sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Testamos o BYD Song Plus, SUV híbrido plug-in mais barato do Brasil que faz 22,2 km/l e 1.000 km de autonomia

Modelo inicia a segunda fase de lançamentos da marca em território nacional com tecnologia híbrida inédita

Após o lançamento de três automóveis elétricos, a BYD dá um novo passo em sua consolidação no mercado brasileiro. A marca inicia uma nova fase no país com o lançamento do Song Plus DM-i, o SUV híbrido plug-in mais barato no Brasil, quando comparado com seus principais concorrentes, Tiggo 8 Pro e Compass 4xe.

- Publicidade -

O Song Plus é oferecido em versão única de acabamento por R$ 269.990, preço que não deve durar muito tempo, negociado diretamente com a matriz chinesa e que já surpreendeu com a venda das primeiras 200 unidades, o primeiro lote, em apenas sete dias. As entregas estão programadas para dezembro.

Para quem já teve proximidade com os modelos da marca, a BYD aposta na sofisticação, no luxo, para surpreender o consumidor. O Song Plus DM-i é o quarto veículo de passeio anunciado e apresentado ao público nacional em apenas um ano.

A marca acabou de assinar um protocolo de intenção em assumir as fábricas da Ford na Bahia e se comprometer, até o final 2023, estar presente em 100 cidades brasileiras. Ficamos na torcida!

No final de 2021, a empresa anunciou sua estreia entre os carros de passeio ao apresentar o TAN EV, primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico e que chegou acompanhado com visual inovador. Em abril deste ano, foi a vez do lançamento do sedan elétrico de luxo HAN EV. Em julho, o D1 EV foi lançado com direcionamento ao segmento corporativo, aplicativos de transporte, locadoras de veículos e órgãos públicos.

- Publicidade -

### Jogo rápido ###

SUV – A sigla SUV significa Sport Utility Vehicle — ou seja, veículo utilitário esportivo. As SUVs costumam ter porte avantajado, além de interior espaçoso e possibilidade de trafegar dentro e fora da cidade.

Híbrido – Um veículo híbrido é aquele que usa dois ou mais tipos distintos de energia.

Híbrido plug-in – Um automóvel híbrido plug-in é um automóvel cuja bateria é utilizada para alimentar o motor elétrico e pode ser carregada diretamente por meio de uma tomada de energia elétrica. Este tipo de automóvel possui as mesmas características dos automóveis híbridos convencionais, tendo um motor elétrico e um de apoio motor a explosão, como por exemplo um motor a gasolina.

######

- Publicidade -

Mecânica Online – O novo SUV Song Plus DM-i é o primeiro veículo da BYD a chegar ao Brasil com a exclusiva tecnologia chamada pela marca de super híbrida plug-in DM-i.

A tecnologia super híbrida DM-i é capaz de mesclar os modos de utilização. Para curtas distâncias, por exemplo, usa o sistema elétrico (maior economia). Já para longas distâncias aciona o modo híbrido, unindo o motor térmico ao elétrico. Ou seja, o sistema DM-i leva em consideração, tanto o desempenho, quanto a eficiência energética. São 3 módulos de direção na tecnologia híbrida do Song Plus DM-i: modo EV, modo paralelo HEV e modo HEV série.

O modo EV ocorre quando o veículo roda em baixas e médias velocidades. Essa possibilidade oferece todas as vantagens de alto torque, alta eficiência e baixo ruído do motor. É o módulo adequado para uso urbano: econômico, suave, silencioso e zero consumo de combustível fóssil.

Já o modo paralelo HEV concilia o motor à combustão, mais a geração de energia de alta eficiência. Geralmente em baixas e médias velocidades e sob rápida aceleração, o motor e a energia da bateria juntos fornecem energia de acionamento ao motor elétrico: baixo consumo de combustível, baixo ruído, alta potência, condição muito próxima aos modelos puramente elétricos.

E o modo HEV série, que entra em operação quando o veículo está em alta velocidade, com o motor à combustão e o elétrico cooperando de forma eficiente, impulsionando o veículo na melhor zona de trabalho e ainda economizando energia.

O grande diferencial é que a tecnologia híbrida DM-i, além de oferecer a possibilidade de condução 100% no modo elétrico, sem emissões de CO2 quando está em modo híbrido, prioriza o uso da motorização elétrica, com o motor térmico entrando em funcionamento para auxiliar o eletrificado.

O Song Plus DM-i chega ao mercado equipado com dois motores.

Um a gasolina de ciclo Atkinson com um deslocamento de 1.498 cc, injeção multiponto, quatro cilindros e 16 válvulas. Gera 110 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 13,8 kgfm a 4.500 rpm. Já o elétrico produz potência máxima de 179 cv, com torque máximo 32,2 kgfm.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia (ciclo NEDC) 100% elétrica de 51 km com carga total da bateria, já no modo híbrido a autonomia ultrapassa os 1.000 km. A eficiente transmissão, ao não utilizar marchas definidas, otimiza o funcionamento do sistema DM-i.

A tecnologia híbrida BYD mescla três modos de utilização, um pada cada necessidade de condução

O novo SUV BYD traz a avançada e segura bateria Blade, de longa duração, cujo conceito remete à tecnologia de autonomia estendida, contribuindo para a mobilidade sustentável.

Foi projetada em forma de lâmina com função estrutural e não possui estrutura modular, permitindo até 50% mais células no mesmo espaço e aumentando a sua densidade energética. Sua capacidade é de 8,3 kWh, com tempo de carga total de 2,5 horas, quando utilizado um carregador AC de 3,3 KW.

O SUV registrou 22,2 km/l (cidade) e 19,6 km/l (estrada); números muito bons.

Tarcisio Dias durante primeiras impressões com o BYD Song Plus DM-i

Durante nosso teste em São Paulo foi possível sentir um pouco do bom rendimento que o veículo oferece. No trânsito urbano ele passa a sensação de leveza, agilidade, apesar do peso e tamanho do veículo. O uso no modo elétrico na cidade garante mais conforto e ao mesmo tempo, melhor dinâmica na condução.

É possível ajustar o nível de ajuda da direção elétrica, assim como a dureza do pedal de freio. O bom ajuste da suspensão impressiona pelo conforto perceptível, mesmo em situações de vias mais onduladas.

Design diferenciado – A exemplo de outros modelos consagrados da marca, como o sedã esportivo HAN EV, o novo Song Plus DM-i foi desenvolvido pelas equipes de design global da BYD, liderada por Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi e Michele Jauch-Paganetti, ex-head de Design da Mercedes Benz.

Na dianteira temos faróis Full LED que “lembram um dragão gigante com os olhos abertos”. Aliás, são inúmeros detalhes que despertam a atenção para o novo SUV BYD. Destaque para a grade frontal, ressaltada por finas e requintadas tiras decorativas cromadas, que dão mais nobreza ao visual.

Há também o acabamento em 3D nessa grande frontal que destaca ainda mais a personalidade do veículo. Os retrovisores externos possuem ajuste elétrico, são escamoteáveis e contam com desembaçador elétrico.

Na traseira, o BYD Song Plus DM-i traz lanternas em LED conectadas, oferecendo uma iluminação maior, mais atraente e que aumenta a visibilidade do veículo.

As lanternas e o brake light Skyline são integradas e proporcionam maior segurança, seguindo a tendência atual. O logo “Build Your Dreams” está estampado entre elas, propiciando um toque especial. As rodas de liga leve de 19″ e alto brilho, com grandes arcos pronunciados, remetem à esportividade do conjunto, com pneus de dimensões 235/50 R19.

O Song Plus DM-i dispõe ainda de um dos maiores porta-malas do segmento, com 574 litros, superando muitos veículos já consagrados do segmento automotivo. Com os bancos traseiros rebatidos, o espaço chega a 1.477 litros.

A abertura da tampa do porta-malas do Song Plus DM-i é possível pelo acionamento de um botão localizado na própria tampa, por meio da chave do veículo e também acionando um botão localizado na porta do motorista, de forma elétrica tanto para a abertura quanto para o fechamento.

Song Plus DM-i, painel 100% HD digital personalizável com 12.3 polegadas, volante multifuncional com controles diversos

O Song Plus DM-i tem 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura e entre eixos de 2.765 mm, o maior de sua categoria. Seu peso em ordem de marcha é de 1.700 kg.

Na frente, os bancos possuem ajustes elétricos e são dotados de aquecimento e ventilação. Na traseira, o interior traz piso plano (ausência de túnel central), que aumenta o conforto dos ocupantes, além de melhor acessibilidade. Os assentos são bem confortáveis, permitem reclinação do encosto. Além disso, os bancos têm acabamento em tecido premium sustentável e materiais sofisticados.

O novo híbrido BYD traz controles de assistência de mudança (LCA) e permanência de faixa (LKA). A iluminação ambiente, por exemplo, pode ser configurada com 31 opções de cores.

O painel 100% HD digital é personalizável com 12.3 polegadas. Destaque ainda para o acabamento e elementos de alumínio escovado acima dos alto-falantes e ao redor das saídas de ar, que trazem um toque bem diferenciado.

Um item à parte de alta tecnologia e sofisticação é a central multimídia Touch de 12,8″ que se destaca por uma característica já conhecida da marca com a capacidade de girar em 90 graus, com 9 alto-falantes de alta-fidelidade, marca Dirac. Uma oportunidade de melhoria fica por conta da multimídia, sem suporte a Android Auto e Apple CarPlay e interface mal traduzida.

O ar-condicionado dual zone possui regulagem de temperatura independente — configurável na tela da multimidia — e também saída para os bancos traseiros. Para melhorar a amplitude temos grande teto solar panorâmico angular elétrico, com anti-esmagamento e sensível ao toque.

O Song Plus DM-i dispõe de volante multifuncional com controles de áudio e tecnologias semiautônomas, carregamento de celular por indução (Wireless), saída de ventilação traseira e entradas USB. Conta também com outros diferenciais, como controle de estabilidade (ESP), controle de tração TCS), assistência de partida em rampa (HHC) e também descida (HDC), sensores de estacionamento, sensores de ponto cego, chave keyless para abertura e fechamento e sistema de ignição por botão, entre outros itens.

O modelo possui suspensão independente McPherson na dianteira e independente multi-link na traseira. O novo SUV super híbrido plug-in da BYD permite ajustes automáticos de suspensão, adequados para os deslocamentos do dia a dia.

Dependendo do tipo de piso, absorve as irregularidades com total controle, oferecendo uma condição dinâmica suave e confortável. O sistema de freios é do tipo regenerativo inteligente, com discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira. A tração do modelo é dianteira (FWD).

O Song Plus DM-i conta com um sistema inteligente, como suas câmeras com função panorâmica 360°. Ou seja, pode-se visualizar ao redor e observar a parte inferior do veículo, não havendo ponto cego no campo de visão.

Some a isso, o sistema Adaptive Cruise Control (ACC), que permite ao condutor não apenas estabelecer a velocidade que o veículo deve trafegar, mas também ajustar a distância que deseja manter em relação ao carro à frente, ampliando o conforto e a segurança.

Seis airbags (airbags dianteiros, laterais dianteiros, cortinas de ar laterais dianteiras e traseiras), assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de frenagem de emergência, sensores de pressão dos pneus e o sistema ISOFIX fazem parte do pacote de segurança do Song Plus DM-i.

O preço público sugerido do Song Plus DM-i é R$ 269.990,00. O veículo será disponível em versão única de mercado e cinco cores: Emperor Red (Vermelho), Delan Black (Preto), Time Grey (Cinza), Snow White (Branco) e Dome Blue (Azul).

A garantia do Song Plus DM-i é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade® contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros.

Essa matéria é mais uma homenagem ao nosso querido amigo, mestre, fã e admirador do Mecânica Online®, José Rosemilton Silva, que nos deixou e segue na paz desde 18 de novembro de 2022. Muito obrigado por tudo grande amigo.

Dados técnicos – Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 16V, 1.497 cm³, 110 cv, 13,8 kgfm. Elétrico, dianteiro, 179 cv, 32,2 kgfm.
Câmbio: CVT, tração dianteira.
Direção: elétrica progressiva com ajuste de dureza, 11,1 metros de diâmetro de giro.
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 235/50 R19.
Dimensões: compr., 470,5 cm; larg., 189 cm; altura, 168 cm; entre-eixos, 276,5 cm; peso de 1.700 kg; porta-malas, 574 litros; tanque, 52 litros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança