (DF).

A VWCO é representada pela equipe R9 Competições, composta pelos pilotos Paulo Salustiano, Debora Rodrigues, José Augusto Dias, Beto Monteiro e Danilo Alamini.

“Estamos muito confiantes nessa temporada. Os caminhões, como sempre, estão trabalhando a todo vapor, e temos muitas chances de chegar no pódio da competição graças ao talento dos pilotos e, claro, ao esforço empenhado pela Engenharia da VW Caminhões e Ônibus”, finaliza Rodrigo.

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