domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Centro Educacional de Trânsito Honda completa 25 anos

Unidade no interior de São Paulo foi a primeira do país a consolidar um trabalho que já era desenvolvido pela marca desde a década de 70

Referência na promoção de atividades em prol de um trânsito mais seguro, o Centro Educacional de Trânsito Honda – CETH celebra, em março, 25 anos de operação.

- Publicidade -

A primeira unidade do CETH no Brasil foi inaugurada em março de 1998, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, consolidando um trabalho de conscientização que vinha sendo desenvolvido pela Honda desde a década de 1970, com cursos volantes nas principais cidades do Brasil.

Desde aquela época, a empresa já entendia a importância da educação na construção de um ambiente seguro no trânsito. Ao longo do tempo, as atividades foram ganhando força, junto com o apoio da rede concessionárias.

Atualmente, a Honda possui três unidades do Centro Educacional de Trânsito: a mais antiga delas, situada na cidade de Indaiatuba (SP); uma em Recife (PE), desde 2006; e uma em Manaus (AM), inaugurada em 2013. Juntas, as três unidades possuem 20 colaboradores e já impactaram um público de mais de 440 mil pessoas.

Entre o público atendido pelo CETH estão os frotistas de empresas privadas e órgãos públicos, como o Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o SAMU, entre outros, que necessitam de habilidade e técnica para o atendimento rápido à população. Além disso, profissionais que atuam diretamente na formação de novos motociclistas, como os instrutores de moto escolas e CFCs – Curso de Formação de Condutores, a partir de parcerias com os Detrans e Cetrans de diversos estados do Brasil.

- Publicidade -

“A Honda enxerga a educação como pilar estratégico na promoção de um trânsito mais harmônico, por isso, nos esforçamos para concretizar essa realidade, seja por meio da aplicação de tecnologias em nossos produtos ou desenvolvimento de programas educativos. A comemoração dos 25 anos do CETH é um marco na história da Honda e o nosso desejo é expandir cada vez mais este tipo de atividade”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda e CRM da Honda South America.

Ampliando a educação – A fim de levar a temática a um número cada vez maior de pessoas, o Centro Educacional de Trânsito Honda também promove ações itinerantes por todo Brasil, por meio da parceria com a rede de concessionárias e de sua Unidade Móvel de Pilotagem. Assim, eventos e atividades são desenvolvidos em diversas regiões do País, principalmente em datas voltadas ao tema, como maio Amarelo, Dia do Motociclista e Semana Nacional de Trânsito.

A empresa ainda conta com o Portal Harmonia no Trânsito – Link – um site com diversos conteúdos gratuitos e online sobre pilotagem segura. Por meio do portal, é possível conferir dicas e vídeos a respeito de diversos temas como pilotagem off road, frenagem, curvas, entre outros. Nas redes sociais da Honda Motos, destaque também para a websérie Embaixador no Comando, na qual o embaixador da marca, o piloto e jornalista Leandro Mello, dá dicas de pilotagem segura.

Clubinho Honda

Para a Honda, a cidadania e o respeito pelo próximo são cruciais para promover a harmonia no trânsito, desta forma devem ser cultivados desde cedo. Por isso a empresa criou, em 1992, o programa Clubinho Honda – Trânsito Amigo, que realiza atividades com foco no público infantil. No início, o projeto contava com três unidades da Cidade Mirim do Clubinho Honda, localizadas nos CETHs em Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM), onde as crianças de escolas públicas e privadas aprendem, na prática, as regras de trânsito utilizando mini motocicletas elétricas, em um cenário que reproduz o trânsito das cidades, com vias sinalizadas, placas de trânsito, semáforo e faixa de pedestres. Atualmente, além de contar com as Cidades Mirins, o Clubinho Honda descentralizou as atividades dentro dos CETHs, levando para dentro das escolas atividades lúdicas que estimulam a reflexão sobre as atitudes que podem contribuir para um trânsito seguro e harmonioso. Juntas, as três unidades já impactaram 60.000 crianças no Brasil.

- Publicidade -

Museu Honda Fan Club

A unidade do CETH em Indaiatuba também conta com um espaço voltado aos amantes das duas rodas: o museu Honda Fan Club.

Com 74 motocicletas em exposição, desde as clássicas, como a CG 125 1976, a primeira produzida pela Honda no Brasil, até modelos mais recentes, como a CBR 1000RR Fireblade Edição Comemorativa Marc Marquez, o museu é aberto para visitação gratuita aos sábados, das 9h às 16h horas.

Serviço
Museu Honda Fan Club

Data: todos os sábados

Horário: das 09h às 16h

Local: Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone, 1460 – Distrito Industrial João Narezzi, Indaiatuba – SP, 13347-300

Informações: (19) 3198-2615

Observações: as visitas são gratuitas e os visitantes serão atendidos por ordem de chegada. Local com acessibilidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança