terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Nova Z650RS 2022 resgata visual ‘retrô’ e traz ainda mais agilidade para a pilotagem urbana

O mais novo lançamento da 'Linha Z' da Kawasaki promete conquistar os amantes das motos clássicas. Com alta potência e muita tecnologia, a naked de média cilindrada privilegia uma pilotagem segura e confortável

Com estilo ‘retrô’, que remete às origens da ‘Linha Z’ dos anos 1970, alta tecnologia e ergonomia que oferece uma pilotagem segura e confortável, a nova Z650RS 2022 chega às concessionárias autorizadas Kawasaki com o preço sugerido de R$ 47.530,00.

A atualização da ‘Família Z’ segue a tendência mundial de resgatar o design clássico, com linhas arredondadas que conquistaram os motociclistas ao longo das décadas passadas.

Além do visual diferenciado, o lançamento traz uma condução leve, com entrega de torque e potência progressiva, o que facilita a realização de manobras em baixas velocidades.

A Z650RS 2022 chega ao mercado nacional com o tradicional desempenho das nakeds da Kawasaki.

Com um propulsor potente, a moto vem equipada com motor bicilíndrico paralelo, DOHC, com refrigeração líquida.

Força é o que não falta nesta poderosa máquina de 649 cm³, que pode atingir a potência máxima de 68 cv. a 8.000 rpm.

Projetado tanto para deslocamentos urbanos quanto para pilotagens mais esportivas, o motor da Z650RS foi atualizado para oferecer desempenho mais suave e responsivo nas faixas de baixas e médias rotações – as mais comuns na condução diária –, mantendo o torque e a potência nas rotações mais elevadas.

Ainda priorizando os trajetos do dia a dia nas médias e grandes cidades, a Z650RS 2022 foi projetada para ser uma moto leve a ágil.

Pesando apenas 187 quilos em ordem de marcha e com distância entre eixos de 1.400mm, o lançamento oferece uma condução simples, que possibilita manobras ainda mais rápidas.

O chassi também contribui para isso. Seu quadro em treliça de apenas 13,5 quilos foi desenvolvido para oferecer máxima resistência utilizando o mínimo de material possível, obtendo assim maior economia de peso.

Assim como nos demais modelos da ‘Linha Z’, o desempenho é uma característica central da Z650RS 2022.

O lançamento utiliza embreagem com sistema ‘Assistida e Deslizante’, com acionamento mais leve que evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marchas.

Já o sistema de freios prioriza a eficiência com utilização de componentes de alta tecnologia como, por exemplo, o ABS Bosch 9.1M.

Na dianteira, a moto vem equipada com discos duplos de ø300 mm e, na traseira, discos de ø220 mm. Outro diferencial é que os discos redondos contribuem para um visual mais ‘retrô’ da motocicleta.

Como mencionado inicialmente, conforto e segurança foram alguns dos diferenciais projetados para a Z650RS 2022, e as suspensões são partes fundamentais deste quesito.

Para isso, foi utilizado um sistema de amortecimento progressivo, que aumenta a sensação de segurança na pilotagem.

Na dianteira, a moto recebeu garfo telescópico de ø41 mm, enquanto na traseira foi equipado com suspensão Backlink horizontal com regulagem de pré-carga.

Além disso, a moto oferece uma posição de pilotagem ereta, o que torna mais fácil o piloto alcançar o solo com segurança.

O tanque de combustível também contribuiu para um maior conforto. Com capacidade para 12 litros, ele é estreito entre joelhos, o que possibilita boa ergonomia.

Concluindo a ficha técnica, a nova Z650RS 2022 utiliza rodas fundidas originais da Kawasaki – semelhantes às da Z900RS – e pneus Dunlop Roadsport 2.

Na iluminação, todas as luzes são em LED, o que proporciona maior visibilidade.

Já o painel traz todas as funções, incluindo: velocímetro e tacômetro analógicos, display LCD multifuncional com indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total, hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia e relógio no formato de 12 ou 24 horas.

Ficha técnica resumida:

Motor: bicilíndrico paralelo, DOHC com 8 válvulas, 4 tempos com refrigeração líquida; 649 cm³; 68 cv de potência máxima a 8.000 rpm; Torque máximo 6,7 kgf.m a 6.500 rpm; Diâmetro x curso 83,0 x 60,0 mm; Taxa de compressão 10,8:1; Sistema de Injeção eletrônica, com válvulas de aceleração duplas de ø36 mm; Ignição Digital; Partida Elétrica; Lubrificação forçada com cárter semi-seco; Transmissão 6 velocidades;

Embreagem: sistema ‘Assistido e Deslizante’;

Chassi: Quadro em treliça de 13,5 kg;

Peso em ordem de marcha: 187 Kg;

Distância entre eixos: 1.400mm;

Suspensão: Garfo telescópico de ø41 mm com amortecimento progressivo na dianteira; Suspensão traseira Backlink horizontal com regulagem de pré-carga;

Tanque de combustível: Capacidade para 12 litros,

Freios: Discos dianteiros duplos de ø300 mm e traseiros de ø220 mm, com uma unidade de ABS Bosch 9.1M;

Rodas: rodas fundidas originais da Kawasaki com raios retos, projetados para parecerem rodas com raios clássicos de arame;

Pneus: Dunlop Roadsport 2. Dianteiro 120/70 ZR 17 M/C (58W) e Traseiro 160/60 ZR 17 M/C (69W);

Painel: Velocímetro e tacômetro analógicos, display LCD multifuncional com indicador de marcha, nível de combustível, temperatura do motor, hodômetro total, hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, relógio no formato de 12 ou 24 horas.

Iluminação: Todas as luzes em LED.

Preço público sugerido com frete: R$ 47.530.00

Disponível na rede de concessionárias autorizadas Kawasaki: Agosto de 2022

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn