domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

Entenda o conceito Mobilidade do Futuro aplicado pela Michelin

O conceito “Motion For Life” da Michelin celebra o papel da marca em facilitar o movimento e destaca a amplitude e diversidade dos serviços e soluções que a empresa oferece da indústria pesada ao transporte diário.

- Publicidade -

“A marca expande, investe e inova em seus negócios de pneus, como a fabricação de modelos projetados especificamente para veículos elétricos, pneus sem ar e lançamentos para duas e quatro rodas, além de especiais aeronáuticos e agrícolas.

Liderada por sua capacidade de inovação e sua experiência em materiais, a Michelin também pretende impulsionar novas áreas de negócios, como serviços e soluções, compostos flexíveis, dispositivos médicos, impressão 3D de metal e mobilidade a partir do uso de hidrogênio”, afirma Barbara Feijó, Diretora de Marketing B2C da Michelin América do Sul.

A executiva aponta quais são as 3 principais características da mobilidade do futuro.

1 — Materiais sustentáveis – A estratégia “Tudo Sustentável” prevê que o grupo Michelin desenvolva os pilares de pessoas, planeta e performance com o crescimento ‘com, em torno e além’ dos pneus, alcançando a neutralidade de carbono e produzindo pneus feitos de materiais 100% sustentáveis até 2050. Hoje, a taxa de materiais sustentáveis nos pneus é de 28%; a meta 2030 é 40% e até 2050 será 100%.

- Publicidade -

Além da borracha natural, beneficiada na Bahia e no Espírito Santo, os pneus MICHELIN contam, cada vez mais, com componentes que também fazem parte do cardápio de muitos restaurantes, como óleo de girassol, casca de laranja e pinus, que proporcionam performance, conforto e segurança, com menor impacto ambiental. Outros componentes sustentáveis, como a sílica de origem vegetal, também integram a produção.

2 — Modelos elétricos – Os pneus representam 30% do consumo de energia de um veículo. Isso se deve à resistência ao rolamento, que garante uma aderência segura e suave entre o veículo e a estrada. Melhorar o equilíbrio entre a resistência ao rolamento e o consumo de energia tem sido um desafio constante da indústria.

Na Michelin, a redução da resistência ao rolamento dos pneus tem sido a base da inovação ao longo dos anos. Desde 1992, foram cinco gerações de pneus para carros, moto e três gerações de pneus para caminhões com eficiência energética superior.

Hoje, a marca é líder mundial no segmento de pneus para veículos elétricos e tem no seu portfólio as melhores ofertas de pneus MICHELIN, tais como: Pilot Sport EV, e-primacy, além dos pneus de moto como City Grip Saver e outros modelos para bike.

3 — Tecnologias de segurança e durabilidade – Segurança nas estradas faz parte de uma mobilidade sustentável. A tecnologia MICHELIN Dual Sport Design, testada nas competições de motorsport, por exemplo, materializa-se através de um desenho da banda de rolamento com dupla funcionalidade: do lado interior do veículo é mais recortado, com largos canais e ranhuras para garantir a aderência em piso molhado; do lado exterior é mais compacta, com tacos maciços para assegurar a aderência.

- Publicidade -

Ainda para garantir mais precisão e grande reatividade em curvas, a tecnologia MICHELIN Dynamic Response já mostrou sua eficácia em competições. Uma lona interna híbrida, composta por fios de aramida e nylon forma uma cinta ao redor de toda a estrutura do pneu para garantir uma ótima resposta aos comandos da direção, aumentando, assim, a precisão e o prazer de dirigir.

A tecnologia MICHELIN EverGrip é uma combinação inteligente de duas camadas de borracha com diferentes níveis de rigidez. Essa inovação permite que a banda de rodagem se adapte, independentemente do nível de desgaste do pneu, proporcionando um ganho real de aderência.

Durabilidade é um fator decisivo no futuro da mobilidade com maior vida útil dos pneus. A tecnologia MICHELIN MaxTouch Construction reparte de forma uniforme as forças de aceleração, frenagem e deriva em curva, na área de contato com o solo, oferecendo, assim, um desgaste mais uniforme e uma maior vida útil.

Para motos, a tecnologia MICHELIN 2CT+ está presente no recém-lançado MICHELIN Road 6 na frente e na traseira dos pneus. Com um composto de borracha mais dura no centro da esculta do pneu, a tecnologia proporciona maior durabilidade. Outro composto de borracha mais macia nos ombros conferem maior estabilidade em curva, especialmente sob forte aceleração, que oferece aderência excepcional e maior durabilidade em condições secas e úmidas.

A produção de pneus local que já oferece a construção em formato de Overlap é resistente a furos e oferece maior durabilidade. Nas bicicletas, a tecnologia 3 Layers Overlap Structure, e Threads per Inch (TPI) são as responsáveis pela maior resistência a furos ou cortes.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais