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Marcopolo anuncia início da produção de ônibus elétrico na Lat.Bus 2022

Fabricação do modelo urbano Attivi chassi próprio da marca e 100% elétrico, começa neste mês

A Marcopolo, líder no Brasil na produção de carrocerias de ônibus e referência no mercado global, iniciará neste mês a produção em série do Attivi integral da companhia, o modelo é o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico.

Conforme anunciado pela companhia hoje (9/8) na LatBus 2022, em São Paulo, até o final deste ano, serão produzidos 30 veículos que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões do País.

A companhia, líder em seu segmento, com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da sua estratégia ESG. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, avalia James Bellini, CEO da Marcopolo.

Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. O Attivi também foi uma das novidades apresentadas pela companhia durante a Expo Foro, principal feira do setor de transporte de passageiros e mercadorias do México.

O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”, enfatiza o CEO da companhia.

A Marcopolo está na vanguarda da eletrificação no setor de ônibus brasileiro. A mobilidade sustentável faz parte da estratégia ESG da companhia que já conta com mais de 350 ônibus elétricos e híbridos já rodando em diversos países, como Argentina, Colômbia, Austrália e Índia, além do Brasil, com chassis de parceiros.

“O projeto atende as diferentes possibilidades do setor de transportes nos mercados brasileiro e internacional, reforçando o investimento da companhia no segmento de elétricos, com foco em modais cada vez mais sustentáveis”, complementa Bellini.

Sucesso da Geração 8 – Nesta edição da LatBus a Marcopolo comemora também um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários. “Nos últimos 12 meses, a linha representou quase 30% das vendas da marca. São mais de 1.000 unidades já vendidas para clientes no Brasil e exterior”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Além de já estar em grande parte dos estados brasileiros, a nova Geração já marca presença nos principais mercados da América Latina (Peru, Chile, Bolívia, México, Paraguai, Uruguai, Argentina), com lançamentos em breve em outros mercados latino-americanos além de unidades que serão utilizadas durante a Copa do Mundo, no Qatar.

A Geração 8 representa um importante avanço para a indústria do ônibus no que diz respeito à inovação e tecnologia, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia. Os modelos proporcionam alto desempenho operacional relacionado à eficiência no consumo de combustível, uma das variáveis de maior relevância para os operadores do setor.

Em parceria com a Netz, empresa com experiência comprovada em estudos de eficiência de veículos, a Marcopolo realizou testes de desempenho. De acordo com resultados obtidos em mais de 70 mil horas de testes, foi evidenciado que a Geração 8 representa uma economia de combustível de até 5%.

As medições são realizadas em campo de provas e avaliam o desempenho da Geração 8, da New G7 e de um veículo da concorrência. No comparativo, um modelo Paradiso New G7 1800 DD apresentou índice de economia de 3,9% se comparado a um modelo da concorrência.

Para Ricardo Portolan, o índice de economia de combustível sempre foi um fator de grande importância para os clientes da companhia e ainda mais em um contexto de elevação do preço do diesel e consequente aumento da relevância do combustível na composição de custos dos clientes.

O executivo comenta que as áreas de engenharia e design sempre levam em consideração aspectos importantes como coeficiente aerodinâmico, peso, durabilidade, qualidade dos componentes e manutenção, alinhado com as necessidades específicas de cada operador.

“Temos recebido retorno dos clientes que na operação a redução no consumo de combustível tem sido significativa e confirmada na prática. As aquisições de modelos G8 também são baseadas, além dos atributos de produto, nos atributos de operação que já estão comprovados nas primeiras unidades em operação”, finaliza Portolan.

O sucesso da Geração 8 também é comprovado pelas premiações do setor. Com apenas um ano de presença no mercado, a linha conquistou importantes reconhecimentos, como o iF Design Award 2022, uma das premiações de design mais importante de todo o mundo, e o de Melhor Ônibus na Expo Foro.

Crescimento dos micro-ônibus – Com soluções completas para o setor de mobilidade, a companhia também leva para a LatBus modelos da marca Volare, líder brasileira no segmento de micro-ônibus e pertencente à Marcopolo. Durante a pandemia, o setor de micro-ônibus ganhou representatividade e a Volare, como líder em seu segmento, aproveitou este crescimento.

Com a linha Attack, lançada em maio do ano passado, e o modelo Fly 10, desenvolvido para o segmento urbano e de fretamento, a marca alcançou receita líquida consolidada de R$ 581,7 milhões no primeiro semestre de 2022, no mesmo período do ano anterior a receita líquida foi de R$ 451,5. Nos primeiros seis meses do ano, a fabricante produziu 2.016 unidades de Volare, contra 1.936 unidades no mesmo período do ano passado.

“Desde o ano passado, a cada cinco ônibus emplacados no Brasil, um é Volare. No primeiro semestre deste ano, a Volare alcançou 22,5% de participação no mercado brasileiro de ônibus”, destaca Portolan.

Entre os fatores que justificam o desempenho positivo estão o fornecimento de veículos para importantes operadores do segmento de fretamento e as licitações. “Alcançamos um desempenho recorde no primeiro semestre. A flexibilidade e variedade da linha de modelos para uso em diferentes atividades representam importantes diferenciais para o sucesso da marca”, reforça o executivo.

De acordo com o executivo, o fornecimento para o programa do governo federal Caminho da Escola também é um destaque em 2022. “Fornecemos 346 unidades para diferentes municípios de todo o Brasil no 2º trimestre deste ano, inclusive os nossos exclusivos modelos Attack 4×4, com tração nas quatro rodas e indicado para vias não pavimentadas e locais de difícil acesso, e o Access, veículo de piso baixo, motor traseiro, indicado para aplicação urbana”, enfatiza.

Tecnologia e inovação – Mais do que apresentar modelos que vão contribuir com os avanços nos sistemas de mobilidade no país, a Marcopolo convidará os visitantes para painéis sobre os avanços da tecnologia e da inovação no setor.

Os encontros serão realizados ao longo dos três dias, com a presença de executivos da companhia, e abordarão os seguintes temas:

09/08

16h — Como nasce o design de uma nova geração Marcopolo

17h — Eficiência no consumo de combustível

18h — Jornada de confiabilidade e segurança

10/08

15h — Papel do micro-ônibus na mobilidade

18h — Automatização e gestão de abastecimento

11/08

13h — BR 101 — Brasil de Norte a Sul com a Marcopolo

15h — Mobilidade sustentável

17h — Investimento no futuro da mobilidade

18h — Mobility Future

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