O EQE da Mercedes-EQ recebe uma classificação máxima de cinco estrelas e também recebe uma classificação ‘Muito Bom’ por seu sistema Highway Assist. A BYD, líder da indústria chinesa de NEV, começa a voar no Euro NCAP com cinco estrelas para seu SUV crossover ATTO3.
Também alcançando as melhores classificações de segurança estão o novo crossover de tamanho médio CX-60 da Mazda, o novo X1 e 2 Series Active Tourer da BMW e a última geração de irmãos SEAT, Ibiza e Arona. O VW Golf atualizado mantém o ritmo com os rivais mais recentes com uma classificação de cinco estrelas, enquanto dois carros – o Citroën C5 X e o Mobilize Limo – são premiados com quatro estrelas cada.
A Mercedes-Benz continua a expandir sua linha EQ totalmente elétrica e o sedã EQE se torna o modelo mais recente a ser avaliado pelo Euro NCAP. Como seus companheiros estáveis, ele não decepciona, seu excelente desempenho geral lhe rende uma classificação de segurança de cinco estrelas.
O Active Distance Assist DISTRONIC com Active Steering Assist está disponível como opção, oferecendo assistência à condução em rodovias. O sistema é o primeiro a ser avaliado pelo Euro NCAP que, se o motorista não responder, manobra o carro com segurança para a pista mais lenta antes de pará-lo.
Esta função, conhecida como Active Emergency Stop Assist, ajuda a dar ao EQE uma classificação ‘Muito Bom’ e o torna o carro com maior pontuação testado pelo Euro NCAP até agora em suas classificações de direção assistida.
O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, diz: “A direção totalmente autônoma ainda está longe, mas as bases estão sendo lançadas por sistemas de direção assistida robustos e de alto desempenho, como este da Mercedes. Parabéns a eles pela classificação ‘Muito Bom’ e por obterem sua quarta classificação de segurança de cinco estrelas este ano.”
Uma classificação de cinco estrelas para o recém-chegado BYD ATTO 3 (na China conhecido como Yuan Plus) continua a série de sucesso para as marcas chinesas no Euro NCAP, seguindo resultados semelhantes para WEY e ORA na última publicação.
Sigla para “Build Your Dreams”, a BYD está presente na Europa há mais de uma década na forma de ônibus, mas a chegada do ATTO 3 é o veículo que levará a BYD às massas.
O EV econômico está tendo um bom desempenho nos testes de colisão do Euro NCAP e vem totalmente equipado com as mais recentes tecnologias ADAS.
Os outros dois carros fabricados na China neste lote são premiados com quatro estrelas. O Citroën C5 X, construído na China pela joint venture Dongfeng Peugeot-Citroën Automobile, e o sedã elétrico Limo da joint venture Renault-Jiangling Mobilize tem, em geral, desempenhos sólidos, mas não se destacaram pela omissão de equipamentos ou marginal desempenho em alguns dos testes de segurança ativa.
Os dois SEATs também carecem de alguns dos mais recentes equipamentos de segurança, principalmente airbags centrais, mas compensam isso de outras maneiras e ainda se qualificam para cinco estrelas.
O BMW X1 e o BMW Série 2 Active Tourer recebem cada um cinco estrelas com pontuações quase idênticas em todas as partes da avaliação. A BMW, portanto, carrega com sucesso as classificações mais altas para a última geração desses modelos populares, apesar dos requisitos de protocolo mais rígidos de 2022. Além disso, o Mazda CX-60 teve um bom desempenho geral para obter uma merecida classificação de cinco estrelas.
O atualizado VW Golf 8 também ganhou cinco estrelas. O Golf 8 foi testado pela primeira vez pelo Euro NCAP em 2019, mas o modelo foi atualizado recentemente com a adição de um airbag central, pré-tensores, assistente de junção e um sistema de detecção de fadiga, que entregou novamente cinco estrelas, desta vez contra o teste anterior.
Michiel van Ratingen, “Há muita pressão sobre os fabricantes de automóveis para prolongar a vida útil de seus veículos, especialmente os de carros com motor de combustão que em breve serão substituídos por modelos totalmente elétricos. A maioria dos fabricantes de veículos tende a resistir, alguns podem até considerar cortes de segurança para manter a competitividade. Portanto, é excelente ver a Volkswagen melhorando continuamente a segurança do Golf, acompanhando os últimos desenvolvimentos e os concorrentes.”