Pegar a estrada com a família é uma atividade muito prazerosa, principalmente quando estão de férias.
Para que sua viagem seja tranquila e agradável, é necessária uma manutenção no veículo para evitar possíveis problemas e gastos desnecessários.
Saiba o que fazer e incluir na revisão de férias para que nada estrague esse momento!
Para que o seu veículo esteja sempre pronto para as férias e também para o dia a dia, é fundamental adotar alguns cuidados, levar regularmente a uma oficina de confiança, para efetuar a manutenção preventiva a fim de evitar imprevistos ao detectar problemas que não apresentam sintomas, por exemplo.
Veja a seguir o que não pode faltar numa boa revisão de férias!
Pneus em primeiro lugar – Uma atitude básica é a manutenção dos pneus de seus veículos, não deixe de calibrar, verificar as possíveis irregularidades.
Muitas vezes o dono do veículo acaba se importando mais com a quantidade de gasolina que está no tanque ou com sujeira no veículo, mas isso não é o suficiente.
A falta de cuidado traz consequências que influenciam diretamente no consumo de gasolina, no desempenho do veículo e na segurança de todos. Então fique atento!
Ao mesmo tempo, aproveite para checar a presença de bolhas nos flancos. Nessa situação, o pneu com defeito deve ser imediatamente trocado.
Por fim, não se esqueça de incluir na revisão o estepe, bem como realizar os procedimentos de calibragem, alinhamento e balanceamento em todo o jogo.
Atenção redobrada com os freios – O sistema de freios também se posiciona entre os primeiros da lista quando o assunto é prevenção de acidentes. Os seguintes sintomas apontam para problemas em algumas peças do conjunto:
▪ Trepidações na frenagem;
▪ Ruídos ao pisar no pedal;
▪ Pedal muito duro, folgado ou baixo;
▪ Sensação de que o carro está “puxando para um lado” quando o freio é acionado.
Faça a inspeção dos fluidos – A revisão de férias também inclui a reposição de óleo lubrificante e outros fluidos do veículo caso estejam no período ou quilometragem.
Quando está vencido ou em quantidade menor que a recomendada, outras peças entram em processo de desgaste rapidamente, assim como ocorre o acúmulo de resíduos no filtro da bomba de óleo.
Além disso, não deixe de conferir o prazo para substituição e o nível do óleo do câmbio, fluido da direção hidráulica, fluido do limpador de para-brisa e fluido de freio.
Outro ponto importante: Não se esqueça do sistema elétrico – O funcionamento dos limpadores de para-brisa, dos faróis, das lanternas e da seta garante uma viagem de carro tranquila ao evitar colisões.
Por exemplo, quando uma lâmpada está queimada, sua dirigibilidade é altamente comprometida, assim como o seu veículo não fica visível na estrada.
Além dos riscos de acidente, provavelmente você será multado(a) assim que passar pelo primeiro posto policial.
Testar a suspensão é fundamental – Por falar em dirigibilidade, o sistema de suspensão é crucial para a estabilidade do veículo.
Após realizar os procedimentos de alinhamento e balanceamento, dirija com o intuito de checar se o carro não está “puxando para os lados”.
Molas, barras estabilizadoras, buchas de suspensão, bandejas e amortecedores também devem ser revisados.
Então, antes de viajar é de extrema necessidade que o motorista leve o seu veículo ao reparador automotivo, pois muitas partes e peças podem estar afetadas e desgastadas, provocando sérios danos e riscos que às vezes não percebemos.
A revisão costuma envolver a totalidade dos sistemas do carro. Dessa forma, serão revisados o motor, os freios, a embreagem, a suspensão, o câmbio, os fios e os cabos elétricos, os pneus, o ar-condicionado, a bateria e outros componentes etc.
Com o veículo revisado é garantia de uma viagem segura e prazerosa.
Boa viagem e excelentes férias!