sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Os fluidos do carro: os cuidados que você deve ter

Por Sérgio Mendes – Além do veículo utilizar combustível, ele necessita de outros líquidos para funcionar bem. Assim como o corpo humano precisa de água para se manter ativo, o carro precisa dos fluidos para operar com desempenho máximo.

- Publicidade -

Então, entender a importância dos fluidos em seu carro, é o primeiro passo para garantir um bom desempenho e uma longa vida útil. Os fluidos têm como função principal lubrificar, refrigerar e limpar seus componentes.

Se os fluidos baixarem, secarem ou perderem a qualidade, pode-se gerar grandes danos às peças e mecanismos do carro, tornando-o inseguro para dirigir ou até mesmo sendo incapaz de dar partida.

Geralmente, existem seis fluidos de carro cruciais para verificar regularmente, como parte da rotina de manutenção de um veículo.

Óleo do motor – O óleo é o fluido mais importante do carro; reduz o atrito dentro do motor e garante que tudo continue funcionando com eficiência. Ele também protege as partes móveis do motor de serem danificadas pelo calor e suas propriedades de limpeza podem ajudar a reduzir a sujeira que obstrui as aberturas do motor.

- Publicidade -

Alguns cuidados:
Nunca misture óleos com propriedades diferentes, isso pode prejudicar a eficiência do líquido;
Use o óleo sugerido pela montadora do seu carro, seguindo a mesma classificação;
Também é importante fazer a troca do filtro em conjunto com a troca do óleo, pois ele impede a circulação de impurezas no motor;

Você pode ainda contar com ajuda de aditivos suplementares para aumentar a carga de aditivação dos lubrificantes e garantir uma melhor performance do lubrificante.

Líquido de arrefecimento – A energia produzida pelo carro é convertida em calor. O líquido de arrefecimento do motor ajuda a evitar o superaquecimento do motor, absorvendo esse calor e expelindo-o pelo escapamento.

Sem arrefecimento, o motor atingiria temperaturas além de seus níveis de tolerância.

Caso seja necessário completar, com o motor frio o correto é usar água desmineralizada adicionada de aditivo, ou o líquido pronto para uso (sempre seguindo a especificação da montadora).

- Publicidade -

Fluido de direção hidráulica – Outro fluido importante que ajuda a manter o carro saudável é o fluido da direção hidráulica. Isso transmite potência ao sistema de direção e permite que o veículo rode sem esforço. Se o veículo está ficando difícil de dirigir, é importante verificar se o nível do fluido não está baixo ou vazio.

Fluido de freio – É um dos fluidos mais essenciais no carro. Sem fluido de freio, o veículo não seria capaz de parar quando você pisar no pedal do freio, o que certamente colocaria a sua segurança em risco. A frenagem deve acontecer instantaneamente. Então, se você achar que há algum atraso ou sensação anormal em seus freios – esse fluido é a primeira coisa que você deve verificar.

O fluido de freio deve ser sempre checado nas revisões periódicas, pois, assim como o nível do líquido de arrefecimento, ele não deve baixar além do limite, em condições normais. Para conferir o nível, basta verificar se ele está entre as marcas “mínimo” e “máximo” no reservatório.

Fluido de transmissão – O fluido de transmissão semelhante ao óleo do motor; ele protege e resfria os componentes dentro de sua transmissão. Existem vários tipos diferentes de fluido de transmissão, por isso é importante usar o fluido recomendado no manual do proprietário do veículo para obter o melhor desempenho. Geralmente a indicação de troca é nas revisões de maior quilometragem.

Líquido para para-brisa – O líquido lava-vidros não tem qualquer efeito no desempenho do veículo – é simplesmente utilizado na limpeza do para-brisas enquanto o veículo está rodando, portanto, é crucial para uma condução segura.

Além de água, a montadora pode indicar o uso de um produto específico, que não só proporciona uma limpeza mais eficiente, como também ajuda a aumentar a durabilidade das palhetas dos limpadores.

Todos os fluidos no veículo devem ser verificados pelo menos a cada intervalo de troca de óleo e alguns com mais frequência, conforme e quando necessário. Esses fluidos são vitais para manter seu carro em ótimo estado de funcionamento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança