quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Apesar dos bons resultados em 2022, Volvo Caminhões prevê 2023 difícil

Para 2023 a previsão é para volumes mais baixos em caminhões, por conta do custo dos veículos com tecnologia de emissões Euro 6 e das condições econômicas adversas

A Volvo encerrou 2022 de forma muito positiva, com excelentes resultados em todas as suas áreas de negócio. Além de liderar o mercado de caminhões pesados, pela primeira vez a marca ficou à frente também na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados.

- Publicidade -

Em ônibus, a Volvo venceu a maior licitação de chassis Euro 6 na América Latina e foi a marca que mais cresceu em volumes no Brasil. A Volvo Financial Services fechou o ano com forte expansão.

No entanto, para 2023 a previsão é para volumes mais baixos em caminhões, por conta do custo dos veículos com tecnologia de emissões Euro 6 e das condições econômicas adversas.

“2022 foi mais um período de grandes conquistas. Nossos produtos e serviços têm excelente reputação no mercado, pois contribuem para dar mais eficiência nas operações de transporte. Isso tudo se traduziu em negócios robustos”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Ele destaca, no entanto, que 2023 será um ano desafiador, com um mercado de caminhões acima de 16 toneladas estimado em cerca de 75 mil unidades no Brasil. “O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas desse ano. Além disso, pesam também as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos”, afirma.

- Publicidade -
Vídeo | Entrevistas com Wilson Lirmann e Alcides Cavalcanti

Caminhões – Em caminhões a Volvo teve mais um ano histórico. Além de liderar o mercado de pesados, pela primeira vez a marca ficou à frente também na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados.

No total, a Volvo entregou 24.093 caminhões (crescimento de 10%), sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados. “Ficamos com 29% de market share, quase um terço do mercado de pesados. É uma marca histórica”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.

Com 8.317 unidades emplacadas na versão 540 cv, o modelo Volvo FH foi mais uma vez o caminhão mais vendido do Brasil. Além disso, o modelo ocupou o topo do ranking de vendas de caminhões pesados no País pela 10ª vez, sendo a quinta consecutiva, período em que também liderou em todas as categorias de peso.

Em semipesados, o Volvo VM 270 brilhou como o modelo mais emplacado em sua categoria, com 4.732 unidades licenciadas.

Na América Latina outros mercados de destaque foram o Peru, com 1.902 entregas (crescimento de 17%) e Chile, com 1.687 entregas (crescimento de 25%). Ao todo, a Volvo entregou mais de 31 mil caminhões nos diversos países do continente, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% desse volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo.

- Publicidade -

Ônibus – Os ônibus da marca também tiveram excelente desempenho, com uma expansão que quase dobrou (94%) o volume de vendas na América Latina.

As vendas de ônibus Volvo no continente somaram 1.967 unidades, o que representa uma participação de 34% nas entregas mundiais da marca nesse tipo de veículo em 2022. “A América Latina tem uma forte representatividade nos negócios da Volvo Buses global. Os países da nossa região são estratégicos para nosso negócio”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

No Brasil, onde a Volvo foi a fabricante que mais cresceu em volumes, foram licenciados 658 veículos, com uma elevação de 220% somente no segmento de rodoviários.

O ano foi marcado por grandes vendas para São Paulo (240 unidades) e para o Rio de Janeiro (100 unidades). Além disso, a Volvo foi a grande vencedora da maior licitação de ônibus Euro 6 do continente, com entregas de 566 chassis para Santiago, capital do Chile.

Volvo Financial Services – A divisão de serviços financeiros da Volvo (VFS) repetiu os bons resultados que vêm alcançando nos últimos anos, fechando 2023 com uma carteira total de R$ 18,3 bilhões em ativos, uma elevação de 45% na comparação com o exercício anterior.

Com uma participação de 38% nas entregas da Volvo, a VFS experimentou um aumento de 37% nos financiamentos, tendo inclusive um crescimento nas operações voltadas para peças e serviços. Mais uma vez houve recorde na comercialização de seguros, com R$ 152 milhões em prêmios.

Outro destaque foi a criação da Locadora Volvo, que firmou contratos de 200 unidades logo nos primeiros meses de operação. “Somos a divisão de serviços financeiros da marca e estamos sempre oferecendo novas soluções completas e flexíveis que atendam às demandas do mercado”, declara Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul.

Liderança em caminhões pesados no Brasil e consolidação do crescimento em semipesados – A Volvo reafirmou em 2022 sua posição de destaque no setor de caminhões no Brasil.

Pela primeira vez, a marca liderou na soma dos segmentos em que atua, que engloba veículos pesados e semipesados. Pelo quinto ano consecutivo, o Volvo FH 540 manteve o posto de caminhão mais vendido do País, entre todas as categorias. Já o semipesado Volvo VM 270 conquistou uma inédita liderança em emplacamentos em seu segmento.

No total, a Volvo entregou 24.093 caminhões (crescimento de 10%), sendo 18.747 veículos somente na classe dos pesados. “Ficamos com 29% de market share, quase um terço do mercado de pesados. É uma marca histórica”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.

Volvo FH lidera – Com 8.317 unidades emplacadas na versão 540cv, o modelo Volvo FH ocupa o topo do ranking de vendas de caminhões pesados no País pela 10ª vez, sendo a quinta consecutiva, período em que também liderou em todas as categorias de peso.

“É um veículo consagrado, que dá alto retorno ao transportador em economia de combustível, robustez, eficiência operacional e segurança, atributos que se destacam ainda mais na nova série Euro 6, que está chegando ao mercado agora”, assegura Cavalcanti.

Volume histórico no Volvo VM – Também na linha VM a Volvo teve uma ótima performance. Voltados principalmente para operações regionais, de média distância, ou vocacional moderado, os caminhões VM registraram um forte aumento nas vendas, com 8.676 unidades entregues, na soma das versões semipesadas e pesadas.

“Foi o maior volume em toda a história do VM. Expandimos a comercialização em 38% nesse último ano”, afirma Cavalcanti. Com 4.732 emplacamentos, o VM 270 foi o semipesado mais vendido do Brasil em 2022. “Foi a primeira vez que um dos modelos VM lidera em vendas. Mostra que a aceitação é crescente, o que é ainda mais especial se considerarmos que esse é um segmento competitivo”, argumenta o executivo.

A nova geração do modelo já começou a chegar nas concessionárias da marca. Na versão Euro 6 o VM traz um novo motor, de fabricação própria da Volvo, que ficou até 10% mais econômico e com potências maiores (290cv e 360cv), além de diversos outros avanços.

Crescimento em vocacionais – Outro importante resultado ocorreu com os veículos fora de estrada. A Volvo, que já possui uma robusta posição neste segmento, experimentou uma elevação de 46% nas vendas deste tipo de caminhão, dirigido para aplicações mais severas, condições extremas e topografias mais acidentadas. Os segmentos vocacionais que mais se destacaram em entregas foram o da construção (crescimento de 80%) e mineração (crescimento de 70%).

Planos de Serviço – Reconhecida pelos altos índices de satisfação de clientes em sua rede de concessionárias, a Volvo também teve avanços na área de pós-venda. Os Planos de Serviços cresceram 27% em 2022.

Eles são uma ferramenta fundamental para a gestão das frotas e redução de custos operacionais. Oito em cada dez veículos que saem da linha de produção têm contratos deste tipo. Esse crescimento mostra que o transportador confia na manutenção na rede e cada vez mais entrega este trabalho para a marca.

Ele reconhece as vantagens econômicas, o conhecimento dos mecânicos e sua habilidade de diagnóstico rápido, além do aumento da disponibilidade do caminhão.

Conectividade – Outro recorde foi na área de conectividade. O número de contratos do Volvo Connect dobrou em 12 meses. O Volvo Connect é o sistema que oferece dados de condução e parâmetros de consumo de cada caminhão.

Usando a inteligência do veículo, a plataforma oferece dados como variação de nível de combustível, velocidade máxima e média, rotação de marcha, faixa econômica, média de consumo, tempo de uso do piloto automático, acompanhamento do histórico de manutenção do veículo, além do monitoramento de sua localização.

Vendas externas e crescimento em rodoviários no Brasil foram os destaques da Volvo em ônibus em 2022 – A Volvo experimentou uma forte expansão dos negócios de ônibus na América Latina em 2022, com 94% de crescimento em volumes.

A expansão foi resultado da robusta recuperação do segmento de rodoviários no Brasil, após o período da pandemia. Entregas de urbanos para São Paulo e Rio de Janeiro também contribuíram para o resultado. Outro destaque foi a maior venda de ônibus Euro 6 do continente, para Santiago, Chile.

A comercialização e ônibus Volvo nesta região somou 1.967 unidades, o que representa uma participação de 34% nas entregas mundiais da marca nesse tipo de veículo em 2022. “A América Latina tem uma forte representatividade nos negócios da Volvo Buses global. Os países da nossa região são estratégicos para nosso negócio”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

Expansão no Brasil – Ao longo do ano passado foram emplacados 658 chassis Volvo no mercado doméstico, uma expansão de 79% em volumes. “Foi o maior crescimento percentual entre todas as marcas que atuam no País”, assegura Marques.

Impulsionado pelo fim das medidas de distanciamento e pelo gradativo retorno à normalidade, com muitas pessoas voltando a viajar e a fazer turismo interno por via terrestre, o segmento de transportes rodoviários cresceu significativamente. Foram 391 chassis rodoviários Volvo licenciados no Brasil no ano passado, um crescimento de 220% sobre o ano anterior.

Grandes vendas em urbanos – Também foram realizadas grandes vendas em capitais, como 240 veículos para São Paulo, para a renovação de frota de diversos operadores do maior sistema de transporte coletivo urbano da América Latina.

Para BRT do Rio de Janeiro foram entregues outros 100 chassis articulados. “São negócios que demonstram a confiança do mercado em nossa oferta de veículos e serviços para sistemas de grande capacidade, com ônibus de alta robustez e desempenho, com baixo consumo de combustível”, afirma o presidente.

A Volvo também promoveu boas vendas em outros países da região. A maior delas foi para o BRT de Santiago, capital do Chile, que recebeu 566 ônibus da marca em 2022. Deste total, 474 unidades foram ônibus convencionais e 92 articulados, que corresponderam a 87% da nova frota Euro 6 da cidade. A Volvo tem uma longa experiência em Santiago, participando desde o início do sistema da cidade, com uma grande reputação de oferecer veículos seguros e avançados.

Também foram exportados 99 ônibus para a Guatemala, (69 unidades embarcaram apenas no início deste ano). Os veículos dessa última entrega vão rodar no novo sistema chamado Tu Bus, que pretende integrar as rotas de alimentação com o sistema Transmetro, a moderna estrutura de transporte público de passageiros da Cidade da Guatemala, a capital do País.

Volvo B510R – Durante a LatBus 2022, maior feira de ônibus do continente, a Volvo apresentou duas novidades. A começar pelo Volvo B510R, o novo chassi rodoviário da marca, representando um grande avanço em tecnologia, segurança e conectividade.

O novo modelo, que já começou a ser produzido, é mais potente, tem novos motores de 13 litros, emissões nível Euro 6, e traz a mais recente geração da consagrada transmissão I-Shift, recursos iguais ao do caminhão Volvo FH. O B510R traz também a conhecida tecnologia de Aceleração Inteligente, que entrega torque na medida certa para o melhor desempenho, com máxima economia de diesel.

Estes e outros aperfeiçoamentos permitiram reduzir o consumo de combustível em até 9%. A nova família de chassis rodoviários Volvo Euro 6 contempla ainda os modelos B380R, B420R e B460R, todos disponíveis nas versões 4×2, 6×2 e 8×2.

Volvo BZL 100% elétrico – Outra grande novidade apresentada na LatBus 2022 foi o Volvo BZL, o chassi urbano 100% elétrico da marca. Integrando toda a experiência da marca em modelos elétricos há vários anos na Europa, o ônibus pode ser equipado com 3 a 5 baterias, dependendo da aplicação a que for destinado.

Movido por um ou dois motores elétricos de 200kW e torque de 800Nm cada um, tem autonomia de 300 quilômetros, ideal para aplicações urbanas. As baterias podem ser recarregadas na garagem do operador no período noturno ou receber recargas rápidas de seis minutos nos pontos finais de linha, com um carregador de teto.

Em 2023, o BZL será demonstrado pela Volvo em cidades como Santiago, Bogotá, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Volvo Financial Services tem forte expansão e fecha ano histórico em 2022 – Continuando um ciclo de expansão de sua atuação no Brasil, a Volvo Financial Services (VFS) registrou crescimento em todas as suas áreas de negócios: financiamentos, consórcio, seguros e locação. Especialista em transportes, a instituição atingiu R$ 18,3 bilhões em ativos, um volume 45% superior a 2021.

“Essa evolução é fruto de nosso esforço em manter uma melhoria contínua em nosso trabalho. Somos a divisão de serviços financeiros da marca e estamos sempre oferecendo novas soluções completas e flexíveis que atendam às demandas do mercado”, declara Carlos Ribeiro, presidente da VFS América do Sul.

O montante de novos financiamentos alcançou R$ 6,6 bilhões no ano passado, um aumento de 37% na comparação com o exercício anterior.

“Esse crescimento é resultado de grande elevação nas vendas de caminhões, ônibus e equipamentos de construção e também das várias iniciativas do Banco Volvo para apoiar os clientes”, explica Ribeiro. Com 38% de participação nas vendas da marca, a VFS é o maior financiador dos produtos Volvo no País.

Consórcio – O Consórcio mais uma vez atingiu R$ 1,7 bilhão em novas vendas, praticamente a mesma cifra conquistada em 2022. Este é o quinto ano de um ciclo contínuo de resultados acima de R$ 1 bilhão no Consórcio.

“É uma modalidade de aquisição muito importante para quem precisa planejar a renovação da frota de forma mais simplificada. É também muito procurada em períodos de juros altos ou oscilantes, justamente por conta do seu custo mais atrativo a médio e longo prazo”, observa o executivo.

Seguros – Uma das maiores e mais tradicionais do Brasil em seu segmento, a Corretora Volvo conquistou novos clientes e atingiu uma excelente performance, alcançando R$ 152 milhões em novas vendas, um patamar recorde desde que a operação foi iniciada.

“Somos muito competitivos nesta área, pois temos produtos qualificados e uma oferta integrada com os veículos da marca”, declara Ribeiro, ao lembrar que a corretora criou novas soluções neste negócio, como a possibilidade de financiar o seguro junto ao bem.

Locadora Volvo – Em 2022 a VFS iniciou suas operações de locação com a criação da Locadora Volvo. “É uma opção que expande nosso portfólio de produtos e temos tido muitas consultas para esse serviço em caminhões.

Já fechamos 200 unidades nos segmentos de mineração, cana-de-açúcar e florestal”, destaca Ribeiro. A locação é uma alternativa para transportadores que tem contratos firmes de transporte de longo prazo, mas não desejam investir na aquisição do bem. Disponível em parte das concessionárias da marca, a Locadora Volvo tem planos de expandir sua atuação em 2023.

Financiamento de Peças e Serviços – Outro destaque da Volvo Financial Services em 2022 foi a oferta do financiamento de peças e serviços, uma modalidade que facilita a manutenção dos veículos Volvo na rede de concessionárias e distribuidores da marca, garantindo o uso de peças e serviço genuínos.

“Queremos facilitar para que os clientes Volvo tenham mais disponibilidade em seus caminhões, ônibus ou equipamentos de construção, sempre em condições financeiras acessíveis”, destaca Carlos Ribeiro. No decorrer deste ano, esse é outro serviço financeiro que deve chegar a mais concessionários e distribuidores Volvo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais