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Grupo Hyundai Motor anuncia plano de desenvolvimento para Veículos Definidos por Software (SDV)

Grupo Hyundai Motor vai transformar a experiência do cliente e entregar uma era sem precedentes de mobilidade conectada por meio de tecnologias de softwares em constante evolução.

O Grupo Hyundai Motor anunciou nesta quarta-feira (12) uma nova estratégia global para transformar todos os automóveis em Veículos Definidos por Software (Software Defined Vehicles, SDV) até 2025.

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A iniciativa pioneira no setor, apresentada durante o fórum online global “Destravando a Era do Software”, promovido pelo Grupo, proporcionará uma era da mobilidade sem precedentes, oferecendo aos clientes a liberdade de atualizar remotamente o desempenho e as funcionalidades de seus veículos em qualquer lugar e a qualquer momento.

O Grupo também compartilhou planos para revolucionar a experiência do cliente durante toda a vida útil do automóvel e oferecer uma nova era de mobilidade por meio da tecnologia de software em constante evolução.

Essa tecnologia de software e de mobilidade em constante evolução garantirá que todos os modelos, até mesmo aqueles já adquiridos, permaneçam atualizados.

Isso permitirá que as funções do veículo, incluindo segurança, conveniência, conectividade, proteção contra roubo e desempenho de condução sejam aprimoradas por meio de atualizações de software totalmente remotas, conhecidas como Over-The- Air (OTA).

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Tendo como base a plataforma de próxima geração para veículos elétricos, um novo controlador integrado e um Sistema Operacional de Carro Conectado (ccOS, em inglês) desenvolvido internamente, todos os veículos do Grupo serão equipados para receber atualizações de software via OTA até 2025.

O Grupo Hyundai Motor espera que 20 milhões de veículos sejam registrados em seu serviço de carros conectados em todo o mundo até 2025.

Os carros conectados e equipados com recursos de telecomunicação de ponta agregarão valor e possibilidades sem precedentes e fornecerão aos clientes serviços personalizados, como assinaturas de software.

Além disso, os dados dos carros conectados se interligarão com as futuras soluções de mobilidade do Grupo, incluindo Veículos com Propósito Definido (PBV, em inglês), Mobilidade Aérea Avançada (AAM, em inglês), robotáxis e outros tipos de robôs.

Ao estabelecer uma nova plataforma de dados, serviços inovadores serão oferecidos por meio da conexão e do processamento de vários dados gerados ao longo do ciclo de vida do veículo, promovendo também a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores, como logística e hospedagem.

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O Grupo Hyundai Motor também investirá fortemente em tecnologias para integrar hardware e software, aprimorando e internalizando competências em mobilidade.

Até 2030, o Grupo planeja investir 18 trilhões de wons (US$ 12,83 bilhões) em um novo Centro Global de Software e acelerar o desenvolvimento de Veículos Definidos por Software.

“Ao transformar todos os automóveis em Veículos Definidos por Software até 2025, o Grupo Hyundai Motor redefinirá completamente o conceito de automóvel e liderará uma era de mobilidade nunca experimentada”, afirmou Chung Kook Park, Presidente e Chefe da Divisão de P&D do Grupo Hyundai Motor.

“Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir por meio de softwares permitirá que os clientes mantenham seus carros atualizados com os mais recentes recursos e tecnologias mesmo muito tempo depois de saírem da fábrica.”

Atualizações de software Over-The-Air (OTA) para todos os modelos até 2025 – A partir de 2023, todos os carros lançados pelo Grupo Hyundai Motor estarão equipados para receber atualizações de software Over-The-Air (OTA), permitindo que os clientes mantenham seus veículos em dia.

Essa transformação se aplicará não apenas aos modelos elétricos, mas também aos carros com motor a combustão interna. Todos os segmentos de veículos do Grupo vendidos ao redor do mundo evoluirão para serem definidos por software até 2025.

Os clientes poderão aprimorar remotamente o desempenho e as funcionalidades de seus carros em qualquer lugar, a qualquer momento, sem a necessidade de levá-los a uma central de serviços.

E como o veículo pode ser constantemente atualizado, seu valor de revenda também será preservado.

O Grupo introduziu esse recurso inicialmente em 2021 e, a partir de 2023, vai expandi-lo dentro da gama de modelos de veículos nas regiões de mercados globais capazes de receber Serviços de Carros Conectados (CCS, em inglês). Até 2025, todos os veículos do Grupo Hyundai Motor estarão equipados para receber atualizações de software via OTA.

O Grupo também vai oferecer serviços de Recursos sob Demanda (FoD, em inglês) nos próximos anos. Isso vai proporcionar aos clientes a habilidade de selecionar e comprar funções e recursos que atendam suas necessidades e preferências, com a liberdade de criar veículos que melhor correspondam a seus estilos de vida.

A grande quantidade de dados gerados pelos 20 milhões de veículos inscritos no Serviço de Carros Conectados (CCS, em inglês) do Grupo fornecerá uma base para o desenvolvimento ainda maior de serviços personalizados.

O plano é oferecer de forma contínua serviços personalizados que possam ampliar os requisitos individuais dos clientes e lidar com dados brutos de veículos de forma excepcionalmente rápida e ultra confiável.

Próxima geração de Plataforma para Veículos Elétricos vai acelerar a transformação SDV -O Grupo Hyundai Motor planeja reduzir significativamente o tempo gasto em todo o processo de produção em massa, incluindo planejamento, design e fabricação, ao desenvolver uma plataforma para veículos compartilhada de hardware e software.

Isso permitirá que os componentes do veículo sejam compartilhados entre diferentes segmentos, levando a um desenvolvimento de veículos mais eficiente e a maiores reduções de custos. A diminuição da complexidade vai aumentar ainda mais a eficácia da tecnologia SDV.

Um software de veículo constantemente atualizável reforçará a capacidade de garantir fluxos de receita diversificados e contínuos, fornecendo novos recursos e funcionalidades do veículo e aproveitando dados selecionados para criar serviços personalizados para cada cliente.

A rentabilidade também será melhorada com a diminuição do tempo de desenvolvimento de veículos e a redução de custos por meio da padronização da plataforma.

O Grupo também apresentará novos veículos em 2025 com base em suas duas novas plataformas de carros elétricos (EVs), eM e eS.

As novas plataformas serão criadas sob o sistema de Arquitetura Modular Integrada (IMA, em inglês) do Grupo.

A plataforma eM está sendo desenvolvida especificamente para EVs de todos os segmentos e fornecerá uma melhoria de 50% na autonomia, com uma única carga, em comparação com os EVs atuais.

A plataforma eM também suportará a tecnologia de direção autônoma de Nível 3 ou superior e recursos de atualização de software via OTA.

A plataforma eS será desenvolvida como uma base de locomoção elétrica exclusiva para Veículos com Propósito Definido (PBV, em inglês), com estrutura totalmente flexível para atender demandas B2B, e fornecer soluções sob medida para empresas que atuam nos ramos de entrega, logística e compartilhamento de veículos.

“Em 2025, o Grupo Hyundai Motor apresentará veículos com dois tipos de plataforma: eM, dedicada a veículos elétricos de passageiros; e eS, exclusiva para Veículos com Propósito Definido”, disse Paul Choo, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro de Desenvolvimento de Eletrônica, Informação e Entretenimento do Grupo Hyundai Motor.

“Essas novas plataformas estão evoluindo sob nossa ‘Arquitetura Modular Integrada’, que levará a uma maior padronização e modularização dos principais componentes, como baterias e motores, oferecendo vantagens para outros setores além dos veículos elétricos.”

A Arquitetura Modular Integrada do Grupo facilitará a padronização e modularização dos principais componentes para EVs.

Ao uniformizar baterias e motores elétricos, por exemplo, que atualmente variam em cada modelo de EV, o Grupo aplicará de forma flexível componentes comuns a cada veículo, eficientemente expandindo sua linha de produtos.

O Grupo também está integrando de forma semelhante os controladores veiculares. Anteriormente, o sistema de software precisava ser atualizado separadamente para cada controlador para atualizar as funções dos veículos.

No entanto, um controlador integrado oferece uma solução para tornar esse processo mais sistemático e eficiente.

Assim, o número total de controladores pode ser significativamente reduzido ao integrar os componentes elétricos de nível inferior gerenciados por controladores de nível superior.

Um controlador integrado permitirá o desenvolvimento eficiente de diversos segmentos de veículos e modelos estratégicos otimizados para cada região e facilitará o processo de adição de novos recursos e de melhoria de desempenho.

O ciclo de atualizações de software será reduzido, enquanto a frequência aumentará. A tecnologia também permite que o Grupo responda de forma flexível e rápida para atender às necessidades do mercado e dos clientes em constante mudança.

Centrais de informação e entretenimento e o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS, em inglês) já produzidos em massa estão passando atualmente por melhorias funcionais com a introdução da mais recente tecnologia de controlador integrado. Até 2025, os controladores de conforto e condução também serão gradualmente integrados.

“A arquitetura elétrica e eletrônica pode ser pensada como uma estrutura organicamente conectada que melhora a função dos componentes elétricos de um carro”, explicou Hyung Ki Ahn, Vice-Presidente do Grupo para Desenvolvimento de Eletrônicos.

“Para desenvolver o crescente número de componentes elétricos com eficiência sistemática, o Grupo Hyundai Motor optou por implementar uma ‘arquitetura centralizada de domínio’, que estrutura grupos e integra controladores em todo o carro em quatro áreas: Conforto, Condução, Informação e Entretenimento, e ADAS. Como essa arquitetura reduz significativamente a complexidade de desenvolvimento e permite que as atualizações de software sejam realizadas sem esforço e sem a necessidade de modificar manualmente o controlador, ela é ideal para atender uma variedade de segmentos de carros e modelos regionais específicos, personalizados para diferentes países. Também nos permite responder com flexibilidade ao que os consumidores desejam neste mercado em rápida mudança.”

Sistema Operacional de Carro Conectado (ccOS) inovador – Os Sistemas Operacionais de Carro Conectado (ccOS, em inglês) altamente inovadores e desenvolvidos internamente pelo Grupo serão fundamentais para a meta de assumir a liderança no fornecimento de soluções de mobilidade global transformadoras.

A plataforma de software ccOS pode ser aplicada a todos os controladores e pode maximizar o desempenho do hardware por meio de uma capacidade de computação extremamente alta.

Para coletar e processar com eficiência a grande quantidade de informações geradas por carros conectados, são necessários semicondutores para processamento de informações de alto desempenho. Assim, o Grupo está trabalhando com a NVIDIA, líder em computação para Inteligência Artificial (IA), e colaborando na instalação de um ccOS otimizado no NVIDIA Drive®, um semicondutor de processamento de informações de alto desempenho.

A NVIDIA fornece recursos de alta tecnologia mundial em IA, aprendizado de máquina, cognição gráfica e processamento.

A plataforma NVIDIA Drive® de alto desempenho permite o processamento de dados de larga escala em um ritmo ultrarrápido.

O Grupo Hyundai Motor assinou um acordo de desenvolvimento de tecnologia com a NVIDIA em 2015 e está realizando pesquisas para aplicar a tecnologia de carros conectados a veículos produzidos em massa já comercializados.

Com base em seus controladores integrados em na plataforma de software interna, o Grupo também está fortalecendo significativamente sua competitividade em tecnologia de condução autônoma.

O sistema operacional ccOS avançado do Grupo oferecerá apoio à tecnologia de software necessária para analisar e processar dados de forma ultrarrápida, fornecida pelos vastos recursos de coleta de dados da tecnologia, como os sensores LiDAR (de detecção e alcance de luz) nas câmeras e radares montados no veículo.

“Este ano, o Grupo Hyundai Motor vai realizar um Piloto de Condução em Rodovia (HDP, em inglês) com um veículo Genesis G90, que é uma tecnologia de condução autônoma de Nível 3 baseada em controlador integrado de segunda geração”, comentou Woongjun Jang, Vice-presidente Sênior e Chefe do Centro de Direção Autônoma do Grupo Hyundai Motor.

“Estamos desenvolvendo também um Piloto de Estacionamento Remoto (RPP, em inglês) para condução autônoma de Nível 3”

O Grupo também está desenvolvendo um controlador integrado de terceira geração baseado na próxima geração de semicondutores de alto desempenho para avançar com a tecnologia de condução autônoma.

O novo controlador integrado permitirá uma computação ainda mais rápida e um controle mais eficiente ao instalar uma CPU de maior desempenho e aumentar a integração entre os controladores em comparação com o controlador integrado de segunda geração atualmente comercializado.

O controlador integrado de terceira geração se tornará a base para a expansão de veículos autônomos de Nível 3 produzidos em massa, bem como a comercialização dos níveis de condução autônoma 4 e 5 no devido tempo.

Ele também está sendo desenvolvido para oferecer melhor dissipação de calor, níveis de ruído mais baixos e custos de produção reduzidos.

Criação de serviços inovadores e novas experiências de mobilidade – O Grupo Hyundai Motor também está construindo uma nova plataforma de dados que pode combinar e processar informações geradas ao longo de todo o ciclo de vida do veículo, incluindo fabricação, produção e operação, que serão usadas ​​para desenvolver uma ampla gama de serviços inovadores.

“A plataforma de dados do Grupo Hyundai Motor não será apenas para a condução. Ela também desempenhará um papel importante no aprimoramento da conveniência e da diversidade da experiência de mobilidade do cliente, envolvendo todo o ciclo de vida do veículo”, disse Eunsook Jin, Vice-Presidente Executivo e Chefe da Divisão de Inovação em Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT, em inglês) do Grupo Hyundai Motor.

“Mais adiante, também ajudaremos a criar um novo ecossistema de mobilidade, conectando carros a outros dispositivos de mobilidade, com base na conectividade e escalabilidade de dados”.

A plataforma de dados focará em tecnologias capazes de identificar como as informações em cada etapa do ciclo de vida do veículo são geradas, coletando e analisando seletivamente os itens necessários para fornecer serviços valiosos aos clientes.

Os dados coletados por meio do controlador de alto desempenho do veículo serão continuamente processados ​​e analisados ​​com tecnologia de aprendizado profundo para garantir velocidade e eficiência ideais.

Para esse fim, o Grupo Hyundai Motor está fortalecendo constantemente suas equipes e competências para permitir a criação de informações e serviços valiosos por meio do processamento rápido e estável de grandes quantidades de dados.

Além das dezenas de milhares de carros conectados em todo o mundo, os dados serão coletados a partir de várias fontes adicionais, como sinais de trânsito, infraestrutura e navegação por satélite.

Também, está nos planos contribuir para a criação de um novo sistema de mobilidade, interligando vários dispositivos de mobilidade futuros com base na conectividade e escalabilidade de dados.

A combinação de tecnologias de hardware e software permitirá que o Grupo Hyundai Motor melhore e internalize as competências de tecnologia da mobilidade e reforce sua determinação de assumir a liderança no futuro da mobilidade.

Mobilidade futura e novos desafios – O Grupo prevê um futuro em que o paradigma da indústria da mobilidade seja totalmente transformado, permitindo que as pessoas desfrutem de viagens convenientes e sem interrupção, mesmo que não possuam um carro.

A estratégia de médio e longo prazo acomodará uma nova dimensão dos serviços de mobilidade e softwares serão a tecnologia central que viabilizará esse futuro, conectando harmoniosamente novos dispositivos e serviços de mobilidade.

“Por ‘movimento’ queremos dizer mais do que apenas mover-se entre locais. Estamos falando de toda a jornada de ponta a ponta, desde sair de casa e encontrar amigos até ações como fazer compras, comer e, finalmente, voltar para casa”, explicou Chang Song, Presidente e Chefe da Divisão de Transporte como Serviço (TaaS, em inglês) do Grupo Hyundai Motor.

“A mobilidade definida por software fornecerá uma experiência holística ao usuário com base em vastos dados de mobilidade e em tecnologia de IA que entende as intenções e o contexto de cada usuário. Dessa forma, todas essas jornadas poderão ser perfeitamente conectadas.”

Para garantir que continue a liderar o fornecimento de soluções de mobilidade, o Grupo Hyundai Motor estabelecerá um Centro de Software Global para responder antecipadamente às mudanças no mercado de mobilidade futuro a partir de uma perspectiva de longo prazo.

Esse novo centro desenvolverá dispositivos e soluções de mobilidade definidos por software, extrapolando o mercado de veículos para entrar nas áreas de mobilidade e logística.

Também estabelecerá um sistema para dispositivos de mobilidade autodesenvolvidos que se conectarão a ecossistemas de smartphones enquanto desenvolve tecnologias e negócios que podem conectar e controlar dispositivos de mobilidade em um sistema operacional urbano, viabilizando a condução autônoma.

O Grupo Hyundai Motor investirá 18 trilhões de wons (US$ 12,83 bilhões) até 2030 em ações como o Centro de Software Global e em P&D para fortalecer ainda mais as competências de software para o desenvolvimento de SDVs.

E contratará alguns dos melhores profissionais desenvolvedores de software do mundo para criar dispositivos e serviços que priorizem a experiência do usuário (UX, em inglês) e tragam novidades ao mercado de mobilidade.

Tecnologia para viabilizar uma nova era de mobilidade – “Hoje, revelamos os conceitos de tecnologia, estratégias e cenários futuros relacionados a veículos definidos por software que sustentarão o núcleo da mobilidade futura”, disse Chung Kook Park, Presidente e Chefe da Divisão de P&D do Grupo Hyundai Motor.

Ao embarcar em um novo desafio para transformar a mobilidade e atender às necessidades dos clientes no futuro, nosso Grupo também continuará a desenvolver seus modelos premiados para atender às necessidades dos clientes atuais.

A atratividade das ofertas aos clientes tem sido consistentemente comprovada, como demonstrado recentemente pela gama de prêmios concedidos aos modelos elétricos (EVs) das marcas Hyundai, Kia e Genesis por especialistas e a imprensa em todo o mundo.

Já hoje as tecnologias SDV de ponta do Grupo Hyundai Motor, na Informação e no Entretenimento, na Conectividade e em ADAS, estão conquistando os clientes e, à medida que a tecnologia evolui rapidamente, um novo mundo de possibilidades se abrirá.

Isso colocará o Grupo na vanguarda do fornecimento de soluções de mobilidade totalmente novas ao mesmo tempo em que a sociedade muda, os meios de transporte se transformam e os veículos definidos por software se popularizam.

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