Engana-se quem pensa que os 50 anos da BMW M GmbH não seriam comemorados pela maior fábrica de veículos premium da América do Sul.
Localizada em Araquari, Santa Catarina, a planta brasileira do BMW Group anuncia a chegada de um lote bastante especial dos modelos BMW X3 e X4 M40i, limitado a apenas 144 carros.
Modelos mais potentes e modernos produzidos em solo nacional, ambos recebem os logotipos especiais M 50 Years no capô, tampa do porta-malas e nas rodas.
O logotipo da BMW com os semicírculos deslocados em azul, violeta e vermelho foi usado pela primeira vez em 1973.
O azul representa a BMW, enquanto o vermelho simboliza as corridas e o violeta expressa a conexão entre os dois.
A cor violeta deu lugar a um azul escuro em 1993, quando a BMW Motorsport GmbH passou a se chamar BMW M GmbH. De lá pra cá, nada mudou o alto poder simbólico da marca e do logotipo.
Os escolhidos para receber esse logotipo tão lendário, BMW X3 M40i e BMW X4 M40i são os carros mais potentes e tecnológicos produzidos no Brasil.
Debaixo do capô, BMW X3 M40i e X4 M40i compartilham o mesmo propulsor. Trata-se de um motor BMW M de seis cilindros em linha, 2.998cm³, TwinPower Turbo, que rende 387cv de potência (entre 5.800 e 6.500rpm) e 500Nm de torque máximo (entre 1.900 e 5.000rpm).
Além de serem os mais potentes, os novos modelos são, também, os carros mais rápidos produzidos no Brasil.
Aceleram de 0 a 100km/h em 4,5s, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250km/h.
A transmissão é automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. A tração integral por demanda.
A pitada M também está presente na dirigibilidade. A começar pelos bancos e volante M, que aliam conforto e esportividade na medida certa.
A sensação de agilidade é realçada graças à direção esportiva variável Servotronic, capaz de proporcionar uma direção mais direta e ágil; à suspensão esportiva M, dotada de amortecedores reguláveis; e ao Performance Control, dispositivo responsável por comandar as rodas individualmente, possibilitando melhorar a dinâmica de condução do veículo. Para completar a esportividade, o acabamento interno é repleto de fibra de carbono.
Ambos são equipados com o BMW Live Cockpit Professional. Duas telas, de 12,3 polegadas de alta resolução, exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento — sendo esta última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto.
O ar-condicionado tem controle de temperatura automático com três zonas e o teto-solar é do tipo panorâmico.
Além do porta-copos, o novo console central acomoda a alavanca seletora de marchas, botões para o sistema start/stop e partida do motor, freio de estacionamento elétrico, controle da multimídia, entre outros comandos do veículo.
Os modelos são repletos de tudo que está disponível no quesito tecnologia e conectividade no mundo BMW.
É o caso dos sistemas Driving Assistant, Parking Assistant Plus e Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
O Driving Assistant oferece uma condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
O Parking Assistant Plus, por sua vez, permite estacionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos, e da função Surround View, que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação.
Há ainda o BMW Gesture Control, que permite controlar diversas funcionalidades da central multimídia fazendo gestos com as mãos, tanto do motorista quanto do passageiro, BMW Head-up display colorido, que exibe todas as informações necessárias em uma tela na linha de visão do motorista, nada de desviar o olhar do caminho à frente e sistema de som premium da renomada Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W de potência.
Também de série, o BMW ConnectedDrive é um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card — o mesmo utilizado em smartphones — conectado à internet.
Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes e Chamada de Emergência Inteligente.
Com o My BMW App, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, ligar as buzinas e acionar a ventilação do carro.
Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível do tanque de combustível ou a autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control como fluído de freio ou óleo do motor, e ainda, receber notificações a cada atualização remota de software (Remote Software Upgrade).
E não para por aí. Os novos BMW X3 M40i e X4 M40i também são equipados com o Intelligent Personal Assistant (IPA) e o Caring Car.
Enquanto um permite interação, por voz, com o próprio carro de forma natural e permite ativar diversas funções do veículo, como por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência e abertura de janelas, o outro transforma o ambiente do interior de acordo com o humor do proprietário, tudo por voz.
Os BMW X3 M40i e BMW X4 M40i já estão à venda nas concessionárias BMW do Brasil com preço sugerido de R$ 584.950 e R$ 603.950, respectivamente.