sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Piauiense conquista Terceira temporada do Estrelas das Estradas da Mercedes-Benz

Kaif Pereira Gama, natural do Piauí, embarca para Munique, na Alemanha, ainda este mês. Prova final utilizou dados do Fleetboard no caminhão Accelo Mercedes-Benz para definir o resultado

Chegou ao fim a terceira temporada do “Estrelas das Estradas”, projeto da Mercedes-Benz que busca capacitar, especializar e valorizar caminhoneiros e caminhoneiras e futuros motoristas de todo o País. A última etapa da competição ocorreu na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo (SP), no dia 1º de março.

- Publicidade -

Os três melhores caminhoneiros ganharam prêmios especiais após disputarem o pódio final dirigindo um caminhão Mercedes-Benz com dados registrados pelo Fleetboard.

Pilotando o Mercedes-Benz Accelo 1316, o vencedor dentre os milhares de inscritos foi Kaif Pereira Gama, natural do Piauí, porém residente em Osasco (SP). Além dele, Francisco Alves Araújo, também de Osasco, e Manoel de Souza Francisco, de São Francisco do Conde, na Bahia, completaram o 2° e 3° lugar, respectivamente.

Kaif Pereira trabalha com o Mercedes-Benz Axor 2536 em uma empresa do ramo de pavimentação. É casado, tem quatro filhos e nunca saiu do País. O caminheiro, que já participou das outras duas temporadas, se emocionou com o resultado e recebeu os cumprimentos dos colegas participantes.

O campeão da terceira temporada do Estrelas das Estradas viajará ainda este mês para conhecer a fábrica da Mercedes-Benz em Munique, na Alemanha. Além da experiência internacional, irá ampliar os conhecimentos sobre a produção dos caminhões da marca.

- Publicidade -

O desafio final – No dia 1º de março, os competidores puderam conhecer a linha de produção de motores e a linha de montagem final dos caminhões Mercedes-Benz na fábrica de São Bernardo. Na sequência, realizaram a última etapa da competição.

Cada um deles teve 1h30 para realizar a prova prática e os resultados foram analisados utilizando o Fleetboard, sistema de telemetria do caminhão. Os três conquistaram a mesma pontuação nas provas teóricas e conseguiram realizar todo o percurso proposto no tempo determinado.

A definição do primeiro lugar foi dada a partir da análise do Fleetboard, quando foram conferidas métricas como aceleração constante, frenagem, alteração no giro do motor e gasto de combustível. No resultado final, a telemetria identificou a menor variação no giro do motor na prova de Kaif Pereira Gama, o que lhe garantiu uma nota final de 9,6 e o título de vencedor.

Francisco Alves apresentou a segunda menor variação e ganhou uma scooter elétrica. Já Manoel de Souza, que havia feito o menor tempo dos três concorrentes, teve maior variação de giro e ficou com o terceiro lugar, ganhando uma geladeira para o seu caminhão.

Temas abordam aspectos profissionais e pessoais – A Plataforma Estrelas das Estradas (https://www.estrelasdasestradas.com.br/) traz diversos módulos de conhecimento, desenvolvidos de acordo com o resultado de uma pesquisa feita pela NTC, Comjovem e Setcesp, que teve como objetivo estudar as principais dificuldades dos transportadores.

- Publicidade -

Todo este conteúdo, gravado por especialistas, é dividido em aulas de 20 a 30 minutos com diversas temáticas: Conhecendo o Equipamento, Equilíbrio Mental, Economia de Combustível, Subindo a Serra, Descendo a Serra, Tombamento, Primeiros Socorros, Carregamento do Caminhão, Ergonomia, Andando em Vias Não Pavimentadas, Gestão de Pneus e Segurança nas Estradas.

“Com o Estrelas das Estradas, nosso objetivo é incrementar o currículo do motorista de caminhão, ajudando-o a tornar-se um profissional melhor e ainda mais completo, seja um motorista urbano ou estradeiro, homem ou mulher”, diz Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos muito satisfeitos e animados com os resultados desse projeto. Ao todo, já pudemos colaborar com cerca de 10 mil participantes. Nosso objetivo é promover e contribuir com a capacitação de milhares de futuros motoristas”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança