quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Pioneira em energia renovável, FPT Industrial apresenta na Agrishow 2022 motobomba movida a biometano

Modelo equipado com o motor FPT N60 CNG proporciona utilização de energia renovável com importante redução de custos operacionais, comparado a um motor diesel padrão

Rumo a um futuro mais verde, a FPT Industrial é pioneira no desenvolvimento de motores movidos a combustíveis alternativos, com mais de 20 anos de experiência.

A marca apresenta na Agrishow 2022 mais uma solução sustentável para o chamado ciclo virtuoso no campo: a motobomba de irrigação movida a biometano.

Equipada com o motor FPT N60 CNG, proporciona, dentre inúmeras vantagens de utilização de energia renovável, uma redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão.

A tecnologia a gás permite ao produtor rural a possibilidade de utilizar o biometano gerado dentro da propriedade para abastecer o equipamento, promovendo independência ao tornar autossuficientes a produção e o uso de combustível.

A FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 70.000 unidades vendidas globalmente.

A FPT também é o “coração” do New Holland T6 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano, exibido na feira em Ribeirão Preto (SP), de 25 a 29 de abril.

Equipado com o motor FPT N67 NG, proporciona até 80% menos emissões com o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente movido a diesel.

Na Itália, a marca uniu esforços na meta para a primeira safra de vinho Barolo zero emissão até 2025, junto à premiada vinícola Fontanafredda.

O mercado de motobombas é um dos diversos segmentos em que a FPT atua.

Sempre à frente na criação de soluções customizadas, o fabricante desenvolveu a motobomba movida a biometano para aplicações como drenagem (vinhaça) e irrigação agrícola, considerando a longa experiência da marca e a oportunidade de utilização de energia renovável na América Latina.

Com o biometano gerado dentro da propriedade, o produtor aproveita o ciclo virtuoso com pegada zero de carbono, já que o biometano não é um combustível fóssil, mas produzido pela biodigestão de resíduos agrícolas.

Em usinas de cana-de-açúcar existe forte demanda para o gás produzido a partir dos resíduos da moagem da cana, que pode ser revertido para alimentar a motobomba ou outros veículos nas fases da produção – como tratores e caminhões.

“A geração de energia a partir do biometano tornou-se uma opção extremamente vantajosa para produtores que aderem à tecnologias sustentáveis para aumentar a produtividade e reduzir os custos de operação”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

“Os motores FPT oferecem todas as vantagens dos motores térmicos tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada; tem custo total de propriedade competitivo com o diesel, com menor custo; e o biometano pode ser gerado como um combustível renovável para resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a praticamente zero”, explica Almeida.

Além do motor FPT N60 CNG, da consagrada Família NEF, a motobomba de irrigação movida a biometano também é testada junto a uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade do Brasil com o motor FPT Cursor 9 CNG.

Ambos os propulsores receberam parametrização eletrônica específica para trabalhar com biometano, entregando uma redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão.

A motobomba é apresentada na Agrishow 2022 como protótipo, com modelos de produção disponibilizados em breve.

MOTOR DO TRATOR DO ANO NA CATEGORIA SUSTENTÁVEL – Recentemente eleito “Tractor of the Year” de 2022 na categoria Sustentável na Europa, o New Holland T6 Methane Power é movido pelo motor FPT N67 NG de seis cilindros, 175 hp de potência e 740 Nm de torque, entregando o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente diesel.

Em condições reais de trabalho, as emissões são reduzidas em até 80% em comparação a um trator convencional, oferecendo inúmeras vantagens ambientais, com custos de operação até 30% mais baixos e menor vibração.

Em fazendas sustentáveis, o biometano pode ser produzido a partir de uma usina de biogás de resíduos ou biomassa.

Dentro do ciclo virtuoso, produtos residuais como esterco de gado também viram valiosas fontes de combustível.

Além de ser mais limpo de manusear ao reabastecer e durante a combustão no motor, o biometano é um combustível prontamente disponível, o que permite que os produtores rurais comecem a reduzir sua pegada de CO2 imediatamente.

UNIÃO DE ESFORÇOS PARA SAFRA ZERO EMISSÃO – Na Europa, a FPT Industrial uniu esforços com a premiada vinícola Fontanafredda para alcançar a primeira safra de vinho Barolo zero emissão até 2025, com o motor FPT F28 NG, que equipa dois tratores New Holland TX.

Premiado com o título de “Motor do Ano 2020” na Europa, o propulsor opera com biometano, mas é híbrido, também sendo capaz de operar com diesel ou gás natural.

O motor fornece uma potência de 75 cv com torque de 330 Nm e garante, com total segurança, um desempenho igual ao seu equivalente diesel, mesmo quando se trabalha nas encostas mais íngremes e no terreno típico dos melhores vinhedos da região vinícola de Langhe, na Itália.

“Desenvolvemos tecnologias em biometano e gás natural com o que há de mais avançado dentro da FPT Industrial, buscando aumento de eficiência, redução de consumo e emissões. Mais que motores, buscamos soluções sustentáveis para o agronegócio, colaborando para a economia circular, construindo a energia do futuro”, reforça Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn