domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Pneu com 90% de materiais sustentáveis é aprovado para estradas

Além de apresentar o modelo, companhia anuncia o início da comercialização do pneu com 70% de materiais sustentáveis já em 2023

A Goodyear Tire & Rubber Company apresentou um pneu de demonstração com 90% de materiais sustentáveis. O pneu já passou por todos os testes para circular nas ruas e estradas, bem como nos testes internos da Goodyear.

- Publicidade -

O modelo também foi testado para ter menor resistência ao rolamento quando comparado ao pneu de referência, feito com materiais tradicionais. A menor resistência ao rolamento significa que o produto tem potencial para oferecer maior economia de combustível e uma menor emissão de carbono.

No ano passado a Goodyear apresentou um pneu feito com 70% de material sustentável. Agora, a ideia é que esse novo modelo, que já está com a sua base de fornecedores sendo trabalhada, comece a ser vendido em 2023. Para trazer um pneu com 90% de material sustentável para o mercado, há necessidade de maior empenho da base de fornecedores para identificar a escala necessária de uso dos materiais inovadores em grandes volumes.

Com esse e outros projetos, a Goodyear continua progredindo em direção à meta de introduzir o primeiro pneu 100% sustentável na indústria até 2030. E os resultados do ano passado nessa direção foram fundamentais para a Goodyear seguir nesse objetivo.

Há 17 ingredientes no pneu com 90% de material sustentável em 12 diferentes componentes – O carbono incluído nos pneus para reforço do composto e para ajudar a aumentar a sua vida útil é tradicionalmente produzido pela queima de vários derivados de petróleo.

- Publicidade -

O novo pneu, porém, apresenta quatro tipos de carbono que são produzidos a partir de matérias-primas de metano, dióxido de carbono, óleo vegetal e óleo de pirólise de pneus em fim de vida. Essas tecnologias visam emissões reduzidas, circularidade e o uso de carbonos de base biológica, ao mesmo tempo em que oferecem desempenho.

O uso de óleo de soja ajuda a manter o composto de borracha do pneu flexível em mudanças de temperatura. O óleo de soja é um recurso de base biológica que ajuda a reduzir o uso de produtos à base de petróleo pela Goodyear.

Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos e de ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais.

A sílica é um ingrediente frequentemente usado em pneus para ajudar a melhorar a aderência e reduzir o consumo de combustível. Este pneu de demonstração inclui uma sílica de alta qualidade produzida a partir de resíduos de resíduos de casca de arroz, um subproduto do processamento do arroz que geralmente é descartado e colocado em aterros sanitários.

O poliéster é revertido com o uso de produtos químicos a partir das garrafas plásticas de consumo geral. O poliéster tem capacidade técnica para ser usado nos cordões dos pneus.

- Publicidade -

As resinas são usadas para ajudar a melhorar o desempenho da tração do pneu. Neste pneu de demonstração, as resinas tradicionais à base de petróleo são substituídas por resinas biorrenováveis de pinheiro.

Os fios do talão (parte lateral do pneu) e os cabos de aço usam o processo de fabricação EAF (do inglês electric arc furnace e que na tradução para o português chama-se: Forno Elétrico a Arco). Um método moderno de produção de aço que opera com aço já produzido. O processo por EAF também tem potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o método de produção do aço em alto-forno.

Os polímeros de massa são certificados pela ISCC (International Sustainability and Carbon Certification), garantindo que a matéria-prima bio e biocircular que estão no pneu tenham procedência.

A mudança para materiais sustentáveis é evidente em algumas das atuais linhas de produtos da Goodyear. Hoje, oito linhas de produtos e alguns pneus de corrida incluem óleo de soja. Além disso, a Goodyear mais que dobrou seu uso de sílica RHA em suas linhas de produtos desde 2018. Com o lançamento de um pneu com até 70% de conteúdo de material sustentável, a Goodyear está demonstrando um compromisso tangível com soluções no mercado para construir um melhor futuro.

* Um material sustentável é definido como um material de base biológica/renovável, reciclado ou que pode ser produzido usando ou contribuindo para outras práticas sustentáveis para conservação de recursos e/ou reduções de emissões, incluindo materiais de balanço de massa.

** O pneu com 90% de material sustentável foi desenvolvido como um pneu de demonstração, o que significa que a Goodyear comprovou sua capacidade de produzir um pneu de consumo com alto nível de conteúdo de material sustentável.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança