quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

ZF TraXon estreia no mercado de ônibus no Brasil e aplicação é pioneira no mundo

A ZF acrescenta mais uma opção ao seu portfólio de transmissões para o transporte de pessoas. A partir do segundo semestre de 2022, a empresa iniciou a produção da TraXon para aplicação em ônibus rodoviários no Brasil. Essa foi a primeira vez que a ZF aplicou a TraXon em ônibus em todo o mundo.

- Publicidade -

A transmissão é produzida na planta de Sorocaba, em São Paulo, desde 2020, para o mercado de caminhões. Para produção voltada ao mercado de ônibus, a ZF se utiliza da mesma linha de produção já existente.

“A transmissão TraXon é considerada a mais nova geração de transmissões automatizadas já inseridas no País e também a mais competitiva dentro do portfólio da ZF”, diz Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.

Atualmente são produzidas cerca de três mil unidades dessas transmissões/mês. A tendência é a modernização e nós acreditamos que haverá cada vez mais elevação de demanda das montadoras por sistemas e equipamentos mais inovadores, seguros e amigáveis ao meio ambiente.

“Trata-se de uma tecnologia já reconhecida no mercado de caminhões e seus atributos de eficiência, redução no consumo de combustível, menores custos de manutenção, conforto para o motorista, além da segurança, a tornam ideal também para a configuração de transporte interestaduais de longas distâncias, características do mercado de ônibus rodoviário no País”, afirma.

- Publicidade -

De acordo com o executivo, o índice de segurança aumenta ainda mais com o emprego do Intarder 3 integrado à TraXon, item importado oferecido pela ZF como um opcional para esta aplicação.

“O cliente enxerga o benefício de utilizar esse componente integrado, devido ao menor desgaste do sistema de freios”, explica Silvio Furtado.

Com ele, a eficiência de frenagem aumenta e a condição de desgaste das pastilhas e discos são menores. Isso porque ele atua como retardador.

O componente reduz em até 90% a utilização dos freios, garantindo, assim, economia de combustível, maior segurança e significativa redução de custos com manutenção.

Além de elevar a vida útil dos freios, o Intarder 3 contribui significativamente para reduzir a emissão de partículas no meio ambiente, considerando que itens como lonas ou discos, quando intensamente utilizados, lançam milhões de partículas na atmosfera.

- Publicidade -

“É um sistema que reduz os impactos ambientais e, da mesma forma, os custos de manutenção”, comenta o executivo.

O Intarder 3 é ainda considerado o mais leve de sua classe no mercado, além de ser o mais robusto e estar entre os mais potentes.

O equipamento gera força de até 600KW para atuar como redutor de velocidade até a completa parada do veículo.

Devido à configuração dos ônibus, a aplicação do retardador se difere dos caminhões apenas fisicamente no trocador de calor, que está instalado do lado oposto aos dos caminhões.

A primeira geração do Intarder foi desenvolvida em 1992 pela ZF. Desde então, passou por melhorias e em 2006 foi lançada a terceira geração. O equipamento é utilizado em larga escala em caminhões premium fabricados em todos os continentes.

O desenvolvimento de calibração da transmissão para ônibus rodoviários também se assemelha à TraXon para caminhões, o que traz relação de conforto ideal para condução de longas distâncias.

No caso específico de ônibus, a função opcional de “start-stop” por exemplo, reduz o consumo de combustível, como forma de atender a tendência atual de se trabalhar com o motor e a transmissão nas mais baixas rotações permissíveis, o que colabora para uma operação mais eficiente e econômica.

Os clientes também podem se beneficiar pelo fato de o software da transmissão TraXon permitir a calibração para uma variedade de motores com diferentes características.

Assim como ocorre com as transmissões automáticas para ônibus, a TraXon automatizada também não possui o pedal da embreagem e sua condução é simples e intuitiva, com comunicação eficiente, graças aos atributos de segurança embarcada que ela dispõe.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais