domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Fiat conquista mais de 30 prêmios em 2022: nova fase e ano de liderança de mercado

Com lançamentos do Fastback, Scudo e Pulse Abarth, além da chegada do Cronos com motor 1.0 e câmbio CVT, a marca garante no ano 22,0% de participação de mercado, maior do mercado nos último dez anos. Fiat é líder em 2022 no varejo com 17,1% de market share e também em vendas diretas com 27,1% de participação

Líder de mercado em 2022, a Fiat tem mais motivos para comemorar no ano. A marca e seus produtos foram reconhecidos 31 vezes em 17 premiações importantes do setor automotivo e de outras áreas no período.

- Publicidade -

A Fiat venceu como Montadora do Ano no prêmio UOL Carros, como Tendência Automotiva pelo Trend Car 2023 e foi eleita entre as Melhores Empresas em Satisfação do Cliente pelo Instituto Mesc. De seu portfólio, o grande vencedor do ano foi seu primeiro SUV Coupé: o Fastback, que levou 12 prêmios.

“Passamos por um processo de reposicionamento desde 2020, com importantes mudanças e muitos lançamentos de sucesso nessa nova fase da Fiat. Estes prêmios são reflexo disso e chegam para coroar todo esse trabalho. Renovamos nossas picapes, lançando a Nova Strada e a Nova Toro, e chegamos com força no segmento de SUVs, apresentando ao mercado o Pulse e o Fastback, nosso veículo mais premiado em 2022 e que está surpreendendo nas vendas. Também trouxemos o Scudo, complementando nosso portfólio de veículos comerciais. Para completar, lançamos o envenenado Pulse Abarth, que marca o retorno da Abarth ao país”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul.

Com as mudanças e lançamentos, em 2021 a Fiat fechou o ano com participação de 21,7% e atualmente (até dia 20 de dezembro) garante 22,0% de market share em 2022, recorde nos últimos dez anos entre todas as marcas.

A Fiat também é líder no acumulado do ano em vans, picapes e hatches. “Já alcançamos quase 420 mil veículos emplacados mesmo diante de restrições produtivas que influenciaram todo o setor. A Fiat segue crescendo com uma participação marcante. Temos hoje em torno de 140 mil carros a mais que o vice-líder, o que significa um volume 50% maior. Essa diferença é equivalente ao número de vendas do sétimo colocado no mercado”, acrescenta Zola.

- Publicidade -

Importante mencionar que a Fiat é líder no varejo com 17,1% de market share e também em vendas diretas com 27,1% de participação.

Ano recheado de prêmios – Modelo com mais prêmios da Fiat em 2022, o Fastback é o mais importante lançamento da marca dos últimos anos e chegou para ressignificar sua categoria com a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia.

Com apenas três meses de mercado, o SUV Coupé já garantiu os títulos de Melhor SUV Nacional do Car Awards Brasil (da revista Car); SUV Compacto e Destaque do Ano do prêmio UOL Carros; Melhor Utilitário Esportivo Nacional e Melhor Carro do Ano no prêmio Top Car TV; SUV no Trend Car 2023; Melhor SUV/Crossover e Carro Abiauto no prêmio Abiauto. Para completar a estante de troféus do Fastback, em cerimônias realizadas em São Paulo semana passada ele ainda foi eleito como o Melhor SUV Compacto e Carro do Jornal do Carro na premiação Mobilidade Estadão e como SUV Compacto no Carsughi L’Auto Preferita. O modelo também foi reconhecido pelo portal Mecânica Online® como o Melhor Design Externo.

Além do Fastback, outros veículos de passageiros da Fiat também venceram em diversos prêmios em 2022. O recém-lançado Pulse Abarth, primeiro SUV da marca do escorpião que chegou ao mercado em novembro, recebeu o reconhecimento do portal Mecânica Online® na categoria Veículo Dinâmico.

Renovado em seu MY23 com novo câmbio CVT, motor Firefly 1.0 e mudanças no design, o Fiat Cronos foi eleito como Melhor Sedã Compacto pelo Prêmio Mobilidade Estadão.

- Publicidade -

Já o Mobi venceu na categoria “Entrada” como o modelo de Maior Valor de Revenda – Autos 2022. Para completar, o Fiat Pulse conquistou o prêmio na categoria Produto Automóveis/Veículos na premiação iF Design Award 202, uma das mais tradicionais e prestigiadas no mundo. Por fim, o Sound Design da Fiat foi reconhecido na categoria “Audio Branding” no International Sound Awards 2022.

Referência quando o assunto é picape, a Fiat segue ampliando sua coleção de troféus também nesse segmento. A Fiat Strada recebeu o selo de “Maior Valor de Revenda – Autos” em sua categoria “Picape Pequena”. A picape também venceu como Picape Pequena no Carsughi L’Auto Preferita e, com sua versão Volcano, foi a eleita na categoria de Melhor Picape do “Qual Comprar” da revista Autoesporte.

Além disso, o sucesso da Fiat Toro levou ao prêmio de Melhor Compra do ano pela revista Quatro Rodas com as versões Freedom (Picapes leves e intermediárias até R$150.000) e Volcano (Picapes leves e intermediárias acima R$150.000).

Com tradição e confiança no segmento de veículos comerciais leves, em que é líder há mais de dez anos, a família de utilitários da marca não poderia ficar de fora dessas conquistas. O furgão Fiat Fiorino foi eleito o melhor na categoria “Furgoneta de Carga” no prêmio “Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais”, além de ser o “Campeão de Revenda – Frota&Cia 2022” como “Furgoneta”. Na mesma premiação, o Fiat Ducato levou o título na categoria Minibus e ainda foi eleito “Melhor Furgão” pelo prêmio Mobilidade Estadão.

Outro importante lançamento da Fiat em 2022, o Scudo estreou sua sala de prêmios como Melhor Furgão Elétrico do prêmio Best Truck das publicações O Carreteiro, Transporte Mundial, TranspoData e TV Caminhão.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança