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Ford apresenta supervan elétrica de 2.000 cv inspirada na E-Transit

O modelo é uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade da marca, levadas ao extremo para o mundo da competição

A Ford apresentou hoje a Ford Pro Electric SuperVan, quarta geração da sua icônica linha de vans de ultra-alta performance, no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido.

A nova van elétrica, com cerca de 2.000 cv, é a mais potente já produzida pela marca: acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos e chega a mais de 300 km/h – veja o vídeo.

Desenvolvida como protótipo pela Ford Performance e pela STARD, especializada em carros elétricos de competição, na Áustria, a supervan é uma vitrine das tecnologias de eletrificação e conectividade já oferecidas na linha Transit, levadas ao extremo para o mundo das pistas.

Para mostrar do que ela é capaz, o piloto campeão Romain Dumas vai dirigi-la na famosa prova de subida de Goodwood.

A Ford Pro Electric SuperVan é equipada com quatro motores elétricos, tração integral, bateria de 50 kWh com refrigeração líquida e um sistema especial de controle.

O seu chassi, desenvolvido especialmente para as pistas, é baseado na E-Transit, primeira versão elétrica da van mais vendida da Europa.

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, oferece vários serviços conectados que ajudam a aumentar a produtividade da Transit em operação normal.

Na supervan, a transmissão de dados em tempo real e o gerenciamento remoto servem também para elevar ao máximo a performance do veículo.

“Com 2.000 cv de potência elétrica, emoção incomparável e estilo inspirado na nova E-Transit, esta é a supervan do século 21. Mas performance não é só potência. Como nos carros de corrida modernos, os engenheiros podem usar os dados em tempo real para otimizar o seu desempenho”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

Desafiando limites – A primeira supervan da Ford, a Transit Mk. 1, foi apresentada em 1971 com motor central do Ford GT40 vencedor de Le Mans.

A fórmula foi aprimorada na Transit Mk. 2, com carroceria de fibra de vidro e a estrutura monobloco do carro de corrida C100 da Ford, com motor V8 Cosworth de 590 cv.

Esse modelo mais tarde renasceu como a repaginada Transit Mk. 3, com motor Cosworth HB de 650 cv compartilhado com carros de Fórmula 1 da época.

O time de design da Ford teve liberdade para criar o estilo agressivo da Ford Pro Electric SuperVan, com linhas musculosas e arcos de rodas que revelam a sua extrema capacidade.

O time de engenharia também pôde aproveitar todo o potencial da motorização elétrica, com menos restrições de espaço e refrigeração que as normalmente encontradas nos motores a combustão.

A van de competição combina a estrutura de aço da E-Transit com paineis de carroceria em composto leve.

O conjunto de bateria, montado para otimizar a distribuição do peso e manter o centro de gravidade baixo, pode ser recarregado em cerca de 45 minutos em um carregador rápido padrão.

Como na E-Transit, o motorista conta com várias câmeras para ajudar nas manobras. E foram instaladas também câmeras adicionais para o público poder acompanhar a sua performance impressionante.

O divisor frontal, as saias laterais e o difusor traseiro são típicos de veículos de competição. Os recortes e a asa traseira geram “downforce” para aumentar a tração na pista. A suspensão de braços duplos e os freios também são especiais.

Novos recursos – O interior da supervan tem gaiola de proteção e bancos padrão FIA e uma grande tela multimídia vinda de veículos de produção da Ford, como o Mustang Mach-E.

Ela controla os sistemas de conectividade, informação e também os cinco modos de direção que variam o mapa de torque, a frenagem regenerativa e outros parâmetros de resposta para rodagem em estrada, pista, drag, drift e rali.

O pacote eletrônico inclui controle de tração e de partida, limitador de velocidade para “pit-lane” e frenagem regenerativa de três estágios para recarregar a bateria – similar à usada na E-Transit.

Em baixa velocidade, o modo Eco otimiza a eficiência do motor, maximiza a frenagem regenerativa e corta a tração no eixo traseiro. O botão E-Boost aumenta a potência e o torque instantâneos para velocidade máxima.

Outro recurso novo e empolgante é o modo de limpeza de pneus: ele freia totalmente um eixo e libera a tração no outro, criando “burnouts” impressionantes na frente ou na traseira, para limpar e aquecer os pneus antes das corridas.

Mais que uma vitrine de tecnologias avançadas de eletrificação e conectividade, a supervan elétrica é um experimento científico de alta velocidade.

As suas propostas inovadoras de desempenho e design levam os limites da engenharia a um novo patamar para o aprimoramento de futuros veículos, softwares e serviços da Ford.

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