sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Abraciclo destaca ações de conscientização da Semana Nacional de Trânsito

Objetivo é chamar a atenção da população sobre a importância de adotar atitudes mais seguras no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo apoiou diversas ações de conscientização dentro da Semana Nacional de Trânsito (organizada pelo Ministério da Infraestrutura) e da Semana da Mobilidade (promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR), ambas comemoradas entre os dias 18 e 25 de setembro.

- Publicidade -

A meta é conscientizar as pessoas sobre a importância de adotar atitudes mais seguras no trânsito para reduzir acidentes e salvar vidas.

“Uma de nossas principais missões é sensibilizar a sociedade sobre a necessidade da mudança de comportamento no trânsito. A educação e a conscientização, traduzidas no respeito às leis, são fundamentais para promovermos a paz nas ruas”, afirma o presidente Marcos Fermanian. “Além disso, atuamos ativamente junto a todas as esferas do governo para contribuir com a melhoria da segurança veicular e do tráfego nas cidades”, enfatiza.

Dentro dessa estratégia, a associação está divulgando em todas as suas redes sociais (Instagram, LinkedIn e YouTube) a campanha da Semana Nacional de Trânsito desenvolvida pelo ONSV (Observatório Nacional da Segurança Viária).

O filme dá sequência ao tema criado para o Movimento Maio Amarelo “Juntos Salvamos Vidas!” e destaca que as pessoas se encontram em diversos momentos, seja a pé, no carro, na motocicleta ou na bicicleta. No entanto, qualquer descuido ou abuso pode trazer consequências mais sérias. Por isso, é necessário que todos conheçam e sigam as regras para que os encontros sejam breves e saudáveis.

- Publicidade -

Também serão divulgadas peças nos meios digitais destinados a motociclistas e ciclistas. Para o primeiro grupo, o enfoque é a necessidade do uso de equipamentos de proteção e para o outro, a importância do respeito para garantir a segurança e integridade de quem pedala

Festival da Mobilidade – Na capital paulista, a associação participa do 1º Festival da Mobilidade, promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na Praça do Patriarca.

Quem visitar o Espaço Abraciclo poderá participar de um simulador de embriaguez, que utiliza um par de óculos com lentes que demonstram os efeitos da bebida alcoólica, mostrando que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados.

No local, serão exibidos o filme da Semana Nacional do Trânsito e outros conteúdos com dicas de segurança. Os visitantes ainda poderão baixar um QR Code para ter acesso às cartilhas “Dicas de Segurança do Trânsito” e “Guia do Ciclista Seguro”.

A Abraciclo também vai marcar presença em um Pit Stop educativo para conscientizar motociclistas e motofretistas sobre a importância de adotar práticas de pilotagem segura para a prevenção de acidentes. A ação será realizada no PAT Band da CET, onde os condutores que circularem pela Marginal Pinheiros serão encaminhados para assistir a uma palestra educativa, além de receberem materiais didáticos e brindes.

- Publicidade -

A programação do Festival da Mobilidade contou ainda com dois eventos: o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro) e um grande Passeio Ciclístico, realizado no domingo, dia 25.

Ações especiais – Os representantes da Abraciclo também levaram seus conhecimentos sobre a importância da formação e da qualificação para mototaxistas e motofretistas no II Encontro Nacional das Autoescolas/ CFCs, que foi realizado nos dias 21 e 22 de setembro, na cidade do Recife (PE).

Na ocasião, foram apresentados dados do Programa Motofretista Seguro, realizado em parceria com o Detran-SP (Departamento Estadual do Trânsito de São Paulo) e o Sindautoescola-SP (Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado de São Paulo). A ideia foi mostrar que iniciativas como essa podem ser implementadas em outros estados.

Outro município que conta com ações da Abraciclo é Socorro, no interior de São Paulo. No Centro Cultural Movimento (CCM), museu inteiramente dedicado ao segmento de Duas Rodas, no período de 19 a 25 de setembro, foi exibido o filme da campanha da semana do trânsito e distribuídos guias “Dicas de segurança no trânsito” e selos “Paz no Trânsito”.

Esse mesmo esquema foi adotado na cidade de Santos no último domingo, dia 18, no evento promovido pela Ambasa (Associação dos Motofretistas, Motoboys, Motogirls, Autônomos, Motociclistas, Moto Clubes, Bikeboys e Ciclistas da Baixada Santista). Centenas de pessoas foram até o Sambódromo de Santos e receberam valiosas dicas de Pilotagem Segura da Abraciclo e de suas associadas, como o uso de equipamentos de segurança, como frear corretamente, os cuidados para se evitar os pontos cegos de um veículo, os cuidados com a manutenção, entre outros. Além disso, houve a distribuição de materiais didáticos, brindes e vouchers de troca de óleo.

MOTOCICLETAS*BICICLETAS*
Frota nacional: acima de 30 milhões
de unidades
Frota nacional: mais de 70 milhões
de unidades
Produção anual: 1,2 milhão de unidadesProdução anual: 2,5 milhões
de unidades**
6º maior produtor mundial4º maior produtor mundial

() Dados até fevereiro de 2022. (*) Estimativa de produção em todo o território nacional e excluídas as bicicletas infantis.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança